Hospital de Santa Maria Investe em Gestão Integrada

June 27, 2011 by SAP News 0

Um dos maiores Centros Hospitalares do País Adopta Solução SAP Para Melhorar Informação de Gestão e Controlo de Custos

LisboaO Centro Hospitalar de Lisboa Norte, um dos maiores centros hospitalares do País, com 1300 camas, mais de 6500 funcionários e um orçamento anual de 450 milhões de euros, está a implementar uma solução SAP de gestão integrada que entrará em funcionamento a tempo de suportar a implementação do orçamento de 2012, anunciou hoje a SAP em Portugal.

O Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN) integra os Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, dois importantes estabelecimentos universitários de referência do Serviço Nacional de Saúde português. A solução SAP irá assegurar a gestão integrada dos processos nas áreas de compras, financeira e logística de uma estrutura de grande dimensão e complexidade.

Com esta solução a gestão do CHLN procura dispor de uma ferramenta robusta, capaz de disponibilizar informação de gestão atempada, fiável e adequada – ao nível operacional, de gestão e estratégico – na expectativa de ganhos importantes em termos de rigor de gestão, controlo de custos e prossecução de oportunidades de poupança de recursos.

“Considerámos que o ERP da SAP seria a melhor opção, nomeadamente por ser uma solução já comprovada não só em termos internacionais como na área da Saúde. Temos uma estrutura grande e complexa e necessitamos de uma solução tecnológica mais elaborada que aquela que tínhamos, e que nos oferecesse garantias de integração entre a área financeira, as compras e a logística, com flexibilidade para responder prontamente às alterações legais e de negócio,” salienta Paulo Derriça, Director do Serviço de Sistemas de Informação do CHLN.

Implementação num prazo curto e visando o retorno imediato do investimento

O projecto de implementação iniciou-se em Março deste ano e entrará em produção no segundo semestre de 2011. Conforme explica Paulo Derriça, “foi nosso objectivo que o projecto no CHLN decorresse num prazo curto, de modo a que o retorno do investimento efectuado começasse a ser sentido de imediato.” No próximo ano fiscal, o Centro Hospitalar deverá estar já a colher plenamente todos os benefícios e ganhos de produtividade decorrentes da utilização da solução da SAP.

O Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN) assegura importantes funções integradas de prestação de cuidados de saúde, de formação pré, pós-graduada e continuada, e de inovação e investigação, constituindo-se como uma unidade essencial dentro do sistema de saúde português. Nele estão presentes capacidades notáveis ao nível dos recursos humanos, das técnicas praticadas e do saber acumulado.

Instituição de referência procura cumprir missões de serviço público com maior eficiência de gestão

A implementação do SAP ERP vai permitir ao Centro Hospitalar ter um controlo mais apurado de custos e de resultados, gerir melhor toda a circulação e validação de documentos dentro da área financeira, efectuar melhores estimativas dos gastos – no fundo ter mais informação, e maior rigor e automatismo nos seus processos internos, libertando recursos para tarefas de maior valor acrescentado.

“Num contexto económico exigente, as organizações do sector da Saúde em Portugal podem beneficiar enormemente do investimento em optimização operacional e controlo de custos, e em integração e digitalização de processos. Neste contexto, a SAP tem as soluções, o conhecimento e as referências e está a conduzir uma forte aposta neste sector, com uma abordagem que privilegia os resultados imediatos e o retorno do investimento,” refere Paulo Carvalho, Director-Geral da SAP Portugal. “Com a solução SAP, o CHLN ficará com uma solução testada e bem suportada, que garante a sua autonomia, responde à complexidade e à evolução das suas necessidades, num quadro de custos baixos de propriedade e de grande capacidade de integração com outras soluções.”

A solução SAP ERP permite melhorar a eficiência e o alinhamento estratégico dos processos financeiros, operacionais e de capital humano. Ao melhorar a produtividade e a visão do negócio, traz aos decisores uma capacidade renovada de se adaptar rapidamente, e com eficiência, às novas necessidades do mercado e do próprio sector de actividade.

Tags: , , , , ,