SAP facilita a vida de pacientes e aumenta a eficiência dos prestadores de serviços de saúde usando novas tecnologias

16 de Março de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0

Solução reduz complicações e atua na melhoria do bem-estar e qualidade de tratamento fora do hospital

ORLANDO, Flórida — Para melhorar e intensificar tratamentos de condições de atendimento crônico ou posterior à fase aguda, a SAP lança uma nova solução. A aplicação SAP® Collaborative E-Care Management interliga pacientes, prestadores de serviços de saúde e suas famílias por meio de aparelhos móveis, como celulares, e software de monitoramento médico para gerenciar melhor sua saúde com planos de tratamento individualizado e conteúdo educacional. O anúncio foi feito na HIMSS11 Conference, evento de tecnologia em saúde realizado há duas semanas em Orlando, na Flórida.

Por meio de seu ecossistema de parceiros, a SAP pretende melhorar a administração dos pacientes pelos prestadores de serviços de saúde enquanto estão fora do sistema de atendimento de saúde. Por exemplo, a SAP e seus parceiros estão integrando glicômetros na solução da SAP. À medida que os aparelhos captam dados clínicos, podem ser gerados alertas em tempo real para os pacientes via mensagem de texto ou e-mail, induzindo-os a tomarem as devidas providências. É possível alertar também os prestadores de serviços de saúde em função de critérios específicos para o paciente, como no caso da glicose de um paciente ultrapassar um nível predeterminado.

Com a tecnologia da SAP, os pacientes serão capazes de usar equipamentos móveis para rastrear o estado da sua saúde, interagir com prestadores de serviços de saúde e monitorar como estão evoluindo em um plano de saúde individualizado desenvolvido com o responsável pelo seu atendimento. Há também um recurso em que os pacientes poderão também frequentar aulas virtuais (“e-classes”) para aprender como administrar melhor a sua saúde.
Facilitando a colaboração entre o paciente e o prestador de serviços de saúde SAP Collaborative E-Care Management facilita a coordenação do atendimento entre pacientes, seus prestadores de serviços de saúde e suas famílias. A tecnologia permite que os pacientes incorporem o gerenciamento do bem-estar, condições crônicas, atendimento temporário e posterior às fases agudas no seu tratamento, de onde estiverem, por meio de dispositivos móveis.

A aplicação pode interagir com equipamentos de monitoramento médico para captar automaticamente informações clínicas do paciente. Capacidades de telecomunicação integrada permitem que as partes interessadas, como amigos e parentes, recebam notificação sobre mudanças no estado do tratamento de saúde do paciente via mensagens de texto, e-mail, lista de tarefas, telefone e vídeo. A aplicação proporciona também análises dos dados do paciente para ajudar a assegurar um constante refinamento e melhoria no gerenciamento do tratamento, além de avaliar a qualidade e os custos. Além disso, os pacientes se beneficiam com a capacidade de aprendizado virtual (e-learning) para suplementar os esclarecimentos fornecidos no consultório médico, reforçar mudanças comportamentais e dar suporte à tomada de decisões fundamentadas em informações.

“A visão da SAP para o setor de tratamento de saúde contempla uma coordenação mais estreita do atendimento entre os pacientes e seus diversos prestadores de serviços de saúde por meio do uso de aparelhos inteligentes e monitoramento do status para ajudar pacientes com doenças crônicas e posteriormente às fases agudas, levando à melhoria da qualidade e valorização do atendimento por facilitar mudanças comportamentais”, declarou John Papandrea, vice-presidente sênior e chefe do setor global de ciências de saúde na SAP. “Através do nosso extenso ecossistema de parceiros, estamos transformando esta visão em realidade usando o poder da tecnologia para melhorar o estilo de vida dos pacientes e possibilitar um atendimento de alta qualidade para os pacientes fora do hospital. Com esta solução, conseguimos mobilizar a longa e comprovada tradição da SAP de ajudar as empresas a funcionar melhor e aplicar isto à melhoria da prestação de serviços de saúde para ajudar as pessoas a viverem melhor”, finaliza.

Sobre a SAP
Como líder do mercado de software aplicativo empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores a funcionar melhor. Desde os desktops até os equipamento móveis, a companhia oferece às pessoas e organizações a capacidade de trabalhar junto com mais eficiência e de usar insight nos negócios com maior efetividade para se manterem à frente da concorrência. Os serviços e as aplicações da SAP dão a mais de 109 mil clientes condições para funcionar com rentabilidade, se adaptar constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.

Informações para a imprensa
Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 3677-0353
Luciana Coen, lcoen@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Débora Strum, debora.strum@sap.com, Tel. 11 5503-2455

Baixar versão PDF

Tags: , , ,

Deixe uma resposta