SAP Anuncia Adesão ao BCSD e Apoia a Promoção da Mudança Rumo ao Desenvolvimento Sustentável das Empresas

September 6, 2010 by SAP News 0

Sustentabilidade Será Tema Central do SAP Business Forum, o Maior Evento de Tecnologias de Informação SAP em Portugal

LisboaA SAP anuncia a sua adesão ao BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável – reafirmando a sua cooperação na promoção da mudança nas empresas rumo ao desenvolvimento sustentável. Uma primeira acção no âmbito deste anúncio, terá lugar no SAP Business Forum, com uma mesa-redonda conjunta sobre as melhores práticas empresariais e estratégias futuras para o desenvolvimento sustentável em Portugal.

O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, de que a SAP Portugal é membro, é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2001 por iniciativa das empresas Sonae, Cimpor e Soporcel – empresa que integra o grupo Portucel Soporcel -, associadas ao WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, em conjunto com mais 33 empresas de primeira linha da economia nacional, com a missão de transpor para o plano nacional os princípios orientadores do WBCSD. A sua missão principal é fazer com que a liderança empresarial seja catalisadora de uma mudança rumo ao desenvolvimento sustentável e promover nas empresas a eco-eficiência, a inovação e a responsabilidade social. O BCSD Portugal conta actualmente com 130 membros.

SAP Business Forum com a presença de Al Gore

No Estoril, a 21 de Outubro, no âmbito do Business Forum, a SAP irá demonstrar a sua aposta, não só como um parceiro e um fornecedor de soluções para a adopção e gestão da sustentabilidade nas empresas, mas também como um exemplo de uma organização sustentável. Com este objectivo foi convidado e estará presente Al Gore que irá fazer uma apresentação sobre a necessidade de adoptar uma nova estratégia económica mundial para um desenvolvimento empresarial sustentável.

A sustentabilidade não é um tema recente para a SAP, que nos últimos 10 anos tem figurado nos “Dow Jones Sustainability Indexes” (onde tem liderado o sector do software nos últimos três anos) e integrou mais recentemente o “FTSE4Good Índex”, “NASDAQ Global Sustainability 50 Index”, entre outros. Desde 1995 que a SAP tem soluções dedicadas a este tema, mas esta é uma preocupação que, ligada à eficiência, está na génese da empresa.

Estudos revelam que a sustentabilidade é uma vantagem competitiva e continua na agenda das empresas

“A adesão da SAP vem reforçar a nossa capacidade de divulgar os princípios que caracterizam o desenvolvimento sustentável” refere Luís Rochartre, Secretário-Geral do BCSD Portugal. “Procuramos parceiros empenhados em divulgar o estado da arte sobre as interacções entre a actividade empresarial e o desenvolvimento sustentável para poder antecipar as principais evoluções e tendências. Acreditamos que é importante capacitar e mobilizar os líderes actuais e futuros a repensar o papel das empresas, bem como implementar o desenvolvimento sustentável para ajudar as empresas a gerir a mudança e a demonstrar publicamente o seu progresso.”

“A sustentabilidade é uma das áreas de maior interesse da actual sociedade porque envolve a resolução de temas críticos em diferentes áreas, nomeadamente a aplicação de políticas distintas, a revisão do modelo económico e a inovação potenciada pela tecnologia.” refere João Ricardo Nené, Director-Geral da SAP Portugal. “As empresas líderes, ou que têm essa ambição, já detectaram a necessidade de actuar para antecipar e gerir a oportunidade produzida quer pelo impacto das novas leis e regulamentações, quer pela escassez progressiva de matérias-primas e energia ou, ainda, pelo incremento do sentido público de responsabilidade. Além de que alguns estudos demonstram que as empresas que praticam políticas corporativas de Sustentabilidade conseguem obter importantes vantagens competitivas.”

Já em 2009, a SAP intensificou o seu compromisso com esta causa ao criar uma organização interna transversal dedicada à Sustentabilidade, liderada por Peter Graf (com a responsabilidade de “Chief Sustainability Officer” e que irá ser orador no SAP Business Forum) e que tem como missão, não só o desenvolvimento e promoção de soluções de sustentabilidade para os clientes, mas a disponibilização dessas soluções de forma sustentável por uma organização, a SAP, focada em compromissos ambientais de longo prazo.

Sobre a BCSD
O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2001 pela iniciativa das empresas Sonae, Cimpor e Soporcel – empresa que integra o grupo Portucel Soporcel, associadas ao WBCSD – World Business Council for Sustainable Development – em conjunto com mais 33 empresas de primeira linha da economia nacional, com a missão de transpor para o plano nacional os princípios orientadores do WBCSD. O BCSD Portugal é uma coligação de 130 empresas nacionais que partilham entre si o compromisso para com os princípios do desenvolvimento sustentável através dos três pilares: crescimento económico, equilíbrio ambiental e progresso social. Estão representados no Conselho a maioria dos sectores empresariais em Portugal. O BCSD Portugal beneficia também da rede regional do WBCSD, composta por conselhos empresariais nacionais e organizações parceiras que representam um grupo vasto de líderes empresariais a nível mundial.

Tags: