SAP e Amazon Colocam Soluções Empresariais “na Nuvem”

August 24, 2011 by SAP News 0

SAP Certifica Amazon Web Services Para Disponibilizar Software SAP na Nuvem à Escala Global

LisboaA SAP e a Amazon Web Services anunciam hoje que as soluções SAP BusinessObjects e SAP Rapid Deployment passam a estar disponíveis na modalidade “a pedido” (on demand) através da Amazon Web Services (AWS), em resultado de uma parceria global que tem como objectivo dar aos clientes da SAP mais alternativas e maior flexibilidade na instalação e utilização de soluções de software empresarial, com recurso à mais recente inovação em “cloud computing”.

Esta parceria permite aos clientes da SAP utilizar os recursos da Amazon Web Services com a garantia de que estes foram testados, validados e certificados pela SAP para garantir o funcionamento das soluções na nuvem ao mesmo nível do funcionamento das soluções em servidores e plataformas virtuais.

Na sequência deste processo, a Amazon Web Services é agora um “SAP global technology partner”, tornando a Amazon num dos parceiros mais importantes da SAP ao nível da inovação tecnológica, com a missão de proporcionar aos clientes da SAP mais opções e melhor serviço no contexto da disponibilização e manutenção de soluções SAP “na nuvem”. Os clientes SAP poderão beneficiar do modelo de “pagamento por utilização” (pay per use) da Amazon, não só para reduzir os custos de infra-estrutura e de propriedade do software, como para adicionar ou subtrair capacidade e recursos à medida que os requisitos computacionais do negócio mudam, pagando só pelos recursos efectivamente utilizados.

Implementação e utilização de soluções SAP “na medida certa”

Numa primeira fase, a Amazon disponibiliza a suite completa das soluções SAP BusinessObjects e as soluções SAP Rapid Deployment sobre Linux. Ao longo dos próximos meses irão ser disponibilizadas mais soluções SAP, incluindo suporte a ambientes de gestão integrada (ERP) sobre instâncias SAP e Windows.

Com este objectivo estratégico, ambas as empresas realizaram um conjunto de testes para garantir que as soluções SAP disponibilizadas pela Amazon cumprem os mesmos requisitos das soluções disponibilizadas localmente (on premise). As linhas de orientação oficiais da SAP para a implementação de soluções permitem a configuração destas, de forma a garantir o melhor desempenho e um suporte atempado e eficaz a estas soluções. Um conjunto importante de parceiros e integradores irá disponibilizar serviços de suporte que integrarão planeamento, implementação e migração de soluções.

“Estas duas empresas valorizam muito a inovação” afirma Sanjay Poonen, presidente de soluções da SAP AG. “E este anúncio vem sublinhar o facto da SAP estar comprometida com a inovação contínua em cloud computing, oferecendo às empresas mais opções e maior flexibilidade na implementação e utilização das nossas soluções com recurso ao modelo de negócio da Amazon, que combina custos reduzidos com fiabilidade, estabilidade e segurança, numa fórmula certificada e disponível para os nossos clientes.”

“Para a Amazon Web Services é muito positivo trabalhar com a SAP para disponibilizar os nossos serviços a algumas das melhores, maiores e mais sofisticadas empresas no mercado global,” refere Andy Jassy, Vice Presidente Executivo da Amazon Web Services, adiantando que “os clientes SAP poderão beneficiar de preços reduzidos e flexíveis em implementações rápidas com suporte técnico credível que lhes permitirão focar-se no seu negócio e nas suas vantagens competitivas.”

Tags: ,