Vishal Sikka é o novo Chief Technology Officer da SAP

August 23, 2007 by SAP News 0

Nas novas funções, que englobam a liderança da estratégia tecnológica, Vishal Sikka terá como desafio constante a direcção da inovação dos produtos e das arquitecturas de última geração da empresa

LisboaA SAP anuncia a nomeação de Vishal Sikka como Chief Technology Officer (CTO), para liderar a estratégia de tecnologia e de arquitectura da empresa ao longo de todo o portfolio de produto. Entre as suas principais funções destacam-se a liderança em torno das novas tecnologias, sendo que Vishal Sikka terá um papel fundamental na direcção, a longo prazo, dos esforços de investigação e definição das arquitecturas de última geração. Sikka é responsável por assegurar um road map claro e harmonioso para todos os produtos da SAP no sentido da empresa disponibilizar uma inovação e um valor contante para todos os seus clientes no mundo inteiro. Vishal Sikka reporta directamente ao CEO da SAP, Henning Kagermann, e assume a responsabilidade máxima do recém-criado gabinete de CTO.

“O bem sucedido percurso profissional de Vishal, tanto dentro como fora da SAP, demonstra claramente o seu espírito inovador e empreendedor em consonância com a estratégia da SAP em possibilitar aos seus clientes uma inovação contínua sem perturbar o negócio”, afirma Henning Kagermann, CEO, SAP AG, “Nas próximas gerações da arquitectura aberta e flexível da SAP, os clientes vão obter tecnologias de ponta que lhes permitirá transformar as suas redes de negócio e maximizar a relação com os seus parceiros, fornecedores e distribuidores. Ao colocarmos o gabinete de CTO sob a liderança de Vishal, estamos a reforçar o nosso compromisso de inovação e de dotar os nossos clientes com vantagens competitivas através da aceleração da inovação dos seus próprios negócios”.

Antes de assumir a sua actual função de CTO, Sikka foi Vice Presidente Sénior de Arquitectura e Chief Software Architect da SAP, tendo sido responsável pelo road map e pela direcção da arquitectura dos produtos e da infra-estrutura da SAP. Ainda na SAP, desempenhou a função de direcção do Grupo de Tecnologia Avançada, com responsabilidades ligadas a projectos inovadores e estratégicos. Antes de ingressar na SAP, Sikka foi Vice-Presidente para as tecnologias de plataforma da Peregrine Systems, responsável pelo desenvolvimento aplicacional e pela integração tecnológica e arquitectónica.

O novo CTO da SAP possui um doutoramento em ciências de computação pela Universidade de Stanford e o seu actual posto de trabalho está sedeado nos escritórios da SAP de Palo Alto, na Califórnia.

Tags: