Banco Sabadell escolhe SAP para optimizar a Gestão de Capital Humano

September 4, 2008 by SAP News 0

Através da solução de gestão de capital humano do SAP® ERP os objectivos dos colaboradores estarão totalmente alinhados com as iniciativas corporativas da instituição bancária

LisboaA SAP AG (NYSE: SAP) anunciou que o Banco Sabadell, um dos principais grupos financeiros de Espanha, vai transferir todos os seus processos de gestão de recursos humanos – utilizados por mais de 10.000 colaboradores do grupo financeiro – para a solução SAP® ERP Human Capital Management (SAP ERP HCM).

Esta iniciativa realça a principal razão pela qual as instituições bancárias precisam de uma solução de HCM, que se prende com a necessidade de alinhar os objectivos dos colaboradores com aqueles que são estratégicos para a Instituição. Outro dos aspectos principais deste projecto será a implementação do software Duet™, um produto desenvolvido em conjunto pela SAP e pela Microsoft, que permite aos utilizadores interagir com os processos e dados de negócio da solução SAP através das aplicações de Office da Microsoft. Este projecto será uma das maiores implementações de Duet, numa escala mundial, numa instituição financeira, até à data de hoje.

A solução SAP ERP HCM, baseada na plataforma tecnológica SAP NetWeaver®, uma componente chave das aplicações SAP, facultará ao Banco Sabadell uma solução de gestão de capital humano para toda a empresa, que permitirá a implementação de estratégias para gestão dos processos operacionais relativos aos colaboradores, assim como à gestão de talentos. O SAP ERP HCM também possibilitará o planeamento estratégico e a simulação dos custos de pessoal, assim como a análise da retenção dos colaboradores. Com a SAP, o Banco Sabadell terá um dashboard abrangente e completo, que integra e unifica toda a informação de recursos humanos, quer transaccional quer analítica. Para além disso, também poderá analisar qualquer informação relevante nas mais diversas perspectivas.

“A elevada segurança e a integração perfeita com o resto dos nossos componentes e funcionalidade foram factores críticos na nossa decisão ao seleccionarmos a SAP,” referiu Federico Rodriguez Castillo, Director de Sistemas de Informação do Banco Sabadell. “A SAP dá-nos as ferramentas de que necessitamos para atingir os nossos objectivos.”

A escolha do Banco Sabadell pela SAP baseia-se também no facto da empresa estar alinhada com a iniciativa estratégica do banco, “Optima’09 master plan”, que se concentra na eficiência operacional e inovação. A iniciativa do Banco Sabadell requer soluções de gestão do capital humano (HCM), eficazes e simples, como resposta a políticas de gestão de recursos humanos ágeis e flexíveis. Enquanto banco inovador, o Banco Sabadell quer responsabilizar os seus colaboradores, através de processos consolidados com tecnologia, para atingir os seus objectivos estratégicos, para além de disponibilizar uma aplicação que é fácil de utilizar e que permite uma boa aceitação e resultados rápidos.

Os colaboradores esperam obter mais benefícios através da disponibilidade de ferramentas de self-service que permitem um fluxo eficiente de informação e comunicação, tais como portais distribuídos, agregados às várias funções – gestores, colaboradores, gestores de recursos humanos, etc.. Isto resulta numa melhor distribuição da informação e do fluxo de trabalho através da transformação do papel dos colaboradores na organização, abandonando a função de simples “procura de tarefas e informação” em “processadores activos” na organização, o que, consequentemente, aumenta o desempenho da mesma.

Actualmente, o Banco Sabadell utiliza outras aplicações SAP, quer para a gestão interna de processos financeiros e controlling, quer para a gestão de compras, logística, gestão de orçamentos, imobilizado e gestão de activos imobiliários.

“Estamos orgulhosos pelo facto do Banco Sabadell ter seleccionado a SAP para facultar mais poder aos seus colaboradores, através do acesso à informação de que necessitam para fazer o seu trabalho,” disse Julian Johnson, vice-presidente sénior, Industry Business Solutions, Global Field Operations, SAP. “Os colaboradores são a chave para um serviço ao cliente eficaz e é por isso que os bancos estão a escolher SAP, não só pelas nossas soluções específicas para o sector bancário, como também pelas nossas aplicações chave para melhor gerir o activo mais valioso das organizações – as pessoas.”

Sobre o Banco Sabadell
O Banco Sabadell, cotado no IBEX 35, lidera o quarto grupo bancário espanhol. Com activos totais de mais de 80.000 milhões de euros e uma rede de 1.250 agências em Espanha e no estrangeiro, o Banco Sabadell foca-se na satisfação da necessidades financeiras das pequenas e médias empresas, indivíduos com rendimentos médios a altos e profissionais, através da oferta de uma larga gama de serviços multi-marca e multi-canal que, historicamente, se destacou pela sua capacidade de inovar e pela sua utilização intensiva das tecnologias de informação. Para mais informação, visite www.bancosabadell.com.

Tags: , , , , ,