SAP reforça capacidades do SAP NetWeaver

October 24, 2007 by SAP News 0

Capacidades inovadoras podem ser implementadas como extensões às já existentes soluções SAP e não-SAP

LisboaA SAP anuncia que completou uma nova vaga de extensões e inovações ao nível da plataforma tecnológica SAP NetWeaver. A disponibilidade das novas ofertas permite que os CIOs usufruam de uma plataforma estratégica que dinamiza a inovação dos processos de negócio, sem disrupção relativamente às aplicações existentes e a igual velocidade de mudança exigida pelos negócios. O nome das ofertas agora anunciadas são: SAP NetWeaver Composition Environment, Enterprise Services Repository e SAP NetWeaver Process Integration.

A disponibilidade global destas ofertas do SAP NetWeaver assenta em quatro pilares: melhoria do acesso e da produtividade do utilizador; aceleração da integração aplicacional e da composição dos processos de negócio; acesso racionalizado à informação relevante e de confiança em toda a empresa; e administração automatizada da arquitectura orientada a serviços empresariais (enterprise SOA).

Com o SAP NetWeaver, os clientes e os parceiros podem manter uma base estável de aplicações enquanto impulsionam o crescimento comercial através de novas extensões à plataforma tecnológica. Os clientes SAP Business Suite podem implementar estas novas capacidades e melhorias do SAP NetWeaver de forma incremental nas suas implementações SAP NetWeaver e SAP ERP.

Inovação acelerada através da utilização de SAP NetWeaver
O SAP NetWeaver Composition Environment (SAP NetWeaver CE) oferece um conjunto integrado de ferramentas da próxima geração que os clientes, parceiros e a SAP podem usar para a composição e implementação de aplicações compósitas baseadas em standards.

O SAP NetWeaver CE suporta a plataforma Java, Enterprise Edition 5 e impulsiona ambientes integrados baseados em Eclipse, usados para composição de processos de negócio que se baseiam em serviços da SAP, dos clientes, dos parceiros e da World Wide Web. Ao mesmo tempo que foi desenhado para funcionar em ambientes de TI heterogéneos, o SAP NetWeaver CE é a escolha mais evidente para os clientes SAP comporem serviços empresariais disponibilizados pela SAP Business Suite.

A nova versão de Enterprise Services Repository, agora disponibilizada pela SAP, serve para ajudar as organizações a administrar e a melhor gerir os seus projectos baseados em enterprise SOA. Ao contrário de outras soluções de gestão e administração de SOA, que se concentram apenas na gestão dos serviços Web, a SAP disponibiliza uma solução Enterprise Services Repository que adicionalmente gere modelos de processos de negócio e de objectos de negócio. Os clientes e parceiros podem também assegurar uma semântica de negócio comum para uma composição e reutilização facilitada das melhores práticas e processos da SAP para criação, gestão e administração de serviços empresariais.

O SAP NetWeaver Process Integration (SAP NetWeaver PI), uma evolução do SAP NetWeaver Exchange Infrastructure, visa fortalecer a liderança da SAP na área do enterprise SOA. Esta oferta inclui suporte para mais normas da indústria, tais como Web Services Reliable Messaging (WSRM), assim como um melhor desempenho e rendimento. O SAP NetWeaver PI apresenta uma nova infra-estrutura de eventos que permite às empresas controlar de forma pró-activa os eventos comerciais e resolver alertas em tempo real. O SAP NetWeaver PI vai estar disponível para os primeiros clientes em Dezembro de 2007.

“Com as TI a terem, cada vez mais, um papel estratégico nas empresas, os CIOs precisam de uma plataforma de processos de negócio estratégica que suporte os existentes e os futuros investimentos de TI, e que permita inovar sem criar disrupções, oferecendo paralelamente um importante componente de administração num ambiente SOA,” afirma Klaus Kreplin, Director Corporativo e membro do Conselho Executivo, chefe de SAP NetWeaver Technology, SAP AG. “O apoio dos clientes quanto à nossa plataforma SAP NetWeaver, juntamente com a rápida e continuada adopção do SAP ERP, demonstra que a SAP está a disponibilizar ao mercado a melhor combinação de tecnologia aberta e aplicações activadas por serviços.”

SAP prevê inovações para 2008
A SAP prevê várias inovações futuras que serão apresentadas ao longo de 2008, juntamente com novos produtos e soluções de negócio apresentados por parceiros. As previsões incluem pacotes de melhorias que permitem uma instalação selectiva de novas funcionalidades e serviços empresariais, capacidades Web 2.0 e serviços empresariais focados por indústrias.

A incorporação de componentes de composição, integração, serviços e aplicações no SAP NetWeaver não só oferece aos clientes um ambiente propício para gerir processos de negócio baseados nas melhores práticas implementados no SAP Business Suite, como também estabelece a base para a gestão de processos de negócio no mundo do enterprise SOA.

SAP NetWeaver Continua a Crescer
A SAP tem mais de 13.000 clientes SAP NetWeaver, com mais de 18.000 sistemas em produtivo, e registou um crescimento de 50% nas receitas relacionadas com o SAP NetWeaver durante o primeiro semestre de 2007. A SAP Developer Network viu crescer o número dos seus membros de 600 mil para 900 mil em apenas um ano, enquanto a comunidade de especialistas em Processos de Negócio alcançou a fasquia dos 200 mil membros após um ano do seu lançamento oficial.

Tags: , ,