SAP Lança Solução Para Uma Gestão Mais Eficiente das Prestações Sociais

March 30, 2011 by SAP News 0

SAP Social Services Management for Public Sector Beneficia da Experiência Dinamarquesa Para Melhorar a Gestão e Pagamento de Prestações Sociais pelo Estado

LisboaCom o universo das prestações sociais públicas em constante evolução e sob renovada pressão devido à crise económica, a inovação tecnológica está tornar-se numa das vias prioritárias para as entidades públicas que procuram tornar mais eficiente o processo de alocação e pagamento das prestações sociais.

Neste contexto, a SAP anuncia hoje a disponibilização em Portugal da solução SAP Social Services Management for Public Sector, desenhada para os serviços públicos encarregados de administrar e pagar prestações sociais ao nível central, regional e local. A nova solução beneficia particularmente da experiência da administração pública dinamarquesa, universalmente vista como exemplar não só na eficiência, como na obtenção dos melhores resultados sociais, com uma filosofia de rigor na administração dos recursos.

No contexto da alocação e pagamento de prestações sociais, a solução SAP simplifica e agiliza processos administrativos e fluxos de tarefas, aumentando a transparência das decisões e permitindo que os funcionários decidam sobre a alocação das prestações de forma mais eficiente e eficaz. A solução suporta múltiplos programas de apoio social e integra os respectivos requisitos legais, sejam as prestações sociais relacionadas com a família, desemprego, reforma, situações de invalidez, deficiência ou carência socio-económica.

“Apesar dos deficits públicos e dos cortes orçamentais, a pressão sobre os Estados para que prestem serviços sociais de forma eficaz e atempada não pára de crescer. As mudanças demográficas, a crise económica e as mudanças sociais trazem desafios adicionais para o futuro. Adicionalmente, os cidadãos esperam melhor atendimento e serviços, bem como uma capacidade de resposta mais rápida e individualizada,” observa Paulo Coelho, Director de Desenvolvimento de Negócio e Soluções da SAP Portugal.

A solução da SAP automatiza diversos processos administrativos e de pagamento das prestações sociais e proporciona uma visão unificada de cada cidadão, ajudando a garantir que o tipo de apoio proporcionado pelo Estado é o mais adequado e justo para o cidadão e o mais eficaz para assegurar que este continue a ser um membro activo da sociedade.

Solução Suporta Gestão de Dossiers Individuais de Beneficiários de Prestações Sociais

Uma das funcionalidades mais valorizadas da solução é a capacidade para gerir os processos de atribuição de prestações sociais de forma automatizada, contínua e associada a dossiers individuais de beneficiários. A informação ou formulários entregues pelos candidatos ou beneficiários das prestações entram automaticamente no sistema e integram o dossier do beneficiário, desencadeando as necessárias verificações, recomendações e pedidos de informação adicional. A decisão de atribuição da prestação gera um plano para o beneficiário que integra as razões de atribuição, tipo de prestação, regularidade, montantes, obrigações associadas, etc.

Em simultâneo, a solução possibilita a gestão partilhada do processo em função das atribuições e responsabilidades dos funcionários e das entidades envolvidas, bem como a sua supervisão e auditoria por entidades ao nível central. A integração automática dos requisitos regulamentares, procedimentos administrativos e processos financeiros e orçamentais alivia os funcionários das tarefas mais repetitivas e de menor valor acrescentado.

“Soluções como esta fazem parte das ferramentas de um número crescente de administrações públicas que procuram gerir com eficiência orçamentos reduzidos através da automatização, transparência e de processos de decisão mais rápidos”, refere Paulo Coelho. “Paralelamente, estamos a abrir caminho para uma administração mais produtiva e ao mesmo tempo mais capacitada para prestar um serviço individualizado e de qualidade.”

Para mais informação por favor consulte http://www.sap.com/industries/publicsector/index.epx.

Tags: ,