Mota-Engil Gere Estratégia Internacional com Soluções SAP

November 22, 2010 by SAP News 0

LisboaCom mais de 180 empresas em 19 países, o Grupo Mota-Engil é um dos maiores grupos empresariais portugueses na área da construção, infra-estruturas e obras públicas. Para guiar a sua estratégia de negócio e de expansão internacional, o Grupo adoptou soluções SAP de gestão do desempenho empresarial para monitorizar a execução estratégica e identificar potenciais problemas de negócio.

A solução SAP BusinessObjects Strategy Management está a ser utilizada no âmbito da iniciativa “Ambição 2013”, um plano estratégico de promoção do crescimento do grupo através de uma estratégia de diversificação dos negócios nos mercados internacionais.

Visão integrada do desempenho é crucial para implementação da estratégia de negócio

“Para executar com sucesso esta visão estratégica, a Mota-Engil implementou uma metodologia e um conjunto de processos de balanced scorecard como ferramenta de monitorização do progresso do programa estratégico”, afirmou Tiago Cruz, Sub-director de Planeamento e Controlo de Gestão do Grupo Mota-Engil, presente na Conferência SAP Insider Financials 2010, em Barcelona, para apresentar este caso de sucesso. “A solução SAP veio responder à necessidade de operacionalizar o processo numa plataforma agregadora de informação que potenciasse a visão integrada dos temas, a percepção conjunta da evolução das variáveis-chave e a monitorização da implementação operacional da estratégia.”

A solução permite aos gestores da Mota-Engil ter um panorama unificado de todos os projectos em curso e ter informação específica de cada unidade de negócio, em formato “scorecard”, monitorizando indicadores de desempenho (KPI’s – Key Performance Indicators) financeiros; de operações; marketing; inovação; etc. Estes indicadores estão devidamente estandardizados, o que permite todo o tipo de agregações e comparações entre os indicadores de desempenho e as métricas de cada unidade de negócio, nomeadamente numa perspectiva de alinhamento da execução com os objectivos estratégicos da iniciativa “Ambição 2013”.

Solução SAP permite identificar e agir antecipadamente sobre potenciais problemas

Os decisores do Grupo Mota-Engil têm recorrido à solução SAP para identificar e analisar pontos críticos e para reduzir riscos, identificando e agindo antecipadamente sobre potenciais problemas. Com a adopção da solução houve grandes ganhos em termos de produtividade e eficácia dos processos de recolha, consolidação e validação de dados, e com a disponibilização de dados, mais exactos e de maior qualidade.

Tags: , , , ,