José Duarte é o Novo Presidente da SAP para região EMEA

July 1, 2008 by SAP News 0

LisboaA SAP AG (NYSE: SAP) acaba de anunciar a nomeação de José Duarte como Presidente e CEO das operações da SAP na Europa, Médio Oriente & África (EMEA), e Rodolpho Cardenuto como Presidente e CEO da SAP América Latina. Erwin Gunst, actual Presidente da SAP EMEA, e Bill McDermott, actual Presidente e CEO para a América, Ásia Pacífico e Japão, assumem novas posições executivas dentro da companhia e vão integrar oficialmente o Executive Board da SAP AG, como anunciado anteriormente.

Liderança na Região EMEA

José Duarte, como Presidente e CEO, EMEA, irá focalizar-se no crescimento contínuo na região, dando seguimento ao trabalho de sucesso do anterior presidente Erwin Gunst. A prioridade de José Duarte será manter a distribuição de valor aos seus clientes, com o objectivo último de tornar os negócios cada vez melhores.

José Duarte conta actualmente com mais de 15 anos de experiência SAP, mais recentemente como Vice-presidente das Grandes Empresas, EMEA. Anteriormente, foi Presidente da SAP América Latina. Iniciou a sua carreira na SAP na região EMEA, na SAP Portugal. Durante a sua carreira, José Duarte integrou posições de responsabilidade crescente com o seu ponto alto em Janeiro de 2003, quando foi nomeado Regional Managing Director de EMEA News Oeste Sul – responsável pelas operações de Espanha, Portugal, França, Itália, Grécia, Médio Oriente e Israel. A liderança de Duarte trouxe à região América Latina o crescimento de mais de 36 por cento em receitas de software e novos nomes em 80 por cento só em 2007. José Duarte assume a posição de Erwin Gunst, nomeado Chief Operating Officer, SAP AG.

O novo papel de Gunst como Chief Operating Officer demonstra a maturidade contínua da SAP, incluindo o seu foco organizacional na sustentabilidade, crescimento sustentado e operações eficientes. A nova posição permite manter o comprometimento do Executive Board no que toca à inovação contínua e valor acrescentado para os clientes, ao mesmo tempo que a SAP continua o seu crescimento.

“O José demonstrou empenho e uma liderança centrada no cliente no exercício das suas funções na América Latina”, afirma Bill McDermott. “A sua habilidade de superar as expectativas durante o seu percurso na SAP fez dele a escolha natural para o crescimento na região EMEA.”

Cardenuto nomeado para América Latina

Rodolpho Cardenuto foi nomeado Presidente e CEO da SAP América Latina. Cardenuto esteve anteriormente na HP, onde era director da indústria de vendas e parcerias para América Latina & Caraíbas. Durante os 15 anos a colaborar na HP, Cardenuto integrou diversas funções de grande responsabilidade, desde gestão de vendas no Brasil até à liderança do negócio de PME da companhia na América Latina.

Cardenuto vem substituir Rob Enslin, Chief Operating Officer da SAP Americas, que foi temporariamente designado para a gestão da América Latina aquando a transição de José Duarte para a região EMEA.

McDermott nomeado para Head Global Field Operations

A supervisionar as organizações das três regiões da SAP está Bill McDermott, nomeado Presidente e CEO de Global Field Operations. Neste cargo, McDermott será responsável pelas operações de todos os clientes em todo o mundo. Anteriormente, McDermott era responsável pelas operações nas Américas, Ásia, Pacífico e Japão.

“Estas nomeações reflectem tanto a dinâmica do nosso negócio como a grande força executiva da nossa equipa de liderança”, afirma Léo Apotheker, co-CEO, SAP. “O nosso sucesso provém desde sempre da nossa capacidade de compromisso para com os clientes, sendo que tanto Bill McDermott como Ernie Gunst trabalharam bastante para colocar no mercado uma abordagem de negócio orientada para os clientes. Neste momento queremos reforçar a nossa equipa de liderança com José Duarte e Rodolpho Cardenuto, estando de parabéns todos os executivos nos seus novos papéis.”

Tags: ,