SAP adquire Business Objects

October 8, 2007 by SAP News 0

A SAP e a Business Objects disponibilizam o portofólio mais completo de soluções de desempenho e optimização de negócio para os Business Users de empresas de todas as dimensões. As empresas juntam-se para acelerar a liderança nas aplicações de Business Users.

LisboaA SAP AG (NYSE: SAP) e a Business Objects S.A. (Nasdaq: BOBJ) anunciam o acordo que vai juntar dois dos líderes da indústria das tecnologias de informação, resultando numa oferta inigualável para os Business Users, que se baseia numa tomada de decisão oportuna e exacta.

De acordo com os termos e as condições do acordo de aquisição, a SAP fez uma oferta em dinheiro de 42 euros por cada acção da Business Objects. Os custos da transacção serão aproximadamente 4,8 mil milhões de euros. O conselho de administração da Business Objects aprovou a proposta entre as duas empresas e antecipou-se recomendando a aceitação da oferta aos seus accionistas.

Juntas, a SAP e a Business Objects pretendem disponibilizar soluções de elevado valor para profissionais orientados para processos e negócio. As soluções vão ser desenvolvidas de modo a permitir às empresas a melhoria dos seus processos de decisão, a criação de valor e de vantagens competitivas sustentáveis através de uma inteligência empresarial multi-dimensional e em tempo real.

A SAP e a Business Objects acreditam que os seus clientes irão ver o seu negócio beneficiado significativamente através da combinação de novas e inovadoras soluções de business intelligence e análises de negócio já incluídas em aplicações transaccionais. Adicionalmente, os ecossistemas de parcerias serão abrangidos pela plataforma de processos de negócio mais poderosa, disponibilizando aos clientes a melhor plataforma de gestão de informação empresarial disponível para ambientes SAP e não SAP.

A SAP é o fornecedor líder mundial de software empresarial com mais de 41.200 organizações utilizadoras das suas soluções em mais de 120 países – desde soluções específicas que respondem às necessidades de pequenas e médias empresas até aplicações para organizações globais. Uma componente chave da estratégia de crescimento da SAP passa pelo aumento signficativo das suas receitas através de novos produtos, incluindo aqueles que respondem às necessidades dos Business Users.

De acordo com Henning Kagermann, CEO da SAP AG, “Estamos fortemente comprometidos com a próxima geração de aplicações para Business Users. O acordo entre a SAP e a Business Objects, nas respectivas áreas que dominam, vai beneficiar clientes, prospects, parceiros, colaboradores e accionistas. Na SAP, estamos entusiasmados com a ideia da Business Objects fazer parte do Grupo SAP.”

“A aquisição da Business Objects está alinhada com a estratégia da SAP anunciada em 2005: A SAP pretende duplicar o seu mercado de aplicações até 2010”, acrescenta Kagermann. “A SAP vai acelerar o seu crescimento no segmento de Business Users, enquanto complementa com sucesso a sua estratégia de crescimento orgânico. Com a distribuição da primeira plataforma de processos de negócio; com a rápida adopção da plataforma de enterprise SOA (SAP NetWeaver); e com o lançamento da primeira solução de negócio on-demand para empresas de média dimensão (SAP Business ByDesign), a SAP pode agora focalizar-se na próxima oportunidade de crescimento elevado do sector, através da aceleração e do reforço dos seus esforços para a categoria de Business Users.”

Sedeada em Paris, a France Business Objects é amplamente conhecida como a pioneira na categoria de software de Business Intelligence (BI). Actualmente, a Business Objects é a empresa líder em software de BI com soluções que abrangem a descoberta, entrega e gestão da informação e, ainda, a gestão de análise e desempenho para mais de 44.000 clientes em todo o mundo.

“A Business Objects ajuda as empresas a transformarem a sua forma de trabalhar através da utilização de informação inteligente”, refere Bernard Liautaud, Presidente e Fundador da Business Objects. “O acordo entre a Business Objects e a SAP significa que estamos a ampliar verdadeiramente o alcance do Business Intelligence. John Schwarz e eu estamos entusiasmados por ver a validação da inovação e do trabalho árduo dos nossos colaboradores e parceiros, brevemente ampliados pelo portofólio e pela experiência na área por parte da SAP.”

A SAP e a Business Objects planeiam explorar oportunidades de receitas adicionais e impulsionar sinergias potenciais. Detalhes adicionais acerca de produtos específicos, go-to-market e outros detalhes sobre a execução deste acordo serão divulgados após a transacção estar completa. Nenhuma das empresas pretende levar a cabo reestruturações como resultado da transacção.

O fecho da transacção está planeado para o primeiro trimestre de 2008.

As duas empresas anunciaram que a Business Objectos irá operar como um negócio autónomo mas fazendo parte do Grupo SAP. Os clientes da Business Objects continuarão a beneficiar de soluções de Business Intelligence abertas, amplas e integradas – independentes das bases de dados e aplicações -, ao mesmo tempo que adquirem vantagens de alinhamento de aplicações para análise do negócio. A Business Objects irá reforçar a capacidade do seu portofólio de Business Intelligence com colaboradores e know-how da SAP.

A SAP acredita que a experiência e as soluções da Business Objects serão complementares à sua oferta actual para Business Users – incluindo, por exemplo, as soluções de Governance, Risk and Compliance, as de Business Intelligence na plataforma SAP e as de capacidades de gestão da performance empresarial.

Quando a transacção completar-se, John Schwarz continuará como CEO da entidade Business Objects e espera-se que faça parte do Executive Board da SAP. Doug Merritt, Corporate Officer de Business User da SAP, irá juntar-se à Business Objects e reportará a John Schwarz.

Sobre a Business Objects
A Business Objects é uma pioneira em Business Intelligence (BI) desde o início desta categoria. Actualmente, como líder mundial em software de BI, a Business Objects transforma a forma como o mundo trabalha através de informação inteligente. A empresa ajuda a facilitar a compreensão e a tomada de decisão em mais de 44.000 organizações em todo o mundo. Através da combinação de tecnologia inovadora, serviços de consultoria global e formação e de uma rede de parcerias bastante forte e diversa, a Business Objects permite que as empresas de várias dimensões tomem decisões de mudança baseadas em informação inteligente, exacta e oportuna. A Business Objects está sedeada em San Jose – Califórnia, e em Paris – França. As acções desta empresa encontram-se cotadas na bolsa de Nasdaq (BOBJ) e na Euronext Paris.

Tags: