SAP e Sybase Revelam Plano Conjunto Para Tornar as Empresas Totalmente Móveis

August 25, 2010 by SAP News 0

Empresas Juntam Forças Para Inovar em Mobilidade Empresarial, “Business Analytics” e Sistemas de Gestão de Informação Empresarial

LisboaA SAP e a Sybase acabam de revelar as linhas gerais da estratégia de negócio e do plano de desenvolvimento de soluções das duas empresas combinadas, um primeiro passo numa colaboração que irá transformar profundamente a mobilidade empresarial.

Desde o anúncio da aquisição, feito em Maio, as duas empresas, que conjuntamente lideram os mercados da mobilidade empresarial, “business analytics” e aplicações empresariais, têm trabalhado afincadamente na definição de planos conjuntos de inovação e desenvolvimento de produtos e soluções, que irão mudar profundamente a forma como as empresas e os profissionais irão trabalhar no futuro nestas três áreas.

Neste contexto, a SAP confirmou que a Sybase permanecerá como uma unidade autónoma, que irá manter e proteger os investimentos dos seus clientes, protagonizando uma visão estratégica conjunta da empresa móvel e do terminal móvel como o novo “desktop” empresarial.

Empresas manterão pontos-fortes para criar inovação com sinergias

Algumas das metas agora anunciadas são:

  • Nos próximos nove meses, as duas empresas irão apresentar uma avançada plataforma empresarial móvel baseada em standards abertos, que irá correr nos mais importantes sistemas operativos móveis e tipos de terminais. Esta plataforma permitirá a parceiros e clientes desenvolver novas experiências móveis para aplicações existentes, como a SAP Business Suite. Adicionalmente, a SAP irá apresentar experiências móveis para todas as suas soluções, como a SAP Business Suite e a SAP BusinessByDesign, em linha com o que está já disponível para a solução móvel de força de vendas para CRM.
  • A SAP e a Sybase irão apresentar o portfolio mais abrangente do sector, de soluções para EIM (Enterprise Information Management), com a transposição, certificação e optimização da SAP Business Suite e de outras soluções para os servidores de gestão de dados da Sybase, aumentando as opções disponíveis de plataformas de bases de dados, para as empresas com aplicações SAP.
  • As duas empresas irão oferecer uma infra-estrutura completa e optimizada, de alta performance, para “business analytics”, disponibilizando as soluções de Business Intelligence da SAP Business Objects sobre servidores de gestão de dados. Esta solução terá todas as funcionalidades, desde a descoberta (gestão de informação empresarial) até ao armazenamento (motores de cálculo e armazenamento para transacções, data marts e data warehouse) e à utilização (reporte e análise de “queries”, scorecarding, dashboarding, ferramentas OLAP, BI móvel);
  • As empresas irão incorporar a tecnologia “in-memory computing” da SAP em todas as soluções de gestão de dados da SAP e da Sybase, permitindo que os seus clientes ganhem acesso instantâneo a qualquer tipo de dados em qualquer contexto, em tempo real.

A propósito destas metas, os Co-CEOs da SAP Bill McDermott e Jim Hagemann Snabe afirmaram: “A combinação da SAP e da Sybase vai mudar o sector. Menos de três meses após o anúncio da aquisição, já estamos em condições de anunciar as linhas gerais dos primeiros produtos conjuntos. A estratégia de implementação e o plano de desenvolvimento de produtos que estamos a partilhar posiciona a SAP como a única empresa capaz de apresentar no mercado uma suite avançada e completa de software de gestão empresarial e de “business intelligence”, disponível em qualquer tipo de terminal e em qualquer altura. Esta é uma aquisição completamente orientada para o cliente e que irá trazer aos clientes propostas de valor ímpares nas áreas da mobilidade, analytics e gestão da informação”.

“A Sybase tem executado com sucesso a sua estratégia de “Empresa Sem Fios” nos últimos oito anos, tendo se tornado no líder de mercado em mobilidade empresarial” relembra John Chen, CEO da Sybase. “O trabalho com a SAP vai levar a mobilidade empresarial para um novo nível, através da extensão do “business analytics” e da entrada das nossas tecnologias em novos mercados verticais. O investimento da SAP nas nossas tecnologias vai permitir levar as nossas soluções a um mercado mais vasto e inovar mais rapidamente à medida da evolução das necessidades do mercado”.

A junção de dois líderes tecnológicos vai beneficiar ecossistema de parceiros

Com esta aquisição, novas oportunidades estão a surgir para o ecossistema de parceiros SAP, sejam eles de serviços, ISV’s, hardware ou outros, a partir das estratégias delineadas nas áreas da mobilidade empresarial, business analytics e EIM. Uma oportunidade notável é a aposta na área da mobilidade em que, não só os parceiros SAP têm vindo a criar novas aplicações, como os parceiros Sybase também já o estão a fazer, para soluções SAP, na plataforma “Sybase Unwired Platform”.

O ecosistema de parceiros, que está a contribuir para aumentar as capacidades dos clientes e das aplicações empresariais, bem como de milhões de trabalhadores móveis, tem agora a oportunidade de entrar num novo mercado de 4 mil milhões de assinantes de serviços móveis, através dos acordos dos serviços de messaging e comércio móvel da Sybase com 900 operadores móveis em todo o mundo.

Sobre a Sybase
A Sybase, uma empresa SAP, é líder do sector no fornecimento de software empresarial e de mobilidade para gerir, analisar e mobilizar a informação do centro de dados para o ponto de acção. A Sybase oferece soluções abertas, independentes da plataforma, que disponibilizam de forma segura a informação em qualquer altura e em qualquer lugar, permitindo aos clientes obter a vantagem competitiva da informação. As soluções de gestão da informação, analytics e mobilidade empresarial da Sybase funcionam em muitos sistemas de missão-crítica do sector financeiro, público e de telecomunicações a nível mundial.

Tags: