SAP e CA Technologies dão relevância empresarial ao bom governo, à gestão do risco e ao cumprimento normativo das TI

July 22, 2010 by SAP News 0

Os fabricantes de software ampliam a sua colaboração para optimizar a gestão do GRC

LisboaNum esforço conjunto para dar resposta à nova procura do mercado sobre bom governo, gestão do risco e cumprimento normativo (GRC), a SAP AG (NYSE: SAP) e a CA Technologies (NASDAQ: CA) anunciaram que estão a colaborar para ajudar os clientes a gerir o risco nos seus variados processos empresariais e de Tecnologias de Informação (TI). Apoiando-se nos produtos da CA Technologies e nas aplicações de GRC da SAP, os directores de TI poderão obter um maior controlo sobre as suas iniciativas de cumprimento normativo e gestão de risco, e centrar-se na criação de valor para o negócio a longo prazo.

Hoje em dia, as empresas de todo o mundo contam com processos de TI que cobrem áreas como a segurança, disponibilidade, infra-estrutura e gestão de projectos de TI. Estes processos apoiam, por sua vez, os principais processos de negócio que as organizações utilizam para o seu bom funcionamento, incluindo os de aprovisionamento até ao pagamento, da encomenda à cobrança ou da contratação à rescisão. No entanto, a gestão do risco e do cumprimento normativo em torno dos processos de TI, o GRC de TI, continua a ser tratado como algo distinto e separado da gestão do risco e cumprimento normativo relacionada com os processos do negócio. A maioria das organizações gere o GRC das suas TI de forma separada do GRC empresarial, o que dificulta a tomada eficaz de decisões críticas de negócio. Como resultado, as empresas têm de enfrentar custos mais elevados e um maior uso de recursos. E, o que é mais importante, talvez não estejam a gerir de forma adequada os principais riscos e controlos de TI, o que pode causar um importante impacto no negócio.

“Os directores de tecnologias de informação e os responsáveis de risco de TI nas suas comunicações com o director financeiro devem explicar os riscos de TI em termos de desempenho do negócio”, afirma French Caldwell, da Gartner.

A combinação dos produtos de gestão TI empresarial da CA Technologies com as soluções GRC do portfolio SAP® BusinessObjects™ proporciona aos clientes uma contínua monitorização das suas métricas de risco e controlo de TI. Adicionalmente, a solução oferece aos clientes uma vantagem competitiva ao ajudá-los a gerir o risco relativo aos seus processos de TI e empresariais, de modo a que possam determinar o potencial impacto, tendo em conta tanto os controlos de TI, como os de negócio. Outros benefícios consideram a maior capacidade para:

  • Automatizar e standardizar as actividades GRC com relatórios e fluxos de trabalho predefinidos.
  • Proteger o valor do negócio graças à monitorização contínua tanto dos controlos de TI, como empresariais, o qual ajuda a garantir que os riscos se gerem a um nível aceitável para o negócio.

“Muitas organizações gerem o seu GRC de TI de forma separada do resto das suas operações GRC; isto aumenta o custo e o risco para a organização”, afirma Dave Hansen, director-geral da unidade de soluções para clientes de Produtos e Soluções de Gestão e Segurança da CA Technologies. “O nosso trabalho com a SAP ajuda as organizações a acabar com os silos de gestão GRC ao incorporar a monitorização continuada das métricas de risco e cumprimento de TI à gestão de risco dos processos de negócio.”

O enfoque inicial vai centrar-se nos produtos para a monitorização contínua da segurança, gestão de projectos de TI e de carteira e no assegurar do rendimento do serviço. Os produtos CA Enterprise Log Manager, CA Clarity™ PPM e CA Wily Aplicación Performance Management podem proporcionar conteúdo às aplicações SAP® BusinessObjects™ Risk Management e SAP® BusinessObjects™ Process Control e correlacioná-lo com os sistemas de TI e do negócio. Isto também ajudará a monitorizar ininterruptamente esses sistemas para que qualquer problema de risco ou cumprimento normativo possa ser identificado e mitigado de forma proactiva antes que ocorra um incidente.

“Com a liderança da SAP em aplicações empresariais e a da CA Technologies em gestão de TI, a nossa solução com CA Technologies oferece uma capacidade única para integrar o GRC de TI e o empresarial”, assinala Jim Dunham, vice-presidente do grupo de soluções GRC da SAP. “Ao monitorizar continuamente os controlos tanto das aplicações de negócio, como das de TI, os responsáveis de GRC contam agora com a visibilidade de que necessitam para dar relevância empresarial ao GRC de TI.”

Esta colaboração segue-se ao acordo de distribuição mantido pela SAP e pela CA Technologies desde 2008 para CA Wily Application Performance Management e as aplicações da SAP.

Sobre a CA Technologies
A CA Technologies (NASDAQ:CA) é uma companhia de software e soluções de gestão TI com experiência em todos os ambientes TI, desde mainframe e distribuídos a virtuais e cloud. A CA Technologies gere e assegura os ambientes TI e permite aos clientes prestar serviços TI mais flexíveis. Os inovadores produtos e serviços da CA Technologies fornecem a informação e o controlo vitais para que os departamentos de TI possam impulsionar a agilidade do negócio. A maioria das organizações do ranking Global Fortune 500 confia na CA Technologies para gerir os seus ecossistemas TI em constante evolução. Para mais informação, visite a CA Technologies em www.ca.com.

Tags: