SAP Tem Novas Aplicações de Negócio para a Internet das Coisas

November 19, 2014 by SAP News 0

LisboaA SAP acabou de anunciar três novas soluções para a Internet das Coisas (IoT): a solução SAP Predictive Maintenance and Service, o software SAP Connected Logistics e a aplicação SAP Manufacturing Execution. As novas soluções da SAP para a Internet das Coisas foram concebidas para alavancar a SAP HANA Cloud Platform enquanto facilitadora de aplicações e capacidades avançadas, tais como computação em memória, analítica preditiva e processamento de eventos complexos. A SAP, como parte do seu continuado compromisso para a inovação nesta área, anunciou também a alocação de 500 programadores dedicados a apoiar as várias iniciativas da Internet das Coisas.

“A Internet das Coisas será um factor chave de vários cenários da indústria e da inovação na economia digital”, afirmou Bernd Leukert, membro do Conselho Executivo da SAP, Produtos e Inovação. “A Internet das Coisas está na convergência dos mundos digital e físico, estimulando não só novos produtos e serviços como também a mudança dos modelos de negócio. A Internet das Coisas tem o potencial de melhorar drasticamente a capacidade de resposta das empresas, reinventar a experiência do cliente e revelar novas oportunidades e novos modelos de negócio. Os clientes da SAP que já implementaram soluções de Internet das Coisas viram melhorias consideráveis na utilização dos seus activos, maior eficiência nos processos de negócio e uma clara resposta aos custos operacionais”.

As soluções da SAP para a Internet das Coisas são potenciadas pela SAP HANA Cloud Platform, que é a principal plataforma de capacitação e de desenvolvimento de aplicações, com a faculdade de gerar conhecimento em tempo real a partir de dados provenientes de sensores e também de capacidades avançadas, tais como computação em memória, geolocalização, telemática, analítica preditiva e processamento de eventos complexos. Adicionalmente, a SAP HANA Cloud Platform oferece APIs abertas que permitem aos outros fornecedores desenvolverem aplicações para a Internet das Coisas.

Solução SAP Predictive Maintenance and Service

Construída sobre a SAP HANA Cloud Platform, a solução SAP Predictive Maintenance and Service foi concebida para disponibilizar um conhecimento aprofundado e unificado, graças à integração das operações e da analítica numa única plataforma. Para apoiar a inovação e a melhoria contínua do desempenho, esta solução foi pensada para optimizar o valor dos dados de negócio, técnicos e dos dados de informação não estruturada proveniente de várias fontes. A solução SAP Predictive Maintenance and Service visa ajudar na avaliação dos dados históricos e dos dados de sensores que auxiliam, por exemplo, os utilizadores na previsão de uma avaria antes que esta mesma ocorra, prevenindo um impacto negativo sobre os lucros. Além disso, a aplicação móvel SAP AR Service Technician permite aos técnicos no terreno completarem as ordens de serviço geradas automaticamente pelo SAP Predictive Maintenance and Service num ambiente de mãos-livres, utilizando vidro inteligente.

Software SAP Connected Logistics

Com base na SAP HANA Cloud Platform, o software SAP Connected Logistics foi desenvolvido para permitir aos operadores logísticos a monitorização do tráfego no hub logístico e facilitar a comunicação entre as partes envolvidas, incluindo aquelas que não têm uma relação de negócio directa. Além disso, este software foi pensado para oferecer integração a sistemas de gestão de transporte e capacidades de expedição aos prestadores de serviços de logística que não tenham uma solução de backend sofisticada. Os clientes do software SAP Connected Logistics podem igualmente utilizar a aplicação móvel de armazém AR, que potencia a tecnologia wearable, tal como dispositivos de vidro inteligente, que por sua vez permitem uma completa operação de mãos-livres e eliminam a necessidade de scanners portáteis.

Aplicação SAP Manufacturing Execution

A nova versão da aplicação SAP Manufacturing Execution foi concebida para levar a Internet das Coisas às operações de produção. Ao integrarem os resultados da produção com a informação em tempo real na plataforma SAP HANA, as empresas esperam tirar proveito da Cloud para a orquestração e optimização das operações globais – para além de uma só unidade fabril – utilizando a analítica preditiva para impulsionarem a eficiência de custos e alcançarem uma maior utilização dos activos. A nova versão desta aplicação inclui suporte para SAP HANA, experiência de utilização melhorada, mobilidade alargada e integração empresarial end-to-end para uma transparência da produção mais profunda. A aplicação SAP Manufacturing Execution, conjugada com a plataforma SAP HANA, ajuda a acelerar a promessa da Indústria 4.0 para os fabricantes mais inovadores.