SAP e IDC divulgam estudo sobre “A importância da Gestão e Optimização dos Processos de Tecnologias de Informação em Portugal”

August 31, 2010 by SAP News 0

Inquérito IDC Mostra Mudança de Foco das Organizações, da Redução dos Custos em 2009 para o Aumento das Receitas em 2010
Responsáveis Informáticos Investem Para Melhorar Gestão Tecnológica e Concretizar Aumento de Receitas Contendo Custos e Reduzindo Riscos

LisboaOs responsáveis informáticos das maiores organizações em Portugal estão a investir mais na automatização dos processos e na gestão dos seus sistemas, perante a necessidade de contribuir para o aumento das receitas mantendo os custos sob controlo, segundo um estudo da IDC agora divulgado.

De acordo com o estudo “Novos desafios dos CIO em Portugal: A Importância da Gestão e Optimização dos Processos de Tecnologias de Informação”, patrocinado pela SAP, e que inquiriu 412 CIO’s das 2000 maiores organizações em Portugal, estas alteraram as suas prioridades em 2010, com um maior enfoque no aumento das receitas, automatização de processos e inovação em produtos e serviços, em detrimento da redução de custos e da eficiência operacional, que no entanto se mantêm entre as maiores prioridades. O estudo integral está disponível no site da SAP Portugal.

42% aumentam investimento em TI’s em 2010

Para o referido estudo, 42% dos inquiridos afirmaram que irão aumentar o investimento em TI’s (Tecnologias de Informação), contra 49% que planeiam manter e apenas 8% reduzir. Para a IDC trata-se de “Uma maior dinâmica nas organizações no que diz respeito ao desenvolvimento do negócio e aumento da rentabilidade que se reflecte numa evolução muito positiva das intenções de investimento em TI em comparação com os orçamentos de 2009”.

A partir destes resultados, e num inquérito específico, a IDC inquiriu 53 CIO’s das 500 maiores organizações sobre os desafios para a gestão das TI’s que surgiram em consequência desta alteração estratégica. Os responsáveis inquiridos convergiram sobre a necessidade de garantir o alinhamento entre os recursos de TI e os objectivos de negócio (72%) face à maior complexidade e dinamismo dos processos de negócio (49%). Igualmente mencionados foram os projectos com prazos mais curtos e recursos mais reduzidos (43%) e a maior interdependência de sistemas e aplicações (40%) num contexto de cortes orçamentais (35%).

Mudança nas prioridades empresariais requer reavaliação das ferramentas de gestão das TI

“Estes desafios requerem uma reanálise do valor das ferramentas de optimização da gestão de SI, nomeadamente das que, no contexto de cada organização, permitirem um maior alinhamento dos sistemas com o negócio, viabilizando a redução de custos e a optimização de recursos” refere a este propósito Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal. Para os CIO’s inquiridos, as ferramentas de modelação de processos e arquitectura de sistemas são as prioritárias em termos de investimento de curto prazo. Também prioritárias serão as ferramentas de gestão da performance e de suporte a testes, que contribuem para a redução de tempo e custos, e a maior satisfação do negócio. Já as ferramentas de gestão de “jobs”, não sendo as mais prioritárias, são consideradas como um importante contributo para melhores níveis de serviço, para a produtividade e para a redução do risco associado aos processos de negócio.

Investimento SAP em soluções e parcerias para dinamizar optimização dos serviços de TI

“Em conjunto com os nossos parceiros de negócio, a SAP tem vindo a apoiar diversas organizações na optimização dos seus serviços de TI, normalizando processos e terminologias, definindo serviços de forma clara, tornando-os mensuráveis, e reduzindo custos em processos ineficientes” aponta Diogo Baptista, Director de Soluções e Desenvolvimento de Negócio da SAP Portugal. “Ou seja, melhorando o IT Governance, reduzindo custos de operação e gerindo eficientemente os sistemas de informação, garantindo a sua sustentabilidade, são os objectivos que nos propomos atingir conjuntamente com os nossos clientes”.

Recentemente, a SAP Portugal organizou um SAP Conference Day dedicado aos temas Enterprise Content Management (ECM) e Gestão Estratégica dos Serviços de TI. São novos desafios que se apresentam aos responsáveis pelas soluções corporativas de gestão documental e pela gestão de sistemas de informação. Neste contexto, foi dado um destaque especial à excepcional abrangência da nova solução resultante da parceria estratégica com a Open Text – SAP Extended ECM by Open Text – que poderá transformar a forma como se implementam projectos de ECM. Também se destacaram, no que respeita à Gestão Estratégica dos Serviços de TI, a solução de gestão de testes e qualidade de software, SAP Quality Center by HP, e a solução para a gestão centralizada de todos os jobs da empresa, SAP Central Process Scheduling by Redwood.

Sobre a IDC
A IDC é a empresa líder mundial na área de “market intelligence”, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Electrónica de Consumo. A IDC ajuda os profissionais de Tecnologias de Informação, decisores empresariais e investidores a tomarem decisões sobre tecnologia e estratégias de negócio baseadas em factos.
Mais de 1.000 analistas da IDC em 50 países fornecem conhecimento profundo sobre oportunidades, tendências tecnológicas e evolução dos mercados a nível global, regional e local. Há mais de 45 anos que a IDC fornece informação estratégica para ajudar os seus clientes a atingirem os objectivos de negócio. Mais informações em www.idc.com.

Tags: