Symington Aposta na Gestão Integrada do Seu Negócio de Vinhos do Porto e Douro

May 9, 2011 by SAP News 0

Aos 130 Anos, o Maior Produtor e Exportador de Vinhos do Porto de Categorias Especiais Aposta em Solução SAP Para Reforçar Competitividade e Controlo de Gestão, da Vinha ao Cálice

LisboaA Família Symington, um dos maiores expoentes actuais de um dos mais antigos negócios exportadores de Portugal, os vinhos do Porto e Douro, irá implementar nos próximos meses, com a SoftINSA, uma solução SAP. O objectivo é ganhar competitividade no mercado global e reforçar o controlo de gestão num negócio complexo, que se estende das quintas do Douro à comercialização em mais de 60 países.

A Symington Family Estates é o principal produtor de vinhos do Porto de categorias especiais, onde pontificam marcas como a Graham’s, Dow’s, Warre’s, Cockburn’s, Smith Woodhouse, Quinta do Vesúvio, Martinez, Gould Campbell e Quarles Harris. Estas marcas representam cerca de um terço das vendas mundiais de Porto de categorias especiais, em volume e em valor. A família Symington, ligada à produção e comercialização de vinhos desde há 350 anos, continua, na sua sétima geração, a gerir este negócio centenário, que inclui a propriedade e gestão de 23 quintas e dez adegas especializadas, na região Demarcada do Douro.

As preocupações com a excelência continuam a ser uma preocupação central do negócio, como provam as 40 distinções conquistadas em 2010, e a recente atribuição de 100 pontos pela Wine Spectator ao Dow’s Porto Vintage 2007, o primeiro vintage do século XX a obter tal distinção.

“Com esta solução vamos procurar, sobretudo, ganhar competitividade através do reforço do controlo de gestão e de uma maior integração de processos”, refere Manuela Caldeira, responsável dos Serviços de Informática da Symington. “O nosso negócio abrange toda a cadeia de valor dos Vinho do Porto e Douro, que é bastante complexa, integrando agricultura, vinificação, envelhecimento, engarrafamento e comercialização, sempre com enormes preocupações de qualidade.”

Solução integra gestão empresarial e processos agrícolas, de vinificação, envelhecimento, engarrafamento e comercialização de vinho

Na base da decisão da Symington está o potencial e as provas dadas da solução SAP, bem como a extensa experiência de negócio do parceiro integrador, a SoftINSA, com diversas implementações na indústria agro-alimentar, inclusive no sector vinícola. A experiência consolidada neste sector, permitiu à SoftINSA, apresentar soluções de implementação que enderecem os requisitos de negócio do grupo Symington.

“O grau de abrangência da solução SAP no negócio dos Vinhos do Porto e Douro, desde a fase de vindima até à comercialização, vai dotar a Symington de um sistema integrado e robusto, permitindo a monitorização de processos ao longo de toda a sua cadeia de valor e a prática das melhores decisões de gestão”, refere Henrique Mourisca, ERP Director da SoftINSA.

A solução SAP ERP irá substituir um conjunto heterogéneo de aplicações que gerem aspectos específicos do negócio da Symington, permitindo uma melhor integração de dados e de informação. Na vertente tecnológica, a adopção de uma solução standard irá impulsionar a adopção de boas práticas e a revisão dos processos de negócio e permitirá a redução dos custos de propriedade e manutenção das aplicações informáticas.

“A actual geração de soluções SAP incorpora um enorme património de boas práticas de negócio e permite o recurso a um ecossistema de parceiros com conhecimento de negócio em praticamente todos os sectores da economia,” refere Paulo Carvalho, Director-Geral da SAP Portugal. “Por outro lado, a solução é muito completa, de fácil utilização e tem uma grande flexibilidade, o que, no caso da Symington, significa, não só a capacidade de manter e integrar aplicações muito específicas, como de salvaguardar o futuro em termos de escalabilidade e extensão da solução adoptada.”

A solução SAP ERP permite melhorar a eficiência e o alinhamento estratégico dos processos financeiros, operacionais e de capital humano. Ao melhorar a produtividade e a visão do negócio, traz aos decisores uma capacidade renovada de se adaptar rapidamente, e com eficiência, às novas necessidades do mundo dos negócios, do mercado e do próprio sector de actividade.

Para mais informação http://www.sap.com/portugal/sme/index.epx.

Sobre a SoftINSA:
A SoftINSA – Engenharia de Software Avançado, Lda., empresa do Grupo IBM, é especialista na oferta de serviços profissionais integrados no âmbito das tecnologias de informação, desenvolvendo a sua actividade no mercado português desde 1998. No seu abrangente leque de serviços, a SoftINSA, cobre todas as áreas de actuação necessárias, podendo dar apoio não só em áreas específicas, bem como na arquitectura global das soluções. O seu portfólio engloba serviços de consultoria, soluções de desenvolvimento e manutenção aplicacional e serviços de suporte e administração de infra-estruturas e sistemas.
Conta actualmente com uma equipa de 170 Técnicos e Consultores especializados no desenvolvimento, implementação e gestão das soluções que melhor se adaptam às necessidades dos seus clientes, contribuindo para que as suas empresas sejam mais competitivas e rentáveis. Visite a página da SoftINSA em www.softinsa.pt

Tags: , , , ,