SAP Na Liderança em Sistemas de Negócio Para a Banca

February 9, 2012 by SAP News 0

Gartner Posiciona SAP no “Quadrante dos Líderes” em Relatório sobre “International Retail Core Banking”

LisboaA SAP anuncia hoje que a Gartner, reputado analista do mercado de tecnologias de informação e comunicações, a colocou no “quadrante dos líderes” no seu relatório “Magic Quadrant for International Retail Core Banking, 2011″¹, devido à “capacidade de execução” e à “abrangência da visão” neste mercado específico.

“Estamos muito satisfeitos por vermos reconhecida pela Gartner a nossa capacidade de liderança em soluções core para a banca “, afirmou Joaquim Freire, sales executive para serviços financeiros da SAP Portugal. “Construímos uma posição forte no ecossistema da tecnologia para o negócio da Banca e a nossa abordagem integrada para sistemas de negócio bancário standardizados tem tido uma excelente receptividade nas Insituições Financeiras. Em 2012, iremos reforçar a nossa oferta nesta área com inovações que irão viabilizar importantes ganhos de negócio neste sector. Refiro-me às nossas soluções de mobilidade empresarial para clientes e às novas capacidades de business analytics em tempo real com a tecnologia “in memory” do SAP HANA”.

Neste mercado, as substituições de sistemas de negócio com incorporação de arquitecturas-orientadas-a-serviços (SOA) estão em crescimento. Conforme se refere neste relatório da Gartner: “A evolução tecnológica para sistemas de negócio baseados em componentes com uma lógica SOA, está em crescendo devido à maior flexibilidade destes sistemas. À medida que os fornecedores de tecnologia aderirem a este tipo de solução (através de aquisições, desenvolvimento ou migração), esta lógica de “repositório de soluções” irá encorajar a standardização. Esta tendência é consistente com as grandes tendências tecnológicas sectoriais, em que observamos a adopção crescente de soluções SOA ou SOA combinado com EDA (arquitectura-orientada-a-eventos)”.

O portefólio de soluções SAP para a Banca combina funcionalidades de negócio com uma arquitectura integrada standardizada assente em princípios SOA. Neste contexto, oferece um grande conjunto de soluções desenhadas de raiz para todos os aspectos de um negócio moderno de banca: empréstimos, depósitos, pagamentos, compliance e fidelização de clientes, bem como soluções modulares para Leasing e Colaterais. Tendo como base a plataforma tecnológica SAP NetWeaver, estas soluções viabilizam um modelo de negócio mais aberto, inovador e rentável.

Para a Gartner, as empresas líderes são definidas como “fornecedores que mostram metodologias de desenvolvimento fortes, com uma estratégia mensurável para desagregar as funcionalidades de software para o negócio bancário em elementos baseados em componentes. Muitos detêm metodologias de garantia da qualidade ou estão a cumprir um plano que os levará à certificação. Outros detêm um forte conhecimento sistematizado do negócio bancário e têm importantes canais de marketing e de vendas. Embora a maioria dos fornecedores neste quadrante tenham uma posição estável, outros estão claramente em transição com processos amadurecidos ou/e produtos em rápida evolução.”

Para mais informações visite a página de soluções SAP para Banca.

Sobre o “Magic Quadrant”
A Gartner não recomenda qualquer fornecedor, serviço ou produto que figure nos seus relatórios, e não aconselha os seus clientes a optar apenas pelos fornecedores mais bem classificados. As publicações da Gartner consistem em opiniões da sua organização e não podem ser vistas como sendo factuais. A Gartner dissocia-se de todo o tipo de garantias, expressas ou implicitas, que digam respeito a este relatório, incluindo qualquer tipo de garantia de negócio ou de adequação para uma finalidade especifica.
¹ Gartner “Magic Quadrant for International Retail Core Banking” by Don Free, September 21, 2011

Tags: ,