SAP BusinessObjects fornece novas soluções de analytics para as empresas digitais

May 19, 2016 by SAP News 0

As inovações ao nível de Cloud e On-Premise das soluções SAP BusinessObjects, juntamente com a aplicação de analítica para dispositivos móveis SAP BusinessObjects Roambi, compreendem o melhor e mais completo portefólio de soluções analíticas disponível no mercado

LisboaEnquanto líder em soluções analíticas empresariais, a SAP SE (NYSE: SAP) acaba de anunciar um conjunto de novas funcionalidades e características do seu portefólio de soluções analíticas. As novas ofertas incluem SAP BusinessObjects Cloud, solução anteriormente conhecida por SAP Cloud for Analytics, que combina as capacidades analíticas numa solução software-as-a-service (SaaS), e SAP BusinessObjects Enterprise, uma solução on-premise de nova geração que responde às necessidades das empresas que estão em plena transformação digital. Este anúncio foi feito na 28ª edição da conferência anual SAPPHIRE NOW.

As soluções SAP BusinessObjects continuam a ser a referência de facto em Business Intelligence (BI) para o mundo empresarial. De agora em diante, todas as soluções analíticas da SAP vão estar sob a abrangência do portefólio SAP BusinessObjects. Este portefólio irá proporcionar um conjunto completo de avançadas capacidades analíticas, on-premise e na cloud, que vão funcionar em conjunto para analisar a informação onde quer que esta esteja, ajudar os utilizadores a compreenderem o seu negócio, simplificar a empresa e a transformá-la para a era digital. Ao acrescentar novas capacidades analíticas, como o mobile, funcionalidade preditiva, visualização de dados e recursos para análise de Big Data, bem como apresentações racionalizadas e promoções, a SAP mantém a liderança e a reputação de disponibilizar aos seus clientes as soluções analíticas que proporcionam valor de negócio e inovação em toda a organização.

A solução SAP Digital Boardroom, construída sobre o SAP BusinessObjects Cloud, traz também uma estrutura evoluída de conteúdos específicos por indústria, para colaboração e reuniões em direto, conectando instantaneamente toda a organização com a informação mais relevante. Estão também disponíveis novos casos de utilização para linhas de negócio como finanças e gestão de recursos humanos e, ainda, exemplos específicos por indústria para os sectores de telecomunicações, retalho, ciências da vida, indústria mineira, manufatura, automóvel, saúde, petrolífero, gás e químico.

“A SAP está a permitir às empresas a capacidade de liderarem na economia digital, ao simplificar significativamente a plataforma, ao disponibilizar as melhores ferramentas analíticas e uma experiência de utilização de classe superior” – referiu Stefan Sigg, vice-presidente para SAP Analytics. “A SAP BusinessObjects continua a ser a mais relevante solução de analytics da indústria – e estamos a disponibilizar as melhores funcionalidades end-to-end ao mercado de hoje, seja on-premise ou na cloud.”

SAP BusinessObjects Cloud Innovations

Com as novas capacidades agora disponibilizadas, a SAP BusinessObjects Cloud encerra a mais completa e integrada oferta de sistemas analíticos baseada na cloud, propositadamente construída para implementações SaaS. As capacidades evoluídas de BI incluem novas visualizações e storytelling, cruzamento de informação, geoespacial, análise de tendências, filtros personalizados, ligação de histórias, notificações e chat. Outras características adicionais incluem integração bidirecional com a aplicação SAP BusinessObjects Planning and Consolidation (SAP BPC), novos métodos de agregação, melhorias nas alocações e distribuição, versões expandidas e controlo de privacidade.

A evolução que a SAP BusinessObjects Cloud traz vai permitir aos clientes a facilidade de ligação e combinação de fontes de informação existentes, como as aplicações SAP ERP e SAP Business Warehouse, SAP BusinessObjects universes, os modelos de software SAP BusinessObjects Lumira, SAP BPC, SAP SuccessFactors, Salesforce e Google Drive. O suporte de conexão online para a plataforma SAP HANA permite aos utilizadores desempenharem as suas funções analíticas sem terem de mover a informação para o ambiente cloud. Esta inovadora funcionalidade permite às organizações alavancar o poder da SAP BusinessObjects Cloud, enquanto reduz as preocupações de segurança e evita custos e atrasos na movimentação da informação para a cloud.

A capacidade de analytics preditiva foi acrescentada à oferta SAP BusinessObjects Cloud, que já inclui um BI baseado em SaaS e capacidades de planeamento. Com as novas capacidades preditivas, os utilizadores empresariais podem utilizar uma interface gráfica intuitiva para explorar cenários de negócio através de modelos de algorítmicos poderosos. Por exemplo, os utilizadores podem realizar projeções financeiras com previsões de séries temporais, automaticamente identificar os principais influenciadores do desempenho operacional e determinar os fatores de desempenho do colaborador com a revelação guiada por máquina.

“A Red Bull escolheu a SAP BusinessObjects Cloud devido à atrativa e intuitiva interface de utilizador, que permitirá aos nossos utilizadores responderem rapidamente às necessidades em evolução”, afirmou Christian Stoxreiter, diretor das aplicações de negócio da Red Bull. “A funcionalidade fornece poderosas análises numa plataforma flexível que nos irá permitir entregar de forma eficiente os insights significativos para as mãos dos nossos utilizadores.”

Novas Capacidades Móveis Disponíveis

A aplicação para dispositivos móveis SAP BusinessObjects Roambi está agora disponível nos Estados Unidos como uma nova oferta do portefólio SAP BusinessObjects. Pode fornecer visualizações instantaneamente nos dispositivos móveis, de modo a que os consumidores de dados possam entender e explorar intuitivamente a informação, partilhando-a com a empresa. Como parte da SAP BusinessObjects Cloud, pode ajudar a transformar a informação de diversas fontes em visualizações interativas para os utilizadores, possibilitando a publicação de relatórios, dashboards e analítica para consumidores de informação – em qualquer hora e em qualquer lugar.

SAP BusinessObjects Enterprise para On-Premise Analytics

As ofertas de sistemas analíticos on-premise da SAP estão agora disponíveis em três novas edições, facilitando às organizações a escolha da oferta que melhor se adapta às suas necessidades. As novas edições são:

  • SAP BusinessObjects Enterprise, Premium Edition é uma oferta completa de analytics de BI, com capacidades móveis e preditivas, a que acresce melhorias em analítica de Big Data, que a tornam apta para a Internet of Things, com a adição de um pacote de iniciação de 4-nós do motor SAP HANA Vora, para ajudar a analisar Big Data distribuída pela empresa e por sistemas Hadoop.
  • SAP BusinessObjects Enterprise, Professional Edition disponibiliza uma suite moderna de BI, com recursos de relatórios, visualização e descoberta, que facilmente permite aos utilizadores não só a atingirem um maior grau de conhecimento, como também a tomarem melhores decisões.
  • SAP BusinessObjects Enterprise, Standard Edition fornece um conjunto de ferramentas de relatórios ad hoc que disponibilizam respostas imediatas a todos os utilizadores através da web, desktop ou dispositivos móveis.

As novas características de BI dentro do SAP BusinessObjects Enterprise trazem mais inovação, ao simplificarem a plataforma e melhorarem a experiência do utilizador. Os benefícios e as características chave abrangem:

  • Um processo de atualização simplificado, de fácil instalação e configuração para implementações rápidas.
  • Uma plataforma aberta e escalável com suporte para mais de 200 fontes de dados, que compreende o acesso direto ao Big Data, incluindo o Hadoop e SAP HANA, bem como a integração do SAP BusinessObjects universe com Hadoop, SAP HANA e SAP BusinessObject Cloud.
  • Self-service, dados regidos com melhorias de Big Data da SAP Business Objects Lumira, para um ágil acesso aos dados, de confiança e em escala.

Recursos de analíticas preditivas que visam ajudar facilmente os analistas a fornecer conhecimentos preditivos nos processos e aplicações de negócios serão disponibilizados no curto prazo. Com técnicas automatizadas planeadas e produção preditiva, os analistas e cientistas de dados podem criar e implementar milhares de modelos e manter cada um no seu máximo desempenho, numa fração do tempo necessário com outras técnicas. As inovações planeadas incluem:

  • Uma análise preditiva automatizada de Big Data com modelação nativa Spark em ambientes Hadoop;
  • A evolução para SAP HANA, incluindo análise de redes sociais em base de dados própria e incorporação de cadeia de modelos especializados;
  • Uma nova interface de utilizador simplificada para análises preditivas e geração automatizada de modelos de prognóstico segmentado;
  • A integração de ferramentas e processos externos de terceiros em fluxos de trabalho preditivos;
  • A capacidade de criar e gerir modelos personalizados que detetam padrões complexos de fraude para a aplicação de analítica SAP Fraud Management.