Martifer leva a cabo programa de transformação inovador e desafiante suportado em soluções SAP

March 4, 2009 by SAP News 0

Através das sofisticadas soluções verticais da SAP para os sectores da construção e da energia, o Grupo Martifer estimula a excelência operacional e apoia a inovação dos seus processos de negócio em todas as áreas de negócio, incluindo as de aposta mais recente

LisboaO Grupo Martifer acaba de anunciar a entrada em produtivo de um sistema global de informação baseado em soluções SAP, com o objectivo de obter ganhos de eficiência operacional e maior qualidade ao nível da informação de gestão, ao beneficiar de uma abordagem mais integrada dos respectivos processos de negócio.

Diversificando a sua área inicial de negócio, assente no sector das construções metalo-mecânicas, o Grupo Martifer apostou, ao longo dos últimos anos, nas energias renováveis e na construção de equipamentos para produção de energia, bem como nas áreas dos biocombustíveis e da electricidade. Aproveitando as sinergias do negócio, prossegue uma estratégia de crescimento em que a inovação é um dos seus principais eixos. Para sustentar o considerável crescimento, em todas as áreas de negócio, assim como a sua estratégia de internacionalização, o Grupo Martifer sentiu a necessidade de implementar um novo sistema de informação de suporte aos processos de negócio fundamentais para a empresa.

A escolha pela implementação das soluções SAP ERP, SAP Human Capital Management, SAP for Engineering, Construction & Operations, SAP for Oil & Gas e SAP Exchange Infrastructure, fundamentou-se no grau de conhecimento destas soluções em todo o mundo e na presença da SAP nos países em que o Grupo Martifer promove e desenvolve operações de negócio.

Segundo António Caroço, Director de Sistemas de Informação e Best Practices, “A Martifer sentiu uma natural necessidade de apostar em novas ferramentas que apoiassem o nosso compromisso de inovação e modernização. Seleccionámos o software SAP com o objectivo de tomarmos decisões melhor suportadas em informação de maior fiabilidade, de alcançarmos índices de eficiência operacional cada vez mais altos e garantir uma melhoria dos procedimentos de controlo interno.”

Na primeira fase de implementação, agora terminada, foram abrangidas 75 empresas do Grupo Martifer e cerca de 600 utilizadores. Foi um projecto que, apesar da complexidade da realidade de negócio da Martifer e dos ambiciosos objectivos a que o Grupo se propôs, foi cumprido na íntegra, dentro do orçamento e prazos estabelecidos em fase de planeamento. O sucesso alcançado ficou a dever-se à extraordinária preparação prévia na definição dos processos de negócio da Martifer, da excelente capacidade de mobilização e coordenação demonstrada pela equipa interna da direcção de sistemas e dos elementos de negócio envolvidos no projecto e pelo patrocínio da gestão de topo desde o primeiro momento.

Até final do ano de 2009, espera-se que 135 empresas do Grupo Martifer, incluindo aquelas que estão distribuídas pelo mercado internacional, sejam utilizadoras das soluções SAP. O parceiro de serviços que teve a responsabilidade de levar a cabo a implementação das soluções SAP no Grupo Martifer foi a Accenture. No que diz respeito à formação dos utilizadores, esta foi realizada junto de 70 utilizadores-chave que, por seu turno, são responsáveis pela formação dos restantes utilizadores.

De acordo com Bernardo Ricca, Director Comercial da SAP Iberia, “A aposta do grupo Martifer nas soluções SAP surge associada aos crescentes desafios de inovação e crescimento económico desta empresa. Estamos seguros de que conseguimos revolucionar os processos de negócio da Martifer através de uma solução que para além de responder às necessidades sentidas, assume-se como um catalizador de agilidade estratégica e de vantagem competitiva.”

Tags: , , ,