SAP Apresenta Estratégia para Crescer no Mercado das Bases de Dados

April 19, 2012 by SAP News 0

A empresa lança fundo de capital de risco de 118 milhões de Euros e investe 257 milhões de Euros em programa para adopção da plataforma SAP HANA

LisboaA SAP, líder de mercado em software de aplicações empresariais, apresentou o calendário das inovações que irão transformar os mercados das bases de dados e da mobilidade. O membro do conselho executivo da SAP para a Inovação e Tecnologia, Vishal Sikka, apresentou a estratégia da empresa para a plataforma de dados em tempo real da SAP, que inclui a plataforma SAP HANA, as soluções de gestão de dados da Sybase e as soluções da SAP de gestão de informação empresarial (EIM). A SAP anunciou também as inovações para a sua plataforma de dados em tempo real, que incluem:

  • Disponibilidade para utilização geral do SAP NetWeaver Business Warehouse (SAP NetWeaver BW) para SAP HANA;
  • Disponibilidade para utilização geral do SAP Sybase Adaptive Server Enterprise (ASE), como uma opção de base de dados para as aplicações SAP Business Suite;
  • Planos para lançar um fundo de capital de risco de 155 milhões de Dólares (118 milhões de Euros) para start-ups desenvolverem sobre a nova plataforma e um programa de incentivos de 337 milhões de Dólares (257 milhões de Euros) para os clientes passarem para a SAP HANA.

“A SAP está a redefinir o mercado das bases de dados ao combinar a inovação e a competência da SAP e da Sybase”, disse Hasso Plattner, presidente do conselho de supervisão da SAP. “O seu foco principal é a inovadora, e já com provas dadas, base de dados in-memory SAP HANA, que ajuda os clientes a ter acesso e a disponibilizar informação com uma velocidade sem precedentes, chegando a ser 100.000 vezes mais rápida que anteriormente, permitindo-lhes ver novas formas de gerirem os seus negócios. Os clientes podem utilizar os seus sistemas actuais de forma mais eficiente, ao mesmo tempo que adoptam novas tecnologias”.

Como parte da estratégia de dar aos seus clientes uma plataforma em tempo real lógica para todas as transacções e analíticas de gestão, a SAP irá alavancar os produtos líderes de mercado de gestão de dados e de mobilidade da Sybase. Com a integração progressiva e contínua dos produtos da SAP e da Sybase, os clientes terão capacidades sem precedentes para realizar transacções, mover, armazenar, processar e analisar dados em tempo real, ao mesmo tempo que reduzem custos graças a um ambiente e a capacidades de gestão comuns.

A plataforma de dados em tempo real da SAP simplificará os níveis de complexidade e disponibilizará capacidades sem precedentes nas aplicações de próxima geração “big data” e analíticas, bem como suporte melhorado para aplicações móveis e cloud – tudo com o mínimo de perturbações para o cliente.

A SAP apresentou os detalhes do calendário de lançamentos, as áreas estratégicas de inovação e o investimento no seu portfólio de base de dados para aumentar a liderança do mercado de base de dados até 2015:

  • Plataforma SAP HANA: Esta plataforma in-memory de vanguarda está concebida para ser o núcleo da plataforma de dados em tempo real da SAP, oferecendo desempenho excepcional e inovação para a próxima geração de aplicações.
  • SAP Sybase ASE: A intenção é a solução SAP Sybase ASE ser uma opção para as aplicações SAP Business Suite enquanto o SAP HANA será direccionado para aumentar o processamento excepcional de transacções em SAP Sybase ASE com capacidades de reporte em tempo real.
  • SAP Sybase IQ Server: Com o SAP Sybase IQ, a empresa planeia disponibilizar a gestão de dados para analítica de “big data”, oferecendo um custo total de propriedade (TCO) excepcional. A integração progressiva com o SAP HANA tem como objectivo disponibilizar um armazém inteligente para dados antigos/arquivados. O SAP Sybase IQ está pensado para partilhar capacidades comuns e a gestão do ciclo de vida com a plataforma SAP HANA.
  • SAP Sybase SQL Anywhere: Esta base de dados líder no mercado móvel e embebida com milhões de instalações pretende ser a base de dados front-end para a plataforma SAP HANA, alargando o seu alcance a aplicações móveis e embebidas em tempo real.
  • SAP Sybase PowerDesigner software: Está previsto que este software de modelação de dados, arquitectura de informação e orquestração seja a base da solução de modelação da SAP para a plataforma em tempo real, disponibilizando uma larga base de competências aos clientes.
  • SAP Sybase Event Stream Processor (ESP), SAP Sybase Replication Server e soluções SAP para EIM: A intenção de combinar estas ofertas é disponibilizar avaliação dos dados e integração de batch, captura de dados modificados em tempo real e integração na plataforma de dados em tempo real da SAP.
  • Plataforma de dados em tempo real integrada com Hadoop: A SAP planeia que a SAP HANA e o Sybase IQ aumentem o suporte de acesso a fontes “big data” como a Hadoop e ofereçam uma infraestrutura de pré-processamento profundamente integrada.

SAP NetWeaver Business Warehouse para SAP HANA Disponível para Utilização Geral

O SAP NetWeaver Business Warehouse para SAP HANA entrou em desenvolvimento a 7 de Novembro de 2011 e em cinco meses atingiu as metas necessárias para estar disponível para utilização geral. Os clientes que participaram nesta fase de desenvolvimento relataram ganhos significativos de desempenho do query, reduções massivas no tempo de carregamento e compressão do tamanho de dados, redução significativa da quantidade de dados para armazenar e para backup. Isto é o primeiro passo para permitir que a plataforma em tempo real da SAP seja utilizada para data warehouse e analítica.

“Ter informação em tempo real que combine os desejos dos nossos clientes e as promoções de marketing com a visibilidade da cadeia de abastecimento numa plataforma de dados de negócio sólida é uma mais-valia no nosso mercado”, disse Weijun Zhang, director adjunto da Volkswagen Xangai. “Com a SAP HANA temos uma grande oportunidade de melhorar bastante as nossas soluções de armazenamento de dados com o SAP NetWeaver BW para SAP HANA, reduzir consideravelmente a latência de dados e aumentar a velocidade. Podemos obter resultados das consultas em 45 segundos em vez de esperar 20 minutos para obter resultados “vazios” como ocorria quando trabalhávamos com o SAP NetWeaver BW sobre uma plataforma de dados baseada em disco”.

SAP Business Suite sobre SAP Sybase ASE Disponível para Utilização Geral em Abril

Com o SAP Business Suite sobre SAP Sybase ASE, a SAP pretende oferecer uma integração optimizada com o compromisso de disponibilizar aos actuais e potenciais clientes, soluções de base de dados e aplicações globais com uma manutenção integrada e novas versões sincronizadas. Como parte integrante da plataforma de dados em tempo-real da SAP, o SAP Sybase ASE traz para as aplicações SAP um sistema de gestão de bases de dados já com provas dadas que tem sido utilizado há mais de 25 anos em ambientes mission-critical de transacções e com elevada procura em todos os sectores. Com mais de 30 mil clientes, o SAP Sybase ASE tem uma base de clientes leal com uma taxa de satisfação de 97 por cento graças ao elevado desempenho, fiabilidade, suporte técnico excepcional e custo total de propriedade baixo. Os clientes que estão hoje em fase de produção com o SAP Business Suite sobre SAP Sybase ASE já estão a ver estes benefícios.

Fundo de Capital de Risco de 155 milhões de Dólares (118 milhões de Euros) para Start-ups e 337 milhões de Dólares (257 milhões de Euros) para Programa de Adopção de Base de Dados

Para impulsionar a inovação na comunidade de start-ups, a SAP está a criar um novo fundo de 118 milhões de Euros, gerido pela SAP Ventures. Com o nome “SAP HANA Real-Time Fund”, este fundo vai ser usado para apoiar e acelerar um ecossistema de empreendedores e investidores focalizados no desenvolvimento de aplicações em tempo real.

Por outro lado, a SAP está a cumprir a sua promessa de mudar as regras do jogo. A empresa está a dar prioridade aos seus investimentos baseados na informação dos clientes e lançou um programa “SAP HANA Adoption Program” no valor de 257 milhões de Euros destinados à adopção dos clientes do SAP HANA e da plataforma de dados em tempo real. Para qualquer cliente novo que migre de bases de dados legadas, a SAP irá investir nos serviços SAP Consulting para os clientes adoptarem e implementarem a SAP HANA. Por outro lado, a SAP anuncia o compromisso para os clientes que completaram a implementação da SAP HANA, oferecendo-lhes um programa de intercâmbio de licenças SAP HANA por qualquer outro produtos SAP licenciado previamente, durante 18 meses, caso não estejam satisfeitos.

“A visão da SAP está centrada na mudança do paradigma da gestão de dados: transformar os departamentos de TI das empresas de cenários complexos e lentos – lutando para cumprir os objectivos organizacionais – para uma arquitectura simplificada que permita novas classes de “big data”, aplicações cloud e móveis, bem como renovar aplicações existentes sem interrupções”, disse o membro do conselho executivo da SAP para a Inovação e Tecnologia, Vishal Sikka. “Avanços recentes em tecnologias de processos, memória e de rede tornaram esta visão numa realidade”.

Para mais informações relacionadas com a tecnologia de computação in- memory SAP HANA visite a página Experience SAP HANA.

Tags: , ,