Parceiros SAP Podem Atingir 33,6 Mil Milhões de Dólares em Receitas com a Cloud e Respectivos Serviços nos Próximos Cinco Anos, Revela Estudo da IDC

October 1, 2014 by SAP News 0

LisboaUm novo estudo da analista de mercado IDC, patrocinado pela SAP SE (NYSE: SAP), estima que os parceiros da SAP em todo o mundo podem alcançar 33,6 mil milhões de dólares em receitas relacionadas com a cloud e serviços disponibilizados pela SAP, nos próximos cinco anos. As conclusões do estudo estão resumidas num novo infográfico intitulado “Cloud & Serviços Geridos: Oportunidades de Crescimento para Parceiros SAP” (*). A indústria de Tecnologias de Informação (TI) está a passar por uma transição que a IDC chama de “a Terceira Plataforma de Computação”, composta por quatro áreas-chave: cloud, big data/analytics, mobilidade e social business. A IDC estima que, entre 2013 e 2020, 25 biliões de gigabytes de novos dados serão gerados, com a maioria destes a “viverem” na cloud (**).

De acordo com a IDC, os clientes estão a mudar para a cloud e para os serviços disponibilizados na cloud a partir das plataformas tradicionais de TI, o que representa novas oportunidades para o ecossistema de parcerias SAP que ajudará nesta transição. Os clientes tencionam mover-se para a cloud com o objectivo de reduzirem os custos e a dimensão das equipas de TI, transferirem as despesas de capital para um modelo de subscrição do tipo “pay-as-you-go”, acederem a novas funcionalidades mais rapidamente, melhorarem a utilização de recursos, aumentarem o controlo directo sobre as soluções de TI e, ainda, gerarem receitas com maior celeridade.

“Até 2016, a IDC prevê que aproximadamente 25% de todas as receitas de software serão baseadas na subscrição, apresentando novos desafios e oportunidades para a indústria”, afirma Darren Bibby, Vice President for IDC Channels and Alliances Research. “Os parceiros de negócio têm uma infinidade de soluções cloud e de serviços disponibilizados na cloud, pela SAP, para revenda e implementação nos seus clientes. A SAP continua a fornecer aos seus parceiros recursos relevantes para formação e aperfeiçoamento, bem como para vendas e marketing. Em conjunto, os produtos e o programa SAP PartnerEdge oferecem aos parceiros uma oportunidade fantástica na cloud, bem como com outras tecnologias da Terceira Plataforma”.

Para os parceiros SAP, esta oportunidade multimilionária relacionada com a cloud e com os serviços disponibilizados na cloud abrange serviços profissionais; hardware, software e suporte para cloud privada; co-venda de outros serviços e add-ons; revenda e distribuição; e ainda revenda de outros serviços cloud. É uma oportunidade global com 8,9 mil milhões de dólares de receitas estimadas na Europa, Médio Oriente e África; 20,6 mil milhões de dólares na América; e 4,1 mil milhões de dólares na região da Ásia Pacífico e Japão.

O infográfico “Cloud & Serviços Geridos: Oportunidades de Crescimento para Parceiros SAP” destaca que 53% das empresas já adoptaram algum tipo de serviços cloud, 80% das empresas estão a aprender ou a avaliar o modelo cloud para uma tarefa específica e 72% das organizações que utilizam a cloud desejam ter uma estratégia consolidada na cloud dentro de 24 meses. Os 10 sectores de actividade com mais oportunidades na cloud, revelados por este estudo, são: produção industrial, comunicações, indústrias de recursos naturais, serviços profissionais, retalho, utilities, serviços de transporte, seguros, banca e mercado de distribuição grossista.

*Infográfico IDC, patrocinado pela SAP, “Cloud & Managed Services: Growth Opportunities for SAP Partners”
** EMC Digital Universe Study, com investigação e análise da IDC, Abril 2014