Lidl agiliza e simplifica a sua operação com SAP HANA®

July 28, 2015 by SAP News 0

LisboaA SAP acaba de anunciar que o Lidl, cadeia de supermercados líder na Europa, presente em mais de 26 países e que conta com cerca de 10 mil lojas e 130 centros de distribuição, está agora a utilizar a tecnologia SAP® ERP suportada pela plataforma SAP HANA® e a SAP Business Warehouse com plataforma SAP HANA, assim como as aplicações SAP Customer Activity Repository que ajudam a simplificar e a centralizar a sua infra-estrutura de Tecnologias de Informação (TI). Após o sucesso da implementação do novo sistema no Lidl na Áustria, outras subsidiárias irão adoptá-lo.

Ao longo de mais de 40 anos, a bem sucedida cadeia de supermercados Lidl, com sede na Alemanha, tem expandido globalmente o seu negócio, prestando um serviço de valor aos seus clientes através da venda de produtos de qualidade superior a preços baixos. Para manter esse crescimento e permanecer rentável, o Lidl precisava de um novo sistema centralizado de TI que permitisse harmonizar a sua arquitectura tecnológica e servisse de base para a criação de novos modelos de negócio no futuro.

Neste contexto, o SAP HANA vem disponibilizar ao Lidl uma plataforma única para executar aplicações essenciais que optimizam e automatizam os processos no interior das lojas, de logística e relacionados com o merchandising. A tecnologia in-memory na base do SAP HANA permite processar grandes quantidades de dados em tempo real, que se traduz num factor crítico de sucesso para as empresas do sector de retalho e distribuição, onde os ciclos de inovação são cada vez mais curtos e a procura dos clientes muda muito rapidamente. O foco nos mercados relevantes e a importância de ter uma oferta diversificada para os clientes em todos os canais exigem aos distribuidores e retalhistas analisar sistematicamente os dados para melhor compreender e reagir ao comportamento e exigências do cliente.

O Lidl também utiliza o SAP Customer Activity Repository para ganhar uma visão em tempo real sobre o desempenho atual das operações de loja. Com a solução SAP Customer Activity Repository o Lidl está apto a fornecer aos departamentos de negócio, informação sobre todas as interações com os clientes, bem como informação actualizada sobre os níveis de stock. “Efetuar relatórios e agir sobre os dados diários resultantes da operação de loja demorava geralmente 24 horas”, afirmou Alexander Sonnenmoser, membro da divisão de Tecnologia de Negócios do Lidl. “Com o SAP Customer Activity Repository somos capazes de analisar os dados do ponto-de-venda em tempo real várias vezes ao dia”.