SAP e Accenture apresentam solução para Gestão do Capital Humano na Administração Pública

May 9, 2007 by SAP News 0

A solução da SAP será uma mais-valia para os profissionais de Alta Direcção com responsabilidade na gestão de pessoas no sector público

LisboaA SAP, líder mundial e nacional no fornecimento de soluções de software empresarial, e a Accenture, empresa global de consultoria de gestão, tecnologias de informação e outsourcing acabam de apresentar no SANA Lisboa Hotel, um seminário dedicado à temática “A Gestão Eficiente das Pessoas na Administração Pública”, que contou com a presença da Secretaria-Geral do Ministério da Educação.

De acordo com Rui Pereira da Silva, Director Comercial de Serviços Públicos da SAP Ibéria “No novo contexto de evolução da Administração Pública, torna-se fundamental dotar os Organismos e Institutos Públicos de ferramentas que suportem as melhores práticas e possibilitem uma gestão eficiente orientada para a motivação, avaliação e reconhecimento das pessoas. Esta é a nossa visão.”

Face aos desafios que as instituições públicas enfrentam hoje, o factor diferenciador, que garante o sucesso, reside no desenvolvimento das pessoas. Em termos estratégicos, a SAP aposta fortemente na colaboração para que a modernização da Administração Pública, em Portugal, seja efectivamente uma realidade e acredita que o fundamento para a evolução deste sector está na identificação das potencialidades e na valorização das competências dos recursos humanos.

Segundo João António Tavares, vice-presidente da Accenture e responsável pela área de Administração Pública, “Trata-se sobretudo de uma evolução de um foco maioritário na Administração de Pessoal para uma perspectiva de Gestão Estratégica de Recursos Humanos, a qual é essencial para, por exemplo, dar corpo à reforma em curso da Administração Pública.”

Esta solução da SAP irá oferecer um forte contributo para o sucesso, desenvolvimento e modernização do sector da Administração Pública.

Em Portugal, um dos casos de sucesso da implementação desta solução é a Secretaria-Geral do Ministério da Educação, que tem afecta cerca de 3.586 funcionários. Os benefícios alcançados foram os mais variados desde a diminuição em 62% do tempo de registo de um novo funcionário (passando dos anteriores 90 minutos para os actuais 35), à redução em cerca de 40% do esforço afecto à área de processamento salarial (com potencial para maior redução no longo prazo), à criação de um registo único por funcionário (evitando que o mesmo funcionário tenha vários registos; depuração dos dados dos funcionários), à eliminação do esforço associado à produção de informação para várias entidades (recorrendo à produção automática de ficheiros e relatórios), até à redução do tempo despendido no contacto com os funcionários.

Sobre a solução SAP HR
A solução SAP HR para o sector público é a única solução totalmente integrada que proporciona às instituições públicas uma visão global dos seus recursos humanos, através da optimização dos processo de gestão, elaboração e análise de indicadores estratégicos e a valorização, enriquecimento e satisfação do capital humano. A solução está preparada para a gestão do capital humano das empresas públicas e instituições, optimizando os processod administrativos e de desenvolvimento, enriquecendo a informação analítica e aumentando a satisfação das pessoas no seu trabalho. Esta solução suporta um conjunto de cenários específicos da realidade do sector público, integrados na diversidade de processos de gestão de recursos humanos e que facilitam o “empowerment” do capital humano das instituições, em estreita harmonia com os seus objectivos e missões definidos.

Sobre a Accenture
A Accenture é uma organização global de serviços de consultoria de gestão, tecnologias de informação e outsourcing. Empenhada em inovar continuamente, a Accenture colabora com os clientes ajudando-os a tornarem-se organizações de alto desempenho. Com um profundo conhecimento dos vários sectores de actividade e dos respectivos processos, dispondo de recursos globais e de uma experiência comprovada, a Accenture consegue mobilizar pessoas, competências e tecnologias, com o fim de ajudar os clientes a optimizar o seu desempenho. Com cerca de 152 mil profissionais em 49 países, a empresa gerou receitas no valor de 16,6 mil milhões de dólares, no exercício terminado em 31 de Agosto de 2006.

Tags: , , , , , , , , ,