Ascendi Usa Solução SAP Para Instalar Rapidamente Auto-Estradas com Sistema de Portagem Electrónica

May 2, 2011 by SAP News 0

Solução SAP Electronic Toll Collection Assegura Cobrança, Operações Financeiras e Administrativas, e Atendimento Das Concessões Costa da Prata e Grande Porto

LisboaA Ascendi, entidade gestora e operadora de infra-estruturas de transportes, implementou recentemente em cerca de 160 kms de Auto-Estradas, com grande sucesso, um sistema de portagens exclusivamente electrónicas, suportado na solução SAP Electronic Toll Collection. O sistema abrange as concessões Costa da Prata e Grande Porto, que ficaram dotadas de uma infraestrutura de portagens electrónica (sem portagens manuais), com 48 pontos de cobrança.

Este sistema é suportado por uma solução SAP, implementada pela Accenture, a qual assegura as cobranças e um conjunto de operações administrativas e financeiras ligadas às cerca de 200 mil viagens registadas diariamente nas vias daquelas concessões. Esta solução suporta também a operação de centro de atendimento e assegura as ligações com os sistemas existentes nas restantes concessões da Ascendi, bem como com as entidades ligadas à cobrança, como a Via Verde, os CTT e a SIBS.

Um Projecto complexo e sensível dada a visibilidade e o impacto social e económico da mudança

Uma portagem exclusivamente electrónica é uma portagem em que a cobrança da taxa de portagem assenta na identificação electrónica do veículo no momento da passagem no ponto de cobrança, ou, na ausência desta, na recolha da imagem da matrícula. Para Pedro Pinto, Director de Sistemas de Informação e Director de Portagens da Ascendi, “este projecto era não só complexo, como sensível, dada a visibilidade e o impacto social e económico desta mudança. Pelo que foi importante que a solução, que se distingue pelo seu grau de inovação, tivesse correspondido às expectativas e o projecto tivesse decorrido como programado.” Neste contexto, refira-se que este projecto foi recentemente premiado com um IDC CIO Award 2011. Criados pela IDC, empresa líder mundial na área de “market intelligence” para os mercados das Tecnologias de Informação, estes prémios tem como objectivo distinguir projectos de inovação com grande impacto nas organizações e empresas, suportados por tecnologias de informação, em Portugal.

A Ascendi iniciou a sua actividade em 1999, sendo actualmente uma das maiores concessionárias de auto-estradas e outras infra-estruturas de transportes em Portugal, responsável por uma rede de cerca de 1628 Km. A Ascendi tem vindo a consolidar a sua afirmação global, evidenciada numa posição de liderança em Portugal e numa presença activa em outros quatro países de três continentes (Espanha, México, Brasil e Moçambique), gerindo activos no valor de cerca de 4,1 mil milhões de euros.

“O projecto com a Accenture para a Ascendi mostrou a capacidade da solução SAP para integrar e estandardizar os processos de negócio envolvidos, inclusive nas áreas do atendimento e da facturação, com a sua complexidade e especificidade próprias”, refere Paulo Carvalho, Director-Geral da SAP Portugal. “Outros pontos fortes da solução foram a interoperabilidade, capacidade de interligação com terceiros, independência da tecnologia usada nas portagens e baixo custo de operação do sistema.”

A solução SAP Electronic Toll Collection é uma solução completa para operadores de infraestruturas rodoviárias. Suportado numa plataforma integrada, o motor de facturação SAP é uma tecnologia escalável com provas dadas, um enorme grau de automatização e uma grande flexibilidade, o que garante custos operacionais baixos. A componente de CRM da solução integra interfaces de utilizador adequados ao sector e que integram vários modelos de negócio independentes da tecnologia utilizada nas portagens. Adoptado por um conjunto crescente de operadores, a solução SAP é já uma tecnologia testada com cenários evolutivos consolidados, nomeadamente na vertente da criação de novos serviços e na vertente de interligação com o todo o tipo de sistemas utilizados no sector.

Para mais informação clique aqui.

Tags: , , ,