SAP Lança SAP HANA Para Acelerar Análises Complexas de Negócio

December 14, 2010 by SAP News 0

Inovação Tecnológica Dinamiza Nova Geração de Aplicações de Negócio Para Resolver Desafios Complexos em Tempo Real

LisboaA SAP acaba de anunciar a disponibilização do software SAP HANA (SAP High-Performance Analytic Appliance) para processamento de dados “in memory”, fruto de um importante programa de co-inovação entre a SAP e os seus parceiros e clientes, e que irá dinamizar uma nova geração de aplicações analíticas de negócio.

A primeira dessas aplicações, a solução SAP BusinessObjects Strategic Workforce Planning, foi também hoje lançada no mercado, e graças ao SAP HANA, é agora capaz de processar, com muito maior rapidez, enormes quantidades de dados, utilizando um inovador motor de cálculo que permite que operações de processamento da aplicação tenham lugar directamente “in-memory”.

O motor de cálculo “in-memory”, que é o elemento central do SAP HANA, tem uma base de dados integrada e uma camada de cálculo que permite o processamento de quantidades massivas de dados em tempo real na memória principal, facultando resultados imediatos sobre análises e transacções.

“O SAP HANA e as primeiras aplicações nele baseadas estão a mostrar aos nossos clientes a velocidade sem precedentes da tecnologia “in-memory computing” e a extensão das demoras que toleram no âmbito dos sistemas existentes”, refere José Tavares, Senior Business Developer na SAP Portugal.”Os clientes com que temos colaborado estão a reconhecer a capacidade do SAP HANA para criar oportunidades e viabilizar soluções que não eram possíveis. Estas empresas estão a trabalhar sobre as possibilidades abertas pelo facto de terem ganho uma enorme capacidade adicional de analisar, simular e reagir sobre dados em tempo real”.

SAP Apresenta Primeira Aplicação Com SAP HANA

O software SAP HANA irá suportar uma nova geração de aplicações que permitirão que as empresas analisem em tempo real enormes quantidades de dados gerados pelas mais diversas fontes. A abordagem integrada e o novo paradigma de programação do SAP HANA possibilitam a simplificação das camadas computacionais e permitem que, pela primeira vez, a performance das aplicações possa beneficiar directamente das melhorias no hardware.

Neste contexto, a versão para “in-memory computing” do SAP BusinessObjects Strategic Workforce Planning beneficia da base de dados e do motor de cálculo “in-memory” para permitir aos decisores a análise rápida de relações complexas, a simulação de cenários de negócio e a visualização de como as mudanças organizacionais podem afectar o negócio. Os gestores de recursos humanos podem simular as necessidades de crescimento e o impacto de mudanças no conjunto dos colaboradores utilizando modelação predictiva. O que viabiliza a tomada informada de decisões sobre ajustamentos ou alocação de colaboradores em resultado de decisões de negócio, como uma aquisição ou a entrada em novos mercados.

Previsto o lançamento de mais aplicações baseadas no SAP HANA em 2011

Durante o próximo ano, e em colaboração estreita com parceiros e clientes, a SAP irá lançar mais aplicações baseadas no SAP HANA visando, por exemplo, ajudar as utilities a gerir o fornecimento de energia em tempo real; dar aos retalhistas capacidade para análises mais rápidas dos dados dos pontos de venda, e possibilitar previsões de vendas mais exactas para todos os tipos de empresas.

No âmbito do programa de co-inovação, a SAP aplicou a tecnologia agora disponibilizada ao mercado, num conjunto de problemas de negócio reais, com bons resultados e benefícios mensuráveis para as empresas envolvidas, como foi o caso da Hilti (produtos para indústria da construção), Future Group (grande retalhista multi-formatos) ou Coca-Cola Hellenic (indústria alimentar).

Alguns resultados conseguidos no âmbito do programa de co-inovação:

  • Processamento em menos de um minuto de um conjunto complexo de relatórios e de buscas no âmbito de 500 mil milhões de registos de ponto de venda, graças a algoritmos únicos de processamento “multi-core” actuando num sistema com dez “blades” de 32 “cores”;
  • Capacidade de escalar a performance de forma linear e proporcional às melhorias no hardware, proporcionando às empresas a capacidade de instalar sistemas com mil ou mais “cores” que possibilitam análises complexas em tempo real;
  • Domínio das técnicas de computação paralela massiva para aplicações empresariais com recurso ao motor de computação “in-memory”, com benefícios demonstrados na performance destas aplicações.

“Para além do valor acrescentado em termos de analítica de negócio, o SAP HANA possibilita novas aplicações que resolvem questões que permaneciam sem resposta” afirmou José Tavares, Senior Business Developer na SAP Portugal. “Ao combinar novas técnicas de desenvolvimento de software e modelos de programação com inovação no desenho de sistemas, conseguimos trazer para o mercado excelentes soluções capazes de velocidades sem precedentes”. Neste contexto, a SAP foi igualmente capaz de optimizar a interacção entre aplicações e base de dados, e consolidar camadas aplicacionais com reflexo na performance das soluções. Situações reais de processamento foram reduzidas de duas ou três horas para dois ou três segundos.

Para mais informação sobre as soluções SAP HANA, visite-nos em http://www.sap.com/business-analytics/high-performance-analytics/index.epx.

Tags: ,