NOVA IMS e SAP estabelecem parceria para desenvolvimento de competências em gestão de informação com vista a darem resposta aos desafios da economia digital

March 1, 2016 by SAP News 0

• O acordo visa criar, a curto prazo, o primeiro Centro de Competências SAP numa Universidade da Europa, fora da Alemanha, no âmbito do programa de Alianças Universitárias da empresa e de um protocolo também celebrado com a Universidade Técnica de Munique.

• Implica formação anual de mais de 300 alunos e profissionais que pretendam aumentar as suas competências digitais ou reposicionar as suas carreiras, enquanto potenciais candidatos a empregos na área de Tecnologias de Informação (TI).

• Prevê dotar, até 2020, cerca de 1.500 jovens e adultos pelo incremento ou conversão de competências para o mercado digital, para desempenho de funções cada vez mais procuradas pelas organizações, como são as de data workers, data scientists, data analysts ou data advisers.

• Criação de uma bolsa de profissionais, com competências em soluções de gestão empresarial e tecnologias inovadoras, preparados para liderar nas organizações a transformação digital da economia portuguesa.

LisboaA SAP, líder mundial no mercado de software e aplicações de gestão empresarial, e a escola de gestão de informação da Universidade NOVA (NOVA IMS – Information Management School), acabam de estabelecer uma parceria ímpar que visa a criação de competências em soluções fundamentais de gestão empresarial, com o objetivo de responderem aos desafios de transformação digital da economia nacional (e internacional). A este objetivo principal, acresce o de criação, a curto prazo, do primeiro Centro de Competências SAP numa Universidade Europeia, fora da Alemanha, que pressupõe acordos com o programa de Alianças Universitárias da SAP e com a Universidade Técnica de Munique.

A SAP e a NOVA IMS iniciam assim uma parceria que visa enfrentar a revolução digital, também denominada quarta revolução industrial, que está em curso na sociedade global e que coloca nas tecnologias de informação e comunicação um papel fulcral na resposta aos desafios económicos, atuais e futuros. Este acordo, já materializado no patrocínio da SAP à pós-graduação em “Digital Enterprise Management” da NOVA IMS, visa a criação de uma importante bolsa de profissionais com competências de ponta, na nova vaga de soluções de gestão de informação empresarial, que asseguram um elevado índice de empregabilidade.

A parceria pretende formar e atualizar mais de 300 profissionais anualmente, adequadamente qualificados a ocupar novos e relevantes cargos nas organizações, de forma a poderem liderar a transformação digital dentro das organizações e contribuir para a criação de valor e desenvolvimento da economia dentro do novo paradigma económico que importa dominar.

Ambas as organizações têm em comum influenciar e impactar a transformação digital na economia nacional, especialmente conhecendo o défice de profissionais nesta área verdadeiramente fundamental e cuja relevância tem reunido os esforços nacionais e europeus em iniciativas como o Portugal 2020 e Horizonte 2020. Pretendendo contribuir para a capacitação de mais de 1.500 profissionais até 2020, esta parceria responde diretamente às necessidades do mercado empresarial, não só em Portugal como no mundo inteiro.

Sobre esta parceria, Pedro Simões Coelho, professor e diretor da NOVA IMS, realça que “a existência de data scientists e de recursos humanos, adequadamente preparados e em número suficiente, é crucial para a eficiência e competitividade das organizações portuguesas. Estamos, por isso, comprometidos em disponibilizar, não só para os estudantes como para os profissionais que pretendem reorientar as suas carreiras, os programas mais inovadores nas áreas digitais que têm uma grande procura pelo mercado de trabalho e apresentam níveis de empregabilidade na ordem dos 100%.”

Por seu turno, Carlos Lacerda, diretor-geral da SAP Portugal refere que “em conjunto com a NOVA IMS, queremos aumentar as iniciativas de atualização de competências e desenvolvimento de carreiras na área da digitalização, assim como promover a requalificação de profissionais, que se encontram em situação de desemprego jovem ou de longa duração.” Acrescentando que “com este acordo ambicionamos criar as condições e as competências tecnológicas necessárias ao mercado de trabalho e ao universo SAP, que inclui as empresas clientes, parceiros e a própria SAP, para a implementação de soluções de gestão e tecnológicas emergentes como é o caso do Internet of Things e do Big Data”.

Reforçar a NOVA IMS como a escola de referência de Data Science em Portugal e na Europa e posicionar a SAP como uma empresa inovadora que apoia a criação de emprego e o desenvolvimento de competências em TI, deficitárias em Portugal, atraindo também ofertas de emprego no mundo e a promoção da internacionalização do talento, são alguns dos objetivos desta importante parceria para o universo académico e mercado laboral.

Sobre a NOVA IMS
Fundada em 1989, a NOVA IMS é a Escola de Gestão de Informação da Universidade NOVA de Lisboa, tendo sido a primeira instituição da Península Ibérica a integrar a iSchools, organização internacional que reúne as melhores escolas do mundo na investigação e ensino da gestão de informação. A NOVA IMS possui igualmente o primeiro curso da Europa acreditado em Sistemas de Informação pela ABET, uma agência de acreditação Norte Americana líder mundial na certificação da qualidade em programas académicos. Os seus cursos de mestrado figuram igualmente no ranking da Eduniversal, agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBAs do mundo, sendo invariavelmente classificados como os melhores de Portugal e entre melhores do mundo nas suas categorias. Mais informação em www.novaims.unl.pt.