Mobilidade Empresarial Triplica Crescimento das Receitas Revela Estudo da SAP

August 29, 2012 by SAP News 0

LisboaAs empresas maduras em boas práticas de mobilidade duplicam as margens operacionais e apresentam um crescimento de receitas três vezes superior às empresas com práticas de mobilidade médias, revela um relatório de benchmarking da SAP realizado junto de 300 clientes a nível global. O estudo que teve como objectivo identificar os níveis de adopção de mobilidade, a maturidade de boas práticas e o impacto no desempenho organizacional contemplou empresas de todas as dimensões e de sectores como a banca, bens de consumo, tecnologia, serviços profissionais, sector público, telecomunicações e utilities.

O estudo avaliou os clientes SAP em quatro áreas relacionadas com a vantagem competitiva, nomeadamente estratégia de mobilidade, criação de aplicações móveis, controlo de dispositivos móveis e consumo de aplicações móveis. Para cada um destes quatro parâmetros, as empresas foram avaliadas ao nível das boas práticas e do impacto positivo no negócio, sendo depois divididas em cinco níveis de maturidade. As empresas que apresentam um nível de maturidade superior evidenciam um conjunto de características comuns que incluem:

  • A existência de uma estratégia de mobilidade para todos os departamentos e processos relevantes; informação obtida de quaisquer participantes internos e externos;
  • Standards definidos para os sistemas operativos e uma plataforma fiável implementada; todas as questões de escalabilidade e segurança estavam contempladas;
  • Uma política de segurança forte e bem documentada, monitorização centralizada e excelentes mecanismos de autenticação dos dispositivos móveis;
  • Envolvimento do utilizador final logo no início do ciclo de desenvolvimento e também na fase de feedback; formação nas novas aplicações e nas questões relacionadas com a tecnologia sem fios; acesso móvel a todas as aplicações empresariais.

As empresas mais maduras em mobilidade mostraram que 37,5% dos utilizadores com acesso móvel a aplicações multifuncionais tiveram uma produtividade 43% superior quando comparadas com as empresas dos níveis inferiores. Em média, os participantes do estudo demonstraram maior maturidade quanto à gestão e controlo das aplicações móveis e menor maturidade quanto ao desenvolvimento de estratégias de mobilidade.

Embora as empresas que se encontram mais próximas da média refiram que a sua força de trabalho móvel é inferior a 32%, 97% destas têm departamentos de tecnologias de informação centralizados a gerir as suas soluções de mobilidade. Adicionalmente, as empresas líderes experimentaram uma redução de 28,6% das despesas de tecnologias de informação quando comparadas com as empresas menos maduras.

Dos mais de 25 sectores representados neste estudo, as empresas de seguros foram as que apresentaram maior maturidade na mobilidade empresarial enquanto as de serviço postal foram as que se revelaram menos maduras nesta área.

“Embora a mobilidade seja hoje em dia o meio principal das pessoas comunicarem, ligarem e transaccionarem, o nosso último estudo de benchmarking confirma que a adopção da mobilidade nos locais de trabalho ainda se encontra numa fase muito inicial”, diz Nick Brown, vice-presidente sénior de Estratégia de Mobilidade e Desenvolvimento de Mercado da SAP. “Os benefícios da mobilidade estão bem documentados e percepcionados pela maioria das organizações, mas uma implementação bem sucedida exige uma estratégia clara e uma plataforma abrangente. A plataforma de mobilidade da SAP é a única solução de mobilidade unificada capaz de responder a todas as necessidades inerentes às aplicações móveis e, com ela, esperamos chegar a milhões de programadores que irão criar milhares de aplicações para mais de mil milhões de pessoas em 2015”.

O programa de benchmarking da SAP sobre desempenho de negócio funciona como um fórum para os clientes da SAP conhecerem as tendências actuais e emergentes em tecnologia e processos de negócio, identificarem impulsionadores de desempenho e compreenderem as diversas implicações na adopção de boas práticas. Mais de 10 mil participantes de mais de 3 mil empresas já participaram em estudos de benchmarking de desempenho promovidos pela SAP até à data.

Tags: