SAP Lança Solução de Gestão da Pegada de Carbono à Escala Global

October 13, 2010 by SAP News 0

Nova Versão da Solução SAP Carbon Impact on Demand Com Suporte Multilingue Para 50 Países, Não Requer Instalação

LisboaA SAP anuncia hoje o lançamento de uma nova versão da solução SAP Carbon Impact OnDemand, uma solução web de gestão da redução da pegada de carbono e dos gastos em energia em cada empresa e na respectiva cadeia de produção.

Esta solução – desenvolvida para uma economia globalizada – apoia o reporte, análise e redução da emissão de gases com efeito de estufa e do consumo de energia, de forma económica. O software possibilita a adaptação rápida das estratégias ambientais das empresas aos mercados em evolução constante e à mercê da volatilidade dos custos de energia e da regulamentação cada vez mais restrita.

O SAP Carbon Impact OnDemand 5.0 é uma solução web que não requer qualquer tipo de instalação e oferece um grande conjunto de vantagens para as empresas, que têm de responder adequadamente às crescentes pressões para a redução dos custos energéticos e das emissões de carbono:

  • Cria benchmarks e um inventário credível da performance ambiental da empresa e de todas as suas subsidiárias e filiais, com recurso a suporte multilingue para mais de 50 países – o mais completo de todas as soluções nesta categoria.
  • Reduz de forma significativa o tempo e os custos do reporte e melhora a qualidade dos dados através da automatização da recolha de dados de muitos tipos de sistemas – desde sistemas de monitorização e sistemas de “utilities”, até aplicações de terceiros e ERPs SAP.
  • Suporta poupanças consistentes através do desenvolvimento de estratégias de optimização do consumo de energia e das emissões de carbono, com recurso a parâmetros financeiros e operacionais, na empresa e na respectiva cadeia logística.
  • Acelera o cumprimento de objectivos internos de sustentabilidade, motivando os colaboradores com programas de colaboração e de incentivos.

O SAP Carbon Impact OnDemand é a primeira solução SAP desenvolvida de raiz para funcionar “na nuvem” com as vantagens associadas a este modelo, como o facto dos utilizadores começarem a usar a aplicação de imediato, com custos reduzidos à partida. Adicionalmente, a SAP garante a integração imediata da solução com aplicações SAP pré-existentes, a consistência dos processos, a flexibilidade da solução e custos reduzidos de infraestrutura mesmo em situações de crescimento.

“A incerteza e a volatilidade dos preços da energia, bem como as preocupações crescentes dos consumidores, ONG’s e Governos com o impacto ambiental das empresas constituem um enorme desafio” referiu Peter Graf, Responsável Global de Sustentabilidade da SAP e Vice Presidente para as Soluções de Sustentabilidade. “As organizações precisam de reportar de forma credível, e de reduzir de forma rentável, as suas emissões de carbono, em cada mercado e à escala global. O que implica a capacidade para recolher os dados de todo o tipo de sistemas; Criar benchmarks e melhores práticas para orientar as estratégias de redução do impacto ambiental; Mobilizar os colaboradores e os fornecedores para a mudança. Neste contexto, a nossa solução surge como fácil de utilizar e eficaz no apoio à execução de uma estratégia de sustentabilidade à escala global”.

Um número crescente de empresas estão a utilizar o SAP Carbon Impact OnDemand para implementar estratégias de redução do impacto ambiental, como a Arch Chemicals; Autodesk e Fisker Automotive. Uma dessas empresas é a própria SAP, que usa a sua solução para analisar os seus gastos energéticos e a evolução da sua pegada de carbono. O SAP Carbon Impact OnDemand permitiu identificar áreas susceptíveis de melhoria em termos ambientais, como as viagens, centros de dados, edifícios e a utilização de energia renovável. Contribuiu igualmente para a redução dos tempos de reporte, permitindo à SAP passar a publicar indicadores trimestrais sobre o seu desempenho nestas áreas da sustentabilidade.

Para mostrar como esta solução pode fazer a diferença, a SAP criou um centro virtual com demonstrações, casos de referências e benchmarks de sustentabilidade, bem como ferramentas de avaliação ambiental, cálculo do ROI e construção de cadernos de encargos. Mais informação sobre a aplicação está disponível em www.sapcarbonimpact.com.

Tags: , ,