SAP Estabelece Protocolos para Valorização do Ensino Profissional e Criação de Academias TIC

January 5, 2009 by SAP News 0

No âmbito dos protocolos assinados com o Ministério da Educação, a SAP visa estimular as competências tecnológicas na comunidade educativa e disponibiliza um conjunto de estágios em áreas como Tecnologias de Informação, Marketing, Recursos Humanos, Administrativa & Financeira e Formação

LisboaA SAP em Portugal estabeleceu dois protocolos com o Ministério da Educação (ME), no quadro do Plano Tecnológico da Educação, que estabelece uma parceria entre o ME e empresas de referência em áreas-chave da Economia do Conhecimento, com vista ao desenvolvimento conjunto de iniciativas que promovam, por um lado, a Valorização do Ensino Profissional e, por outro, a criação de uma rede de Academias TIC em escolas com ensino secundário e profissional.

O primeiro protocolo tem por objectivo a revitalização das vias profissionais do ensino, o aprofundamento da ligação entre o ensino profissional e o universo empresarial e ainda a participação activa dos diversos parceiros empresariais nas iniciativas a desenvolver ao abrigo do presente protocolo.

Na aplicabilidade prática deste protocolo, estabelecido com o ME, a SAP criou uma Bolsa de Estágios para os melhores alunos do ensino profissional, com vista ao cumprimento de horas de formação em contexto real de trabalho, num total de 3 a 6 meses. Neste sentido, a SAP irá disponibilizar um conjunto mínimo de 10 lugares de estágio, nas suas instalações ou junto de empresas suas parceiras, em áreas como Tecnologias de Informação, Marketing, Recursos Humanos, Administrativa & Financeira, Formação, etc.

Já no que respeita ao protocolo para criação de redes de Academias TIC, o principal objectivo é o reforço das competências tecnológicas na comunidade educativa, através da criação de um programa de formação nas áreas tecnológicas, em todas as escolas do país com ensino secundário e profissional.

Através deste protocolo, a SAP compromete-se a contribuir para a criação de uma rede nacional de professores-formadores e para a criação, operação e divulgação da rede de Academias TIC em escolas com ensino secundário e profissional, no ano lectivo de 2008/2009. Estas Academias consideram a administração de um programa de formação de cinco dias nas soluções de software empresarial da SAP nas áreas de ERP (Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Logística) e Tecnologia da SAP.

Para Cláudia Coimbra, Responsável pelo Departamento de Formação em Portugal da SAP Ibéria, “os protocolos estabelecidos com o Ministério da Educação irão certamente contribuir para a valorização do ensino profissional em Portugal, ao mesmo tempo que vão criar uma maior aproximação dos alunos ao mercado de trabalho e desenvolver a especialização em Tecnologias de Informação, beneficiando não só a SAP mas todo o tecido empresarial”.

Tags: ,