Somague passa para SNC em apenas dois dias com solução SAP

March 8, 2010 by SAP News 0

A conversão da informação contabilística, para conformidade com o SNC, de cerca de 70 empresas do Grupo Somague, foi feita com grande segurança e rigor

LisboaO Grupo Somague acaba de concluir a passagem do Plano Oficial de Contas (POC) para o novo Sistema da Normalização Contabilística (SNC) com a solução da SAP, designada SLO Chart of Account Conversion. O processo de conversão dos dados contabilísticos de mais de 70 empresas do Grupo foi feito em apenas dois dias, com o máximo de segurança e fiabilidade, não tendo afectado o dia-a-dia dos colaboradores.

O serviço disponibilizado pela SAP, especificamente adequado para este tipo de situações e já comprovado em contextos similares, consiste em executar a conversão do processo de classificação do Plano de Contas para o novo SNC. A conversão é feita de forma abrangente, reflectida em todas as áreas relevantes, incluindo a transposição dos dados históricos em sistema produtivo para o SNC.

“Inicialmente pensámos que seria um processo bastante complicado, que teria de ser feito de forma manual, envolvendo as várias pessoas e empresas do Grupo. Achámos que iria demorar vários meses. Quando tomámos conhecimento da solução SLO Chart of Account Conversion da SAP, percebemos que a migração dos dados seria muito mais fácil e que poderia ser feita num espaço de tempo bastante mais curto”, explica Mário Apolinário, Director da Somague TI.

Este projecto de conversão para SNC envolveu uma vertente funcional, de alteração dos processos e códigos contabilítiscos, que incluiu a formação e preparação dos colaboradores para as novas regras contabilísticas, e uma vertente mais técnica, relacionada com a reestruturação de toda a informação contabilística nos sistemas de informação – que anteriormente estava desenhada para o POC.

A Somague tinha como objectivo terminar a conversão dos dados em produtivo no final de Janeiro de 2010. Paralelamente a esta conversão no sistema SAP, foi também necessário efectuar alterações a um conjunto de sistemas que gravitam em torno da solução SAP implementada no Grupo Somague, nomeadamente Business Intelligence, Intranet e aplicações que vão recolher ou exportar informação para os sistemas SAP.

”Trabalhar com a SAP teve duas grandes vantagens: deu-nos a segurança e o rigor na conversão que fizemos, assim como permitiu-nos fazê-lo num curto espaço de tempo – apenas dois dias para a conversão do ambiente produtivo. A alternativa que tínhamos era preocupante e conseguir este apoio da SAP foi um alívio para nós. Correu tudo bem e resolvemos todos os problemas em conjunto, de forma proactiva”, reforça Mário Apolinário.

Após a aprovação do novo plano de contas, em Conselho de Ministros, a SAP proactivamente avaliou quais seriam as melhores soluções para ajudar os clientes a efectuar esta transição. A recomendação recaiu sobre a ferramenta “Chart of Accounts Conversion” que tem sido implementada com sucesso no mercado português.

Tags: , , ,