SAP anuncia acordo global com Deloitte para a área de Governance, Risco e Compliance

January 3, 2008 by SAP News 0

Líderes de mercado estabelecem uma aliança global, que combina tecnologia, serviços profissionais e sólidos conhecimentos de governance, risco e compliance

LisboaA SAP anuncia uma iniciativa global de colaboração com as empresas associadas da Deloitte Touche Tohmatsu, para desenvolver e disponibilizar soluções empresariais inovadoras que visam responder às necessidades dos clientes nos seus esforços de tornarem eficientes e sustentáveis os processos de gestão de governance, risco e compliance (GRC).

Como refere Nuno Oliveira, responsável pelo desenvolvimento de negócio para a área de GRC em Portugal da SAP Ibéria, “Actualmente, os nossos clientes enfrentam uma crescente complexidade tecnológica, rigorosas pressões regulamentares e novos desafios no sentido de protegerem os interesses de um largo espectro de stakeholders. Conseguir uma melhoria do controlo e da eficiência ao nível da gestão de GRC requer uma infra-estrutura empresarial consistente e consolidada, que incorpore pessoas, processos e tecnologia. É objectivo das soluções SAP para GRC promover a unificação da estratégia corporativa, que conduz à descoberta de novas oportunidades. E uma abordagem unificada permite às organizações superarem o desafio de operacionalizar a estratégia, mantendo a conformidade com as normas legais e efectuando uma gestão efectiva do risco operacional, num ambiente de sistemas, regiões e funções dispersas, como forma de melhorar a performance do negócio e de alcançar vantagens competitivas.”

A aliança de governance, risco e compliance envolve as soluções abrangentes e integradas de software da SAP para GRC e os serviços de consultoria e implementação das empresas associadas da Deloitte. Ambas as organizações irão colaborar em conjunto ao nível do desenvolvimento da solução, assim como ao nível da sua disponibilidade, vendas e formação para o mercado. Além de que também irão levar a cabo actividades conjuntas de evangelização com o objectivo de ajudarem os clientes a identificar as melhores práticas e novas formas de responder aos desafios de GRC.

De acordo com João Frade, Partner da Deloitte, líder da prática de Enterprise Risk Services em Portugal, “Através desta aliança e graças às suas capacidades multi-disciplinares, a Deloitte encontra-se posicionada de forma única na área de Governance, Risk & Compliance, uma área em que a selecção de um parceiro estratégico com conhecimento aprofundado é essencial.”

Os processos de gestão de governance, risco e compliance caracterizam-se como indutores críticos de valor e diferenciação competitiva, pois permitem avaliar com exactidão o risco de várias decisões de negócio ao mesmo tempo que controlam e potenciam o risco para sua própria vantagem. As actuais abordagens para gestão desta área apoiam-se frequentemente em sistemas e processos de negócio muito fragmentados e muito pouco ou quase nenhum investimento é feito no sentido de se identificar e planear uma abordagem integrada para uma gestão abrangente de GRC.

“As organizações de hoje precisam de infra-estruturas abrangentes e soluções empresariais que permitam colmatar as respectivas necessidades e desafios de governance, risco e compliance”, acrescenta Lee Dittmar, Principal da Deloitte Consulting LLP, USA, líder global da Deloitte para a iniciativa SAP-GRC. “O objectivo é criar um conjunto de processos e informação que contribua para a contínua viabilidade e desempenho da empresa. O GRC é um conceito poderoso para a melhoria do alinhamento entre a equipa executiva, colaboradores, fornecedores, clientes e outros representantes externos.”

As soluções da SAP para governance, risco e compliance (SAP for GRC) promovem a viabilidade do negócio através da unificação da estratégia corporativa, de iniciativas de controlo, de descoberta de oportunidades e de redução de perdas. Uma abordagem unificada de GRC supera os desafios de implementar uma estratégia corporativa de conformidade com regulamentações e gestão de risco ao longo de sistemas, regiões e funções desconectadas, criando mais vantagens competitivas e um maior desempenho de negócio. As soluções da SAP para GRC incluem, entre outras componentes, controlo de acessos e autorizações, controlo de processos de negócio e gestão de risco.

A Deloitte disponibiliza uma abordagem empresarial e multi-disciplinar que apoia a melhoria e a integração de actividades de GRC em processos centrais de negócio e em processos de tomada de decisão. A Deloitte ajuda os seus clientes a desenhar e a implementar programas de GRC que reduzem riscos, custos e complexidade, que em paralelo contribuem para o aumento da confiança das comissões executivas e dos stakeholders.

Para mais informação sobre as soluções SAP para GRC, por favor visite www.sap.com/grc.

Sobre a Deloitte
A expressão Deloitte refere-se a uma ou várias sociedades que operam ao abrigo de um acordo com a Deloitte Touche Tohmatsu, uma Swiss Verein, bem como às suas respectivas representadas e afiliadas. Deloitte Touche Tohmatsu é uma organização mundial de sociedades dedicadas à prestação de serviços profissionais de excelência, concentradas no serviço ao cliente sob uma estratégia global, aplicada localmente em mais de 140 países. Com acesso a um capital intelectual de aproximadamente 150.000 pessoas no mundo, a Deloitte presta serviços em quatro áreas profissionais – auditoria, impostos, consultoria e assessoria financeira – e a mais de 80 por cento das maiores empresas mundiais, assim como às maiores empresas nacionais, instituições públicas, clientes locais importantes e companhias de sucesso com dimensão global e crescimentos acelerados. Os serviços não são prestados pela Deloitte Touche Tohmatsu Verein e, por razões regulamentares entre outras, algumas das sociedades não prestam serviços em todas as áreas. Como Swiss Verein (associação), nem a Deloitte Touche Tohmatsu nem qualquer das suas sociedades membro assumem qualquer responsabilidade isolada ou solidária pelos actos ou omissões de qualquer das outras sociedades membro. Cada uma das sociedades membro é uma entidade legal e separada que opera sob a marca “Deloitte”, “Deloitte & Touche”, “Deloitte Touche Tohmatsu” ou outros nomes relacionados.

Tags: , ,