Soluções SAP conduzem a maior Eficiência Global

October 30, 2008 by SAP News 0

A presente turbulência da economia realça a importância de soluções de Tesouraria abrangentes que permitam proteger a liquidez e a rentabilidade das empresas através da integração de todo o espectro financeiro, nomeadamente gestão de caixa, liquidez e gestão de riscos

LisboaA SAP anuncia que clientes de vanguarda, como o Grupo RAR em Portugal, a Franz Haniel & Company e a Roche, através da implementação das aplicações de tesouraria da SAP, conseguem obter eficiências inigualáveis nos seus processos de negócio e melhorias ao nível do desempenho de negócio em toda a extensão de gestão de tesouraria, liquidez e gestão risco.

Com o eclodir da presente crise global de crédito e da actual volatilidade das taxas de juros e dos mercados de câmbio de divisas, torna-se um desafio cada vez maior para as organizações globais garantir o acesso à liquidez, ao mesmo tempo que protegem as margens de lucro e procedem ao cumprimento das normas regulamentares e dos standards de reporting financeiro. Como resultado, os departamentos de tesouraria requerem, cada vez mais, maior visibilidade e controlo sobre os processos interligados associados à gestão de caixa, liquidez, operações de investimento e de risco.

“As actuais organizações globais exigem uma abordagem mais abrangente para gestão das suas operações de tesouraria,” disse Nuno Oliveira, responsável pelas soluções de CFO da SAP Ibéria. “Ao contrário de outras tecnologias que endereçam os mesmos desafios, as aplicações SAP permitem gerir de forma eficaz todo o espectro de caixa, liquidez e risco financeiro que, à luz da actual agitação nos mercados financeiros, está a tornar-se cada vez mais crítico. Com base num único dashboard, a SAP permite aos profissionais de tesouraria analisar e gerir toda a gama de riscos de mercado, incluindo riscos de mercadorias, taxas de juro e câmbios. Adicionalmente, as aplicações de tesouraria da SAP estão completamente integradas com a contabilidade geral e com a contabilidade de gestão , que por seu turno permite às empresas uma maior confiança no cumprimento das normas globais de reporting financeiro.”

Em resposta a estas necessidades, um número crescente de empresas globais estão a implementar o software abrangente de gestão de tesouraria da SAP para garantir um fluxo de caixa saudável, uma liquidez adequada e, ainda, para protecção das margens de lucro das flutuações nas taxas de juro, preços das mercadorias e taxas de câmbio.

As aplicações de tesouraria da SAP estão originalmente integradas entre si e com a aplicação SAP General Ledger, para ajudar a garantir que as transacções e posições são automática e correctamente registadas, como resposta aos requisitos de reporting financeiro e dos requisitos de conformidade. A integração nativa minimiza os custos e os riscos de integração associados às soluções pontuais amplamente utilizadas e permite às empresas globais perceber e responder, em tempo real, às constantes mudanças do mercado.

O Haniel Group é uma corporação internacional com mais de 50.000 empregados e com vendas em 2007 de 29,2 mil milhões de euros. As actividades da empresa variam desde o comércio farmacêutico, reciclagem e comércio de matérias-primas para a indústria do aço inoxidável, passando pelo fornecimento de serviços têxteis e higienização, até às vendas por catálogo de equipamentos fabris ou para escritório. A Haniel iniciou recentemente um esforço para melhorar as suas operações de tesouraria e fortalecer a sua conformidade com IFRS 7.

“As nossas aplicações de TI anteriores tornavam muito difícil recolher os dados de toda a empresa, efectuar os testes de stress necessários e desempenhar o reporting regulamentar,” afirma Andreas Laroche, executivo para Corporate IT, do Haniel Group. “Nenhum outro fornecedor disponibiliza uma abordagem totalmente integrada como a SAP. O nosso reporting financeiro e os procedimentos de conformidade são agora muito mais fáceis de utilizar e acreditamos que estamos na vanguarda em termos de contabilidade graças à utilização das aplicações de tesouraria da SAP. Adicionalmente, a aplicação SAP In-House Cash fortaleceu significativamente a nossa gestão de liquidez.”

A Haniel implementou as aplicações SAP® Treasury and Risk Management, SAP® In-House Cash e SAP® General Ledger, disponibilizando uma solução integrada que interliga a tesouraria com as principais operações financeiras.

“Os departamentos de tesouraria vão assumir um papel cada vez maior como especialistas em finanças e em mercados de acções e espera-se que descubram oportunidades ocultas de crescimento para as suas empresas,” refere Svatopluk Alexander, Director-Geral de Serviços Comerciais da BearingPoint. “A harmonização dos processos globais de gestão de caixa e pagamentos, para além do planeamento financeiro integrado, garante que o tesoureiro se transforma no papel de “campeão global” ao permitir uma transparência de caixa, liquidez e riscos financeiros para toda a empresa.”

Em Janeiro de 2008, a SAP recebeu o prémio 2007 Treasury Management International (TMI) pelo melhor sistema de contabilidade e back-office e por demonstrar inovação e excelência na gestão de tesouraria.

Para mais informações sobre as aplicações de tesouraria integradas da SAP, que permitem às empresas globais gerir todos os processos de caixa, liquidez e gestão de risco, visite www.sap.com/financials.

Tags: , , ,