SAP Escolhe Portugal Para Instalar Novo Centro de Serviços Globais

December 14, 2011 by SAP News 0

Centro de Serviços em Portugal Entra em Funcionamento na Primeira Metade de 2012

LisboaA SAP anuncia hoje a escolha de Portugal para instalar um Centro de Serviços, uma importante infra-estrutura com um custo estimado em vários milhões de euros, e que irá permitir um salto qualitativo no apoio aos clientes da SAP em 22 países.

“É com grande satisfação que a SAP Portugal acolhe esta decisão de sediar no nosso País um centro de serviços SAP de nova geração, que irá reforçar a capacidade de prestação de serviços aos clientes da SAP em três continentes,” afirma Paulo Carvalho, Director Geral da SAP em Portugal. “A nova estrutura é uma clara aposta de longo prazo em Portugal, e na qualificação dos profissionais portugueses, para a exportação de serviços de alto valor acrescentado para o mercado global.”

O Centro de Serviços em Portugal entrará em funcionamento na primeira metade de 2012. No final desse ano planeia contar com uma equipa de cerca de 100 consultores, número que deverá continuar a crescer fortemente nos anos seguintes, com o objectivo de servir os clientes da SAP em mais de 20 países da Europa e Norte de África. Numa segunda fase, serão equacionados novos mercados em África e na América Latina. Este Centro irá também reforçar a capacidade da SAP para apoiar as empresas e organizações portuguesas na implementação de projectos inovadores no mercado nacional.

“O novo Centro de Serviços enquadra-se numa nova estratégia global da SAP para qualificar e fazer crescer fortemente a sua capacidade de apoiar os seus clientes, bem como de diminuir os prazos de entrega das nossas soluções de negócio,” refere José Duarte, Corporate Officer e Presidente de Global Services da SAP. “Neste contexto, Portugal apresenta importantes vantagens competitivas pela sua localização, boas infraestruturas e enquadramento, custos competitivos, recursos qualificados e uma clara abertura a outras culturas.”

Forte Investimento na Contratação e Qualificação de Jovens Licenciados

Este Centro de Serviços em Portugal surge de uma estratégia global que visa corresponder ao crescimento da procura de soluções inovadoras da SAP, criando uma nova estrutura de serviços, culturalmente mais próxima dos mercados alvo e com uma capacidade acrescida de servir, mais rapidamente, as necessidades de negócio dos clientes, bem como de suportar mais projectos a uma escala local e regional.

O novo Centro de Serviços irá criar emprego qualificado, em particular com a contratação e formação de jovens licenciados para a prestação de serviços em novas áreas tecnológicas, como a mobilidade empresarial, a informação analítica de negócio ou a computação “in memory”. O centro terá igualmente competências na implementação acelerada de soluções de negócio para clientes de diferentes sectores de actividade, nomeadamente energia, telecomunicações, retalho, banca e seguros, entre outros.

SAP em Portugal

Recorde-se que a operação da SAP em Portugal atingiu em 2010 um volume de negócios de 52,4 milhões através da aposta forte numa nova geração de soluções nas áreas da gestão do desempenho empresarial, analíticas de negócio, apoio à decisão em tempo real, gestão de processos e mobilidade.

Em Portugal, a SAP tem actualmente soluções em mais de 2250 organizações e empresas, das quais 65% são PME, sendo este um segmento em forte crescimento. Tradicionalmente, a SAP tem uma presença forte nas empresas líderes nos seus sectores, estando presente em 18 empresas do PSI-20 e em 67 das 100 maiores empresas em Portugal (Ranking Exame, dados de 2009).

Para responder aos desafios das empresas na criação de valor e na implementação de soluções, a SAP conta com um forte ecossistema em Portugal que abrange 51 empresas e mais de 2200 profissionais qualificados (todos os anos têm lugar cerca de um milhar de acções de formação e certificação no Universo SAP), responsável por um volume de negócios associado a soluções SAP estimado em 150 milhões de euros em 2010.

Recorde-se que a SAP está em Portugal desde 1993, contando actualmente com uma centena de profissionais no seu escritório em Porto Salvo. Em Portugal, a SAP detém uma liderança inequívoca em soluções de gestão empresarial, para qualquer sector de actividade, com uma presença crescente no mercado das empresas de pequena e média dimensão.

Tags: