João Paulo Silva assume Liderança de Marketing da SAP na região EMEA e Índia

February 22, 2010 by SAP News 0

Depois de uma carreira consolidada em Portugal e a nível internacional, executivo português assume funções no corpo de gestão da multinacional alemã.

LisboaA SAP, líder mundial em software de gestão empresarial, acaba de nomear João Paulo Silva como novo Líder de Marketing da região Europa, Médio Oriente, África (EMEA) e Índia. Depois de uma carreira consolidada em Portugal e a nível internacional, o executivo assume agora um cargo de destaque, passando a liderar todas as operações de marketing da região EMEA e Índia da multinacional alemã, abrangendo mercados em diferentes estádios de desenvolvimento e com as mais diversas particularidades, como é o caso específico da Índia, que passou recentemente a integrar a região de EMEA.

João Paulo Silva tem uma forte experiência profissional no sector das Tecnologias de Informação, focada na inovação e satisfação do cliente e com uma vasta competência ao nível da gestão de equipas. O executivo português irá reportar directamente a Jonathan Becher, Vice Presidente Executivo de Marketing Global, e fará parte da equipa de gestão da EMEA e Índia, presidida por José Duarte.

Nos últimos oito meses de 2009, João Paulo Silva esteve a assumir, com excelente resultados, a função de Vice-Presidente da SAP EMEA, liderando as Direcções de Marketing dos Mercados Maduros da região EMEA, que inclui países como Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Itália e Portugal.

Nesta nova fase, João Paulo assume a liderança de todas as operações de marketing na região EMEA e Índia. “Foi com grande satisfação que abracei este convite e desafio da SAP, para liderar uma equipa de cerca de 300 profissionais de Marketing espalhados por toda a EMEA e Índia, onde encontramos muitas realidades distintas: grandes e pequenos países, maturos ou em elevado grau de desenvolvimento. O nosso sucesso em 2010 estará sempre associado à nossa capacidade de compromisso na disponibilidade de soluções cada vez mais inovadoras, abrangentes e que visam a eficiência e a sustentabilidade dos negócios de todos os nossos clientes”, afirma João Paulo Silva.

Reunindo uma experiência de mais de 15 anos no sector das Tecnologias de Informação, João Paulo Silva encontra-se há 13 anos na SAP, onde já desempenhou cargos relacionados com as áreas de marketing e de vendas. Entrou em 1996 e no seu percurso passou por cargos internacionais de Direcção de Marketing da SAP Ibéria e da Região Sudoeste de EMEA, depois de ter assumido a Direcção de Marketing e Alianças em Portugal. Entre 2005 e 2009, João Paulo abraçou uma carreira na área de vendas, orientada para o mercado das PME, onde liderou equipas comerciais no terreno, como em Itália, bem como na criação e liderança de equipas corporativas de vendas para a EMEA, baseadas em Barcelona.

João Paulo Silva é formado em Matemática e Informática pela Universidade da Beira Interior. Tem uma pós-graduação em Marketing, pela Universidade Católica de Lisboa, e também em Gestão Empresarial, pelo ESADE e CV Consultores (Espanha). Iniciou a sua carreira profissional na Digital Equipment Portugal e, entre 1991 e 1995, foi sócio-gerente de uma PME na área dos serviços.

Tags: