SAP HANA Chega a Portugal Para Acelerar Radicalmente as Análises de Negócio

September 27, 2011 by SAP News 0

SAP Anuncia Disponibilização de Solução Inovadora de Processamento de Dados “In-Memory” Para Analisar Grandes Volumes de Dados em Tempo Real

SAP HANA Regista Um dos Crescimentos Mais Rápidos da Procura na História das Soluções SAP

LisboaA SAP anuncia a disponibilização, em Portugal e no mercado global, da solução SAP HANA (SAP In Memory Appliance) para processamento de dados “in memory”. Esta tecnologia, que está a gerar um enorme interesse por parte das empresas, irá dinamizar uma nova geração de aplicações analíticas de negócio sobre uma infraestrutura tecnológica simplificada, em tempo real.

“O SAP HANA é fruto de um importante programa de co-inovação entre a SAP, os seus parceiros e clientes e foi disponibilizado a um conjunto limitado de empresas em Novembro passado, estando agora disponível para todas as organizações,” refere Maria Luísa Silva, Business Analytics Sales Executive da SAP Portugal. “Neste momento, a solução regista um dos crescimentos da procura mais rápidos da história da SAP, com um importante pipeline de projectos e clientes, também em Portugal.”

A solução SAP HANA cria um novo paradigma no processamento e tratamento de quantidades massivas de dados (SAP e não-SAP, estruturados e não-estruturados) em tempo real, criando oportunidades de negócio e permitindo melhores estratégias empresariais, mais adequadas a um contexto económico extremamente exigente. De forma autónoma ou em conjunto com novas aplicações analíticas e soluções SAP integradas, esta tecnologia permite aos decisores responder de uma forma diferenciada e muito mais eficiente aos desafios do seu negócio.

Esta é uma oferta que apresenta vantagens significativas para todos os sectores económicos. Em Portugal, são as Utilities, as Telecomunicações, a Banca, o Retalho e a Distribuição, as áreas em que a solução SAP HANA já está a demonstrar o seu potencial:

  • Um retalhista utilizou a solução para gerir as promoções com grande detalhe e assegurar a comunicação em tempo real com os clientes, com base em elementos dos seus sistemas e em informação dos dispositivos móveis dos clientes;
  • Uma empresa de produção e distribuição na área da energia está a utilizar a solução para recolher, tratar e analisar os dados de uma nova geração de contadores inteligentes, obtendo uma imagem em tempo real, com grande detalhe, dos padrões de consumo, e usar esta informação na reformulação de processos de negócio e estratégias comerciais;
  • Um operador de televisão por cabo reporta, com recurso a esta solução, uma evolução importante da compreensão das dinâmicas de audiência e consumo dos seus serviços interactivos, com uma acrescida capacidade para reagir com rapidez na oferta comercial e na gestão da publicidade interactiva associada aos seus serviços.

“As grandes organizações em Portugal são bastante maduras do ponto de vista dos seus sistemas de informação,” refere Maria Luísa Silva da SAP Portugal. “Mas há claramente espaço para ganhos de negócio a partir de uma capacidade superior de análise em tempo real de dados em crescimento explosivo, quer em quantidade, quer em diversidade. Existe um reconhecimento geral de que a capacidade de ser proactivo, e não reactivo, a partir de análises rápidas de grandes volumes de dados, criará novas e importantes oportunidades de negócio bem como importantes mudanças na gestão dos mesmos.”

O SAP HANA e as primeiras aplicações nele baseadas estão a mostrar aos clientes da SAP a velocidade sem precedentes da tecnologia “in-memory computing”. O motor de cálculo “in-memory”, que é o elemento central do SAP HANA, tem uma base de dados integrada e uma camada de cálculo avançado que permite o processamento de quantidades massivas de dados em tempo real na memória principal, facultando resultados imediatos sobre análises e transacções. A abordagem integrada e o novo paradigma de programação do SAP HANA possibilitam a simplificação das camadas computacionais e permitem que, pela primeira vez, a performance das aplicações possa beneficiar directamente das melhorias no hardware para permitir aos decisores, por exemplo, a análise rápida de relações complexas, a simulação de cenários de negócio e a visualização de como as mudanças organizacionais podem afectar o negócio.

Para mais informação visite as páginas sobre a solução SAP HANA.

Tags: