Grupo Rangel Aposta em Solução Pioneira da SAP

February 26, 2008 by SAP News 0

A integração de todas as áreas de negócio do Grupo Rangel será o principal objectivo da solução SAP, assim como a criação de uma plataforma de negócio que suporte toda a estratégia de crescimento e internacionalização do Grupo

LisboaO Grupo Rangel acaba de realizar um dos seus maiores investimentos de sempre em tecnologias de informação e escolheu a SAP para o fornecimento de uma solução inovadora a nível mundial.

Com a implementação da solução SAP, o Grupo Rangel, líder no sector da logística e dos transportes, espera ganhar uma visibilidade global e transversal a todas as operações do seu negócio e dispor de uma plataforma integrada que sustente a estratégia de internacionalização do Grupo.

“Sabemos que a informação correcta e atempada é crucial nesta área de negócio e sabemos que o crescimento e sustentação do Grupo passa sempre pela investigação e desenvolvimento de novas soluções”, afirma Nuno Rangel, administrador do Grupo.

A Rangel vai ser pioneira, a uma escala mundial, com uma solução tecnológica que integrará todas as áreas de negócio em que actua: aduaneiro, logística, courier, aéreo, marítimo e terrestre.

“Analisámos e avaliámos várias ofertas do mercado e optámos por seleccionar a SAP, fruto da proposta de parceria e do seu envolvimento”, afirma Miguel Milheiro, Director Sistemas de Informação do Grupo Rangel.

Esta operação envolve a SAP AG através dos responsáveis mundiais da companhia para a área da logística e transportes, na medida em que se trata de um projecto arrojado e de uma solução nova e inovadora não só para o negócio

do Grupo Rangel como para todo o sector de logística e transportes a nível internacional.

Recorde-se que, dada a relevância e a abrangência do projecto, o greupo liderado por Eduardo Rangel, já foi convidado pelo Comité IVN (Industry Value Network) da SAP para pertencer à sua rede internacional.

Este investimento do Grupo Rangel, por um lado, visa a criação de novas ferramentas necessárias para uma internacionalização consistente, segura e integrada nos mercados onde o Grupo está já presente e, por outro, traduz a importância da solução tecnológica para a melhoria da qualidade dos serviços e conforto do cliente final.

A empresa vai utilizar uma plataforma integrada e várias aplicações da SAP, incluindo a principal aplicação de planeamento de recursos empresariais, SAP ERP, assim como aplicações para gestão do relacionamento com Clientes (CRM), gestão de comércio internacional (Global Trade Services) e para fornecedores de serviços de logística (Logistics Service Provider), entre outras.

A aposta do Grupo Rangel nas soluções da SAP traduz-se num excelente exemplo da adequação da estratégia da SAP direccionada para o mercado das empresas de média dimensão. Segundo Luís Urmal Carrasqueira, Director de Negócio para as PME em Portugal da SAP Ibéria, “O projecto do Grupo Rangel é extremamente multifacetado e de âmbito bastante abrangente, o que vai permitir criar um base importantíssima de know-how e experiência em sectores tão exigentes como são aqueles em que se movimenta o negócio do Grupo Rangel”.

“Temos noção que é um projecto extremamente ambicioso, devido ao âmbito e juventude da solução, mas graças ao envolvimento de todos, equipa C2B Consulting, Rangel e SAP, acreditamos no sucesso do projecto, cujo desenvolvimento e implementação será de dois anos”, explica Miguel Milheiro, director dos Sistemas de Informação.

Recorde-se que os sistemas de informação do Grupo Rangel datam da década de 80, altura em que foi o primeiro Despachante a estar ligado informaticamente à Alfândega Portuguesa.

“Efectivamente, crescemos bastante nos últimos anos e é crucial para nós fazer acompanhar a tecnologia nesse crescimento, dando resposta às necessidades dos nossos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores”, conclui Nuno Rangel.

Sobre o Grupo Rangel
Líder em Portugal nos serviços logísticos integrados, o Grupo Rangel é especialista nos transportes para o continente e ilhas e os seus serviços de transporte terrestre internacional e de transporte aéreo e marítimo cobrem os cinco continentes. A estes há ainda que acrescentar os serviços de distribuição e embalagem, a oferta de múltiplos serviços de logística, como armazéns e controlo de stocks, serviços de outsourcing, serviços aduaneiros e sistemas de informação. Na sua carteira de clientes destacam-se empresas como a Benetton, a Samsung, a Wurth, a Tabaqueira, a Goodyear, Daikin, entre outros. O grupo conta já com cerca de 830 colaboradores, 120.000 m2 , 55 viaturas próprias e mais de 300 subcontratadas.

Tags: , , , , , , ,