Risa marca presença na Alimentaria 2007

May 25, 2007 by SAP News 0

A Risa, parceiro estratégico da SAP, estará presente na mais importante feira do sector alimentar e mostrará as suas soluções de rastreabilidade para o sector agro-alimentar

LisboaA Risa, parceiro autorizado SAP Business One, estará presente no certame Alimentaria 2007, feira de maior referência para o sector alimentar, realizada na capital portuguesa, que irá decorrer na FIL – Parque das Nações, de 27 a 30 de Maio de 2007. A Risa irá expor todos os seus produtos e serviços para o sector alimentar, nomeadamente, as suas soluções para o controlo da rastreabilidade no sector agro-alimentar.

Recorde-se que a SAP e a Risa disponibilizam uma solução conjunta que permite aos clientes implementarem nos seus sistemas uma aplicação SAP Business One, que os habilita a cumprir as normativas comunitárias e nacionais em vigor sobre a rastreabilidade para produtos alimentares.

A Rastreabilidade define-se como a capacidade de detectar a origem e de seguir o rasto de um género alimentício, de um alimento para animais, de um animal produtor de géneros alimentícios ou de uma substância, destinados a ser incorporados em géneros alimentícios ou em alimentos para animais, ou com probabilidades de o ser, ao longo de todas as fases da produção, transformação ou distribuição, permitindo conhecer a história do produto.

As normas de rastreabilidade exigem que todos os produtos estejam devidamente identificados e codificados, nomeadamente ao nível da sua proveniência e localização na cadeia de valor para, caso necessário, seja recolhido em tempo real.

Com o intuito de responder a estas recentes exigências legais é necessário, por parte das organizações produtoras, transformadoras, distribuidoras e retalhistas, a implementação de sistemas de rastreabilidade que ajudem a determinar a origem, bem como a detectar um problema de segurança alimentar, de acordo com as expectativas dos consumidores para a qualidade e a segurança dos produtos adquiridos.

Sobre a Risa
A RISA iniciou a sua actividade em 1977, com o de apoiar as empresas no cumprimento das suas obrigações fiscais. Com o evoluir do mercado, surgiu a necessidade de se implementarem bons sistemas de informação para gestão, pois as exigências da Banca e as necessidades de tomar decisões em tempo real não se coadunavam com os tradicionais modelos de sistema de contabilidade. Com base nestas premissas, a Risa cria um departamento de Informática, apostando na produção de software próprio, agindo directamente nas empresas, quer nas áreas de tesouraria, quer nas áreas de gestão de produção, permitindo assim o apoio aos empresários nas suas tomadas de decisões, e a consequente disponibilização da informação para terceiros (Banca, Fisco, etc.). A partir de 1986 surgem os primeiros incentivos comunitários para as empresas, sendo criado o Departamento de Estudos e Projectos, que permitiu, desde o início, aos seus clientes apresentarem candidaturas aos respectivos sistemas de incentivos.

Tags: , , ,