SAP e City Football Group transformam o futebol com utilização de tecnologias inovadoras

July 15, 2015 by SAP News 0

Parceria global permitirá ao CFG simplificar as operações, melhorar o relacionamento com os adeptos e elevar o desempenho dos jogadores e das equipas, de entre as quais se destaca o Manchester City FC

LisboaA SAP SE (NYSE: SAP) e o City Football Group (CFG) anunciam uma parceria global e multianual de marketing e tecnologia que transformará a maneira como o grupo e as suas equipas de futebol trabalham, desde as reuniões de direção até aos campos de futebol. A SAP torna-se na “Fornecedora de Software na Cloud” oficial e o parceiro de confiança na área de tecnologia do City Football Group e dos seus quatro clubes mundiais, entre eles, o Manchester City FC (masculino e feminino), o New York City FC, o Melbourne City FC e o Yokohama F. Marinos.

“O City Football Group é uma das organizações de futebol mais inovadoras e tecnológicas do mundo”, afirma Bill McDermott, CEO e membro do conselho de administração da SAP. “Estamos muito orgulhosos da plataforma de análise em tempo real SAP HANA e das nossas soluções de cloud virem a ser utilizadas para apoiar os jogadores e os treinadores dos clubes do City Football Group, ao mesmo tempo que vêm reinventar completamente a experiência dos adeptos de futebol tanto nos estádios como fora deles”, acrescenta o CEO da SAP.

O City Football Group e os seus clubes irão implementar uma larga variedade de soluções baseadas na cloud, apoiadas pela plataforma SAP HANA. O objetivo é simplificar as operações mundiais do CFG, expandir os seus negócios, aumentar a produtividade e melhorar a experiência dos adeptos. Outro elemento importante desta parceria será a colaboração para a inovação e o desenvolvimento de novas aplicações que analisem e permitam a melhoria do desempenho dos jogadores e treinadores.

“Esta parceria é muito ampla e relevante, uma vez que se estende a todo o universo do City Football Group”, segundo afirma Khaldoon al Mubarak, presidente do City Football Group. “Encaramos a SAP como um parceiro de tecnologia, que está empenhado com o projecto do nosso grupo e que partilha a nossa visão de constante inovação. A nossa ambição comum é criar soluções inovadoras, específicas para o futebol, e estou confiante de que seremos bem-sucedidos”, comenta o executivo.

Operações de negócio mais eficientes

Com vista a aumentar a eficiência operacional em todos os clubes, o City Football Group vai utilizar as soluções de cloud da SAP, incluindo SuccessFactors®, a plataforma de colaboração social SAP Jam™ e a solução SAP Simple Finance baseada na plataforma SAP HANA. Através destas soluções e plataforma, o CFG pretende melhorar, respectivamente, a gestão de talento e os processos de RH, o grau de colaboração entre os colaboradores a nível mundial e simplificar a gestão financeira.

As soluções analíticas da SAP, como o software SAP Predictive Analytics e as ferramentas de Business Intelligence SAP BusinessObjects, formarão a base da nova infraestrutura de informação do CFG. Colocar a informação ao alcance daqueles que precisam analisar e fazer simulações em todas as áreas, desde a venda de bilhetes até o merchandising, visa permitir aos responsáveis pela decisão na organização que trabalhem de forma mais rápida e com uma maior base de informação de negócio.

Melhor experiência dos adeptos

A tecnologia e as soluções da SAP serão utilizadas para melhorar a experiência dos fãs nos estádios do CFG em todo o mundo. Como exemplo, destaca-se um painel digital interativo, de grandes dimensões, localizado no Estádio Etihad, em Manchester, que proporcionará análises e informação em tempo real para os adeptos que assistem aos jogos no estádio.

Juntas, a SAP e o CFG pretendem mudar a forma como os simpatizantes das equipas do CFG têm acesso e recebem os dados futebolísticos, permitindo-lhes não só acompanhar os jogos de forma bastante diferente, como também compreendê-los sob uma perspectiva de maior importância. Para proporcionar uma experiência ainda melhor aos adeptos, o CFG vai utilizar as soluções da SAP de relacionamento com os clientes e de gestão comercial da hybris, uma empresa da SAP.

Desempenho dos jogadores e da equipa

Pensando no futuro, o City Football Group vai trabalhar com a SAP para inovar e desenvolver melhorias tecnológicas nas áreas de gestão de talento, rendimento futebolístico e humano, para incorporação nas futuras versões da solução recém lançada SAP Sports One. Sendo a primeira solução cloud específica para desporto, apoiada pela plataforma SAP HANA, a SAP Sports One permite, como uma plataforma única e unificada, a gestão eficiente individualizada das equipas e dos jogadores. Também ajuda à optimização do desempenho, através da análise e contextualização dos dados provenientes de diversas fontes e de distintos formatos.

A parceria com o CFG vem reforçar a presença crescente da SAP no universo do futebol mundial e dá continuidade à estratégia empreendida pela SAP para trabalhar com organizações desportivas que demonstrem o valor da tecnologia da empresa. Em 2014, a SAP e a seleção de futebol da Alemanha (DFB) trabalharam no desenvolvimento da aplicação SAP Match Insights, que veio permitir à seleção alemã, durante os treinos, a recolha e a análise de dados de cada jogador e ajudá-la a vencer, pela quarta vez, a Taça do Mundial de Futebol.

Para além do futebol, a SAP transforma outros desportos, colaborando, com sucesso, com reconhecidas organizações e associações desportivas tão diversas como: Fórmula 1, vela (Extreme Sailing Series), golfe, ténis (WTA), basquete (NBA), críquete, futebol americano, beisebol e hóquei no gelo (NHL).

Para obter mais informações, visite a sala de notícias da SAP e o site de Patrocínios Mundiais da SAP. Siga a SAP no Twitter usando @sapnews e @SAPsports.

Sobre o City Football Group
O City Football Group é proprietário de múltiplas empresas que operam no futebol a nível mundial. Entre elas, estão reconhecidos clubes de futebol profissional, academias, empresas de suporte técnico e marketing.
As equipas do CFG incluem o Manchester City FC, campeão da Premier League na temporada de 2013-14, o Melbourne City FC, que disputa a A-League, principal divisão do futebol australiano, e o New York City Football Club, que começou a sua época inaugural em Março de 2015 no torneio da franchisada MLS (liga de futebol profissional dos Estados Unidos). O CFG também é acionista minoritário do Yokohama F. Marinos, equipa da principal divisão do futebol japonês.
O objetivo comum de todos estes clubes é proporcionar a melhor experiência possível e uma oportunidade ímpar para os adeptos e as comunidades participarem no futebol, numa escala local e global. As empresas de apoio do grupo – City Football Services e City Football Marketing – trabalham em diversos escritórios, distribuídos pelo mundo, para auxiliar os clubes do grupo e as organizações associadas e de clientes. A City Football Services partilha ativos de propriedade intelectual e uma vasta experiência relacionada com o futebol para recrutar, desenvolver, treinar e vencer. A City Football Marketing desenvolve ativos de media, marketing e envolvimento com os adeptos para apoiar o crescimento comercial dos clubes e dos seus parceiros.
O City Football Group é participado na sua totalidade pelo Abu Dhabi United Group (ADUG). O ADUG é uma empresa privada de investimento e desenvolvimento de Sua Alteza Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan. A sede do grupo localiza-se em Manchester, com escritórios em Abu Dhabi, Londres, Nova Iorque, Melbourne e Tóquio.