SAP reforça aposta na área de Governance, Gestão de Risco e Conformidade

September 28, 2007 by SAP News 0

As soluções da SAP para Governance, Gestão de Risco e Conformidade promovem a viabilidade dos negócios ao unificarem a estratégia corporativa, as iniciativas de controlo, a descoberta de oportunidades e a mitigação de perdas em todas as áreas de qualquer organização.

Hoje em dia mais de 2.200 empresas utilizam as soluções SAP for GRC.

LisboaA SAP reforçou recentemente as suas soluções de Governance, Gestão de Risco e Conformidade (SAP for GRC), tendo como objectivo a disponibilidade de uma abordagem integrada que permita ultrapassar os vários desafios ao desenvolvimento da estratégia corporativa, de conformidade regulamentar e de gestão de risco, assim como criar mais vantagens competitivas e um maior desempenho de negócio.

As aplicações desenvolvidas com base na experiência e nas soluções da SAP visam responder a um vasto conjunto de exigências de conformidade para as diversas indústrias e tornam a SAP no principal fornecedor de software empresarial que disponibiliza soluções de GRC para actividades tais como: cumprimento de normas anti-terrorismo e anti-branqueamento de capitais; e de conformidade com as regulamentações de Basileia II, de Privacidade de Dados, de Sarbanes-Oxley, entre muitas outras.

As várias aplicações são a base da solução GRC para toda a empresa
As soluções SAP for GRC traduzem-se numa base unificada de uma solução integral de GRC, que possibilita, pró-activamente, a transparência em toda a empresa. Trata-se de uma solução completa que actua como uma arma estratégica de negócio que protege a reputação da empresa, diminui o grau de incerteza e liberta recursos para a inovação e crescimento do negócio.

O portfolio de soluções SAP for GRC é hoje um conjunto alargado de aplicações para diferentes vertentes:

  • Gestão Corporativa Sustentada;
  • Gestão de Risco;
  • Controlo de Acesso e Autorizações;
  • Controlo de Processos de Negócio;
  • Serviços de Comércio Internacional (Global Trade Services);
  • Gestão de conformidade ambiental, saúde, segurança do trabalho e segurança de produto.

Esta oferta GRC da SAP é, portanto, composta por várias aplicações que cobrem os requisitos de GRC de múltiplos sectores, como por exemplo, serviços financeiros, de grande consumo, farmacêutico, químico, tecnológico, petrolífero e utilities, entre outros.

Nos dias de hoje, as empresas olham para o risco não apenas na perspectiva de protecção dos activos existentes em caso de incidente negativos, mas também na perspectiva de como estarem preparadas para oportunidades que podem criar valor e crescimento. Gerir o risco empresarial tornou-se uma prioridade, na mesma medida que os CFOs e CROs (Chief Risk Officers) enfrentam uma crescente complexidade do negócio, ameaças geopolíticas, novos regulamentos e legislação e maiores exigências por parte dos shareholders. As empresas podem assim identificar e gerir os riscos de forma automática, pró-activa, consistente, eficientemente e com sustentabilidade.

Numa altura em que a complexidade da gestão de risco empresarial é significativa e tende a crescer cada vez mais, os clientes, de acordo com as necessidades regionais, funcionais e específicas da sua indústria, exigem novos produtos e serviços especializados na gestão do risco. A plataforma da SAP assume um papel de integradora, na medida em que a empresa estabelece parcerias com outros fornecedores líderes de tecnologias. Estas parcerias permitem apostar em áreas críticas como a continuidade do negócio e gestão de crise, riscos da cadeia de abastecimento e soluções analíticas avançadas e especializadas por indústria.

As soluções SAP for GRC ajudam a prevenir a fraude e a má utilização da informação, ajudando a manter a conformidade com os relatórios financeiros internacionais e os planos de regulação de gestão do risco. As soluções da SAP para processos de GRC encontram-se disponíveis para os sistemas SAP e não-SAP, funcionando no ecossistema de GRC no que diz respeito a conteúdos, tecnologias e aplicações de parceiros.

Para mais informações sobre as soluções SAP for GRC, visite http://www.sap.com/grc/.

Tags: