SAP adquire TechniData AG

April 22, 2010 by SAP News 0

A aquisição deste parceiro SAP irá acelerar a transformação da SAP ao nível da sustentabilidade

LisboaDando mais um passo na sua estratégia para disponibilizar ao mercado mundial soluções líderes de sustentabilidade, a SAP anunciou ontem a sua intenção de adquirir a TechniData AG, líder mundial no fornecimento de soluções de ambiente, saúde e segurança (EHS = Environment, Health and Safety). Com esta aquisição, a SAP espera não só expandir o seu portefólio de produtos, como também a sua liderança de mercado ao nível da sustentabilidade.

Sediada em Markdorf, na Alemanha, a TechniData tem sido um parceiro estratégico da SAP há mais de 15 anos e tem ajudado a moldar a oferta de sustentabilidade da SAP na área de EHS. Empregando cerca de 500 pessoas, a TechniData disponibiliza integração de sistemas, serviços de gestão em EHS e software que ajuda as empresas no cumprimento dos requisitos reguladores nestas áreas. Depois da SAP anunciar, na Primavera de 2009, o seu compromisso estratégico ao nível da sustentabilidade, esta aquisição é uma consequência lógica entre as duas empresas, quando ambas são conduzidas pela convicção de que a sustentabilidade é fundamental em todos os processos de negócio no futuro próximo.

“A SAP e a TechniData têm tido um relacionamento de longo prazo muito produtivo e estamos muito entusiasmados por nos juntarmos à família SAP”, diz Juergen Schwab, CEO da TechniData AG. “Acreditamos que a escala de recursos e de desenvolvimento da SAP, combinados com a nossa experiência nos domínios de EHS e segurança de produtos, pode ajudar-nos a criar mais valor, ao nível da sustentabilidade, em mais clientes de todo o mundo.”

Esta aquisição está em linha com a estratégia da SAP no sentido de complementar as aplicações e soluções já existentes, com compras inteligentes que ofereçam tecnologias inovadoras e novas capacidades funcionais. A estratégia é guiada por cuidadas avaliações de mercado e centra-se em acrescentar valor aos investimentos dos clientes nas soluções SAP, aumentando a capacidade da empresa no suporte à abordagem de sustentabilidade dos seus clientes e parceiros. Através da aquisição da TechniData, a SAP conquista quer a capacidade de oferecer um serviço mais abrangente, quer uma rede de colaboradores com grande especialização e conhecimento aprofundado dos processos de clientes, bem como dos produtos e tecnologias de integração da SAP.

A aplicação SAP® EHS Management ajuda as empresas a responder aos requisitos reguladores ao nível de produtos, instalações e segurança das pessoas. Ajuda a reduzir simultaneamente os riscos de EHS e os custos de conformidade, ou seja, um resultado inatingível com processos de conformidade tradicionais não baseados em TI. A solução foi concebida, de raiz, para ser integrada no software SAP® Business Suite.

“A sustentabilidade traduz-se na gestão holística de oportunidades e riscos económicos, ambientais e sociais. As Tecnologias de Informação podem ajudar as empresas a executar as suas estratégias de sustentabilidade, de forma a garantirem a rentabilidade, quer a curto como a longo prazo”, afirma Peter Graf, vice-presidente executivo para soluções de sustentabilidade da SAP. “A SAP e a TechniData partilham esta visão abrangente de sustentabilidade. Como resultado, os nossos clientes desfrutam de uma maior homogeneidade nas suas infra-estruturas de TI, de menores custos de integração e são-lhes garantidos os mais avançados processos de sustentabilidade combinados com competências de análise e relatórios abrangentes.”

A SAP prevê que a aquisição esteja concluída no início do terceiro trimestre de 2010 e irá disponibilizar mais detalhes sobre os futuros planos após a finalização da transacção. Os termos e preço de compra não serão divulgados publicamente.

Tags: ,