IDC Posiciona SAP como Líder do Mercado Global de Business Intelligence

September 21, 2010 by SAP News 0

Na Área de Gestão de Desempenho Financeiro e de Gestão Estratégica, as Soluções SAP Cresceram Mais Que o Mercado Nos Últimos Quatro Anos

LisboaNo seu último relatório, a IDC coloca a SAP na liderança do mercado global de Ferramentas de Business Intelligence, medido pelas receitas de licenças de software e de manutenção.

O Relatório IDC “Worldwide Business Intelligence Tools 2009 Vendor Shares” concluiu que a SAP lidera este mercado com uma quota de mercado de 19,5%, que corresponde a receitas de $1,557¹ milhões de US dólares. No mercado das soluções de gestão de desempenho financeiro e de gestão estratégica (FPSM), o relatório IDC “Worldwide Financial Performance and Strategy Management Applications 2007-2009 Vendor Shares²” atribui à SAP uma quota de 23,7% e receitas de $535 milhões de US Dólares.

“Ainda que se verifique uma quebra geral do investimento nas tecnologias de informação, continuam a existir oportunidades de crescimento nestes dois mercados” afirma Dan Vesset, Vice Presidente, Business Analytics Solutions, da IDC. “Neste contexto, a SAP tem mostrado estar bem posicionada para endereçar as necessidades de aplicações analíticas de negócio e os requisitos específicos de business intelligence, gestão de desempenho financeiro e gestão estratégica”. Para a IDC, estas duas áreas integram o mercado de “business analytics”, em conjunto com as áreas de analítica de gestão de relacionamento com clientes (CRM), cadeia de abastecimento (Supply Chain), recursos humanos e operação de serviços.

Em 2009 o mercado de “Business Intelligence” (BI) continuou a crescer, apesar do descréscimo do mercado das tecnologias de informação, com as soluções de BI do portfolio SAP Business Objects a liderar o mercado com uma quota de 20%. Refira-se que no último ano a SAP lançou o software “SAP Business Objects Exporer”, que permite explorar rápida e intuitivamente todo o tipo de dados, vindos de todo o tipo de sistemas, sejam eles SAP ou não. Também o lançamento da solução “SAP Business Objects BI OnDemand” veio dar a utilizadores pontuais de BI um conjunto de aplicações fácil de utilizar a preços flexíveis.

O extenso naipe de soluções de gestão de desempenho empresarial (EPM) da SAP explica o continuado crescimento desta área, acima da média do mercado. O portfolio SAP inclui soluções de grande sucesso em áreas como a gestão estratégica, a gestão de custos e de rentabilidade, planeamento, consolidação e gestão de risco. “A crescente integração das soluções de gestão de sustentabilidade e do portfolio de soluções de gestão de desempenho empresarial, com as soluções de business intelligence da SAP posicionam a empresa para continuar a crescer nesta área, este ano e para além de 2010”, afirma a IDC no seu relatório.

“Lideramos nestas áreas porque temos o mais abrangente portfolio de soluções integradas de BI e de gestão de desempenho empresarial. E porque estamos a permitir que as empresas e organizações facultem aos seus colaboradores – da gestão às operações – informação instantânea sobre todas as áreas de negócio, o que ajuda cada um deles a contribuir para o sucesso da empresa”, referiu a este propósito Maria Luísa Silva, BI Sales Executive da SAP Portugal. “As empresas estão a preferir as soluções SAP porque nos reconhecem capacidades únicas. Implementamos as soluções de forma rápida, numa plataforma avançada que funciona nos mais diversos ambientes informáticos, libertando os clientes para a gestão e eficiência do seu negócio”.

¹ IDC, Worldwide Business Intelligence Tools 2009 Vendor Shares, Doc #223725, Jun 2010
² IDC, Worldwide Financial Performance and Strategy Management Applications 2007–2009 Vendor Shares, Doc #223923, Jun 2010

Tags: , ,