Soluções SAP® ajudam banca a preparar-se para um futuro com mais clareza no negócio

April 8, 2010 by SAP News 0

LisboaAmpliando, cada vez mais, o seu portfolio de soluções modulares, desenvolvidas para o sector da banca, a SAP anunciou inovações, nomeadamente aplicações analíticas e de transacções bancárias, que respondem aos processos de negócio dos bancos, desde o front-office ao back-office. A nova versão da SAP para serviços bancários vem colmatar as necessidades dos clientes bancários no mercado actual e futuro.

Confrontados com o aumento da exposição ao risco e com as rígidas medidas de redução de custos, os bancos têm cada vez mais de confiar nos seus sistemas de TI para melhor avaliarem e gerirem o risco, de uma forma mais fácil e económica, ao mesmo tempo que aceleram a introdução no mercado de novos produtos e serviços, com o objectivo de conquistarem e/ou a manterem a sua competitividade.

Perante a urgência de mudança, os bancos precisam de alcançar uma maior clareza e transparência em toda a organização, usando soluções de TI que os ajude a diminuir a distância entre estratégia e execução, optimizando assim o desempenho do seu negócio e da sua rede. Para os auxiliar nestas tarefas, a SAP projectou inovações que ajudarão os bancos a obter maior transparência em toda a instituição, proporcionando ofertas de valor, garantias de conformidade com regulamentos em constante evolução e gestão de novas oportunidades de crescimento.

Inovações para bancos, concebidas pelos bancos

O portfolio de soluções bancárias modulares da SAP baseia-se na arquitectura orientada a serviços (SOA), que permite aos bancos alargarem os seus investimentos em sistemas já existentes, para obtenção de uma melhor clareza operacional. O portfolio actual inclui soluções de gestão empresarial e soluções bancárias transaccionais, além de soluções de cumprimento de normas e gestão de riscos. Ao incluir serviços empresariais, construídos especificamente para o sector da banca, a solução SAP permite que os bancos reduzam significativamente o tempo dispendido em tarefas diárias, dando igualmente oportunidade para reutilizar os serviços noutros canais, como os telefones móveis, os terminais e o banco directo. Com as novas melhorias, a SAP proporciona inovações significativas em novas funcionalidades e características-chave nas áreas de integração, disponibilização de serviços e abertura de plataformas, incluindo:

  • Colaboração operacional e organizacional para um melhor serviço ao cliente
    A aplicação SAP® Deposits Management (Gestão de Depósitos) proporciona uma integração maior entre as operações do banco e as suas funções comerciais. Esta solução oferece às operações de vendas uma melhor visibilidade das contas de depósito dos clientes, permitindo que os representantes comerciais ofereçam produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades individuais dos seus clientes, visando uma maior vantagem competitiva. Esta nova funcionalidade ajuda os responsáveis de operações a conter os custos e a aumentar a eficiência quando o volume de depósitos em contas correntes aumenta.
  • Melhor gestão de empréstimos
    Utilizando as inovações do software SAP® Business Suite 7, a aplicação SAP® Loans Management (Gestão de Empréstimos) foi actualizada para oferecer uma automatização end-to-end de todos os processos relevantes aos empréstimos, desde o seu início até ao contrato. Esta melhoria ajudará a reduzir o tempo que o banco leva para colocar novos produtos no mercado e facilitará um processamento mais eficiente de negócios de volume elevado, colocando o banco um passo à frente da sua concorrência. As funcionalidades aptas para SOA do SAP Business Suite oferecem aos bancos a oportunidade de tornarem os seus sistemas de TI mais modulares e de abrirem a porta para gerir a área de TI em cloud, utilizando serviços de múltiplos vendedores, tanto a pedido (on-demand) como na própria instalação.
  • Gestão flexível de garantias para novas exigências
    As soluções ágeis e flexíveis podem criar um aspecto decisivo para um banco quando se trata de gerir as suas garantias. Isto assume especial importância no mercado actual, no qual as instituições financeiras enfrentam regulamentações mais rígidas e uma concorrência cada vez maior. As práticas de gestão de garantias dos bancos tornaram-se demasiado pesadas para responder às novas exigências. A aplicação SAP® Collateral Management (Gestão de Garantias) foi objecto de inovações significativas para responder às muitas questões que os bancos enfrentam neste mercado em constante mudança. Tais melhorias constroem ligações entre as várias unidades de negócio de um banco, no sentido de as ajudar a respeitar as normas sobre garantias.
  • Melhor Responder aos requisitos de Basileia II
    As melhorias à aplicação SAP® Basel II ajudarão os bancos a satisfazer os requisitos do Acordo Basileia II, de exposição ao risco e adequação de capital, bem como a implementar novos processos de revisão supervisora e de divulgação. A solução integra gestão do risco de crédito, interna e externa, numa plataforma única e apoia todas as abordagens Basileia II para os cálculos do risco de crédito – da abordagem normalizada à abordagem avançada, baseada em classificações internas (IRB – Internal Ratings-Based). Estas melhorias darão aos bancos uma base segura para assegurar a conformidade com os regulamentos para a segurança dos seus clientes finais.
  • Pacote de fixação de preços para gestão do risco de crédito
    A aplicação SAP® Credit Risk Portfolio Management (Gestão do Risco de Crédito) é um novo pacote de fixação de preços. A nova aplicação permite aos bancos quantificarem o risco de crédito, ao nível da carteira, incluindo uma gestão activa dos riscos de crédito. O novo pacote de fixação de preços proporcionará aos bancos um conhecimento aprofundado para a gestão do risco, visando a sua protecção contra imprevistos na economia. A aplicação trata da abordagem económica do capital para o risco de crédito e complementa a aplicação SAP Basel II para a cobertura da perspectiva de regulamentação do capital.
  • Contabilidade administrativa e financeira integradas
    Com as soluções de contabilidade integrada da SAP, o director financeiro de um banco pode apresentar, com confiança, relatórios financeiros, atempados e precisos, que são automaticamente reconciliados com os relatórios de administração interna. As inovações da solução incluem a capacidade dos bancos de integrar os processos de contabilidade financeira e administrativa para reconciliação dos seus relatórios em todas as divisões. As soluções proporcionam aos bancos a funcionalidade de um livro-razão auxiliar e completo para os instrumentos financeiros, que inclui a avaliação e lançamento dos instrumentos financeiros em conformidade com as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (NIIF). Em colaboração com a aplicação SAP® Accounting for Financial Instruments, a aplicação SAP Profitability Management foi melhorada para permitir o acesso dos bancos a informação abrangente sobre rentabilidade. Isto permite aos bancos cumprir os requisitos internos e externos de contabilidade e de relatórios de informação.

As mais recentes melhorias aos serviços bancários da SAP, que proporcionam soluções bancárias transaccionais e analíticas, filtram inovações contínuas resultantes da colaboração estreita em mais de 1.000 projectos de clientes bancários, bem como da participação activa da SAP em grupos do sector bancário e organizações normativas, como a Rede de Arquitectura para o Sector Bancário (BIAN – Banking Industry Architecture Network).

Dando apoio a 21 dos 30 maiores bancos a nível mundial, a SAP é a escolha clara para os bancos que procurem soluções inovadoras concebidas para as suas necessidades, como resposta aos desafios específicos do seu sector. Alguns bancos que utilizam o software SAP são: Banco Galicia (Argentina), Farm Credit Canada, Nationwide (Reino Unido), Deutsche Bank e Postbank (Alemanha) e Standard Bank (África do Sul).

Tags: , ,