SAP reúne ofertas de Business Intelligence SaaS num conjunto de ferramentas completo e integrado para utilizadores ocasionais

March 2, 2010 by SAP News 0

A solução SAP® BusinessObjects™ BI OnDemand inclui a tecnologia do software SAP® BusinessObjects™ Explorer, permitindo que todos os colaboradores acedam, explorem, reportem, visualizem e partilhem a informação de gestão de forma instantânea

LisboaEm resposta à crescente procura de ferramentas de Business Intelligence (BI) na modalidade de Software-as-a-Service (SaaS), por parte de empresas de todas as dimensões, a SAP anunciou a solução SAP® BusinessObjects™ BI OnDemand. Destinada a utilizadores de BI ocasionais, que actualmente não dispõem de muitas opções no mercado, a solução proporciona um conjunto completo de ferramentas de BI numa oferta única e flexível. A sua facilidade de utilização permitirá a qualquer utilizador, mesmo sem experiência ou formação prévias, utilizar a solução. Estes utilizadores ocasionais poderão inclusivé combinar os dados, facultados pelos utilizadores de negócio, e seguir um caminho que os conduz pelos diferentes processos de relatório e análise. A solução apresentará modelos de fixação de preços ajustáveis baseados nas necessidades da empresa, permitindo que esta os adapte com facilidade e em função do necessário.

Com mais de 260 mil subscritores, as ofertas on-demand do portfolio SAP BusinessObjects capacitam os utilizadores com as ferramentas e a informação necessárias para dar seguimento aos processos de negócio nas suas empresas. A solução SAP BusinessObjects BI OnDemand, agora apresentada, surge como resposta às reacções dos clientes, reunindo todas as soluções de BI SaaS do portfolio SAP BusinessObjects num conjunto de ferramentas de BI completo e integrado.

A solução incluirá funcionalidades que facilitam, como nunca, o acesso online dos utilizadores aos seus dados; um conhecimento aprofundado sobre a sua organização e; a partilha segura de quadros de monitorização (dashboards) e relatórios ilustrativos com os colegas da organização, dentro e fora da firewall. Algumas das características da solução são:

  • Inclusão do software SAP BusinessObjects Explorer, que proporciona capacidades potentes de visualização e exploração de dados;
  • Capacidades que orientam quem não tem experiência prévia em BI, no processo de avaliação, exploração, visualização e partilha de dados, sem precisar de alternar entre aplicações;
  • A possibilidade de aceder a todos os dados on-demand e on-premise – incluindo dados SAP e dados da aplicação de CRM da Salesforce. Será possível carregar dados facilmente para a criação de quadros de monitorização, relatórios ou visualizações interactivas;
  • Uma solução on-demand para a elaboração de relatórios ad-hoc, com capacidade de análise de cenários hipotéticos e partilha segura desta informação dentro ou fora da empresa. Os utilizadores empresariais poderão proporcionar, a clientes, parceiros e colaboradores de todas as linhas de negócio, o acesso imediato e permanente aos dados mais actuais.

A solução SAP BusinessObjects BI OnDemand considera uma fixação de preços flexível, possibilitando aos clientes experimentar e utilizar o produto, e escalar com facilidade a sua implementação conforme necessário. Estão previstas três edições que vão desde uma versão abrangente com armazenamento limitado, a outra com capacidades mais avançadas e possibilidade de lidar com maiores volumes de dados. Este modelo de preços permite que até os utilizadores ocasionais possam conceber o seu próprio sistema de BI SaaS, a partir de um conjunto completo de ferramentas de front-end de fácil utilização e adicionar capacidades de back-end, tais como um ambiente de desenvolvimento e um armazém de dados alojados, com um único acesso.

“As actuais tendências de mercado revelam uma grande procura por ferramentas de BI SaaS de fácil utilização e aquisição, e um estudo da IDC estima que, nos próximos cinco anos, o mercado de BI SaaS cresça três vezes mais depressa que todo o mercado de BI e Analytics”, afirma Dan Vesset, vice-presidente de Business Analytics da IDC. “À medida que as organizações procuram soluções intuitivas, baseadas em nuvem que possam conferir mais poder aos seus utilizadores finais, as aplicações que complementem a funcionalidade de BI tradicional de query, relatório e análise com suporte para fluxos de trabalho, pesquisa e colaboração, tornar-se-ão cada vez mais atractivas – e, sobretudo, as aplicações que ofereçam opções de implementação rápida.”

A SAP prevê disponibilizar a solução SAP BusinessObjects BI OnDemand também através do seu programa SAP® PartnerEdge™, no ecossistema de parceiros de canal, no final de 2010.

“Os clientes querem trabalhar com os seus dados à sua maneira – seja por detrás de uma firewall, na web, ou nos seus computadores em folhas de cálculo,” afirmou Marge Breya, vice-presidente executiva e directora geral, Intelligence Platform Group e SAP NetWeaver Solution Management, SAP. “Apenas a SAP consegue proporcionar a solução que os clientes carecem nesta nova realidade. Entendemos que a opção do utilizador está a impulsionar o crescimento de BI SaaS. É por isso que as soluções como o SAP BusinessObjects BI OnDemand permitem que os clientes compreendam o seu negócio da forma que querem – instantânea e facilmente. Com acesso imediato aos dados, os clientes podem tomar decisões mais confiantes, partilhar o seu conhecimento aprofundado e reagir rapidamente a quaisquer mudanças no seu negócio. A SAP torna o BI mais global ao proporcionar aos utilizadores ocasionais uma oferta de BI on-demand, de fácil utilização e com um preço razoável. Este é um marco importante na visão on-demand da SAP e constitui uma prova adicional de que continuamos a inovar mesmo na nuvem.”

Siga a SAP BusinessObjects no Twitter em @businessobjects, e não deixe de visitar o blogue Needle In A Haystack.

¹ Análise de mercado IDC “Worldwide Business Analytics Software as a Service 2009–2013 Forecast” , Brian McDonough, Robert P. Mahowald e Dan Vesset, publicada em Dezembro de 2009.

Tags: ,