SAP inova na gestão de Recursos Humanos pela nova visão da força de trabalho total

November 24, 2015 by SAP News 0

Uma nova integração de produto entre SuccessFactors e Fieldglass, duas empresas da SAP, vem permitir uma supervisão completa da totalidade dos recursos humanos das organizações, independentemente do vínculo contratual de cada colaborador

LisboaA SAP SE (NYSE) anunciou uma nova capacidade desenhada para possibilitar às organizações um grau superior de conhecimento que permitirá ainda melhor gerir e otimizar a sua força de trabalho, quer se considerem os colaboradores que fazem parte dos quadros da empresa como os externos. A nova integração de produto entre a SuccessFactors, empresa SAP, líder em soluções baseadas na cloud para gestão de capital humano (Human Capital Management – HCM), e a Fieldglass, outra empresa SAP, líder em sistemas de gestão de fornecedores (Vendor Management System – VMS), vem preencher a lacuna entre os colaboradores a tempo inteiro e os colaboradores externos, ao derrubar as barreiras entre os recursos humanos (RH) e o procurement. Esta solução permite às empresas gerir a totalidade da sua força de trabalho com base numa única e integrada solução.

“Acreditamos que o sucesso é simplesmente humano”, mencionou Mike Ettling, presidente da SuccessFactors. A utilização pelas organizações do trabalho temporário não tem seguido o seu trajeto tradicional – enquanto a economia recuperou globalmente, o trabalho temporário aumentou e não diminuiu. A capacidade de ter uma visão completa de todos os trabalhadores oferece às empresas uma enorme vantagem, porque não só permite saber onde está o talento de topo, como possibilita que as equipas sejam mais bem-sucedidas, pela melhoria da ligação entre os colaboradores em todas as áreas da organização. Com SuccessFactors e Fieldglass, a SAP combina soluções poderosas de RH e de procurement, que permitem aos nossos clientes gerirem a sua força de trabalho na íntegra”.

À medida que a força de trabalho experimenta um crescimento acelerado no trabalho não tradicional e contingente, as empresas adaptam as suas estratégias de recursos humanos a este novo mundo do trabalho. De acordo com um recente estudo, Workforce 2020, da Oxford Economics e da SAP, 83% dos executivos de Recursos Humanos pretendem contratar mais trabalhadores temporários nos próximos três anos. No entanto, o crescimento do trabalho “flexível” apresenta desafios para as empresas, no sentido de compreender, gerir e otimizar toda a sua força de trabalho.

A SAP permite aos líderes de RH incluírem os trabalhadores externos em processos de HR selecionados. Os utilizadores podem agora carregar dados do Fieldglass em perfis temporários na solução SAP SuccessFactors Employee Central, tornando-os visíveis para toda a gente na organização, através de pesquisa por pessoas e gráficos organizacionais. Outra integração entre a Fieldglass e a solução SAP SuccessFactors Workforce Analytics permite às empresas combinar a informação dos quadros da empresa e dos trabalhadores temporários, revestindo-se num ganho de transparência e de resposta a questões chave sobre o talento da organização. A falta deste conhecimento pode restringir a capacidade de atuar perante os desafios próprios da força de trabalho – a integração entre HCM e as soluções de serviços de procurement da SAP permitem às empresas quebrar as barreiras e ganhar uma visão completa sobre todos os trabalhadores, contribuindo para que se alcancem os objetivos de negócio.

Os benefícios potenciais desta capacidade da SAP para gestão da totalidade da força de trabalho incluem:

  • Maximização do compromisso, colaboração e produtividade de todo e qualquer tipo de talento, ao aplicar práticas de RH e selecionar processos de talento junto dos trabalhadores temporários.
  • Ligação entre a informação da força de trabalho tradicional e não tradicional – proporcionando um conhecimento crucial sobre toda a força de trabalho e mitigando os riscos envolvidos.
  • Integração direta entre capital humano e soluções de serviços de procurement – ao ajudar as empresas a obter uma completa visibilidade do seu talento e um melhor alinhamento entre as necessidades de negócio e os recursos certos, traduzindo-se numa melhoria de resultados.

“A força de trabalho está hoje mais «mista» que nunca”, referiu “Christopher J. Dwyer, research director da Ardent Partners, uma empresa líder de pesquisa e consultoria. “Perto de 35% de toda a força de trabalho global é composta por talento que não faz parte dos quadros das organizações, prevendo-se que essa percentagem cresça de forma sólida nos próximos anos. Assim sendo, é crucial que os negócios desenvolvam programas de “Total Workforce Management” que possam gerir eficazmente todo o talento da empresa dentro de um único sistema centralizado.

Para mais informação sobre o Total Workforce Management da SAP SuccessFactors, clique aqui.