SAP revela futuro dos Analíticos: Tempo real, Mobilidade e Redes Sociais

21 de Março de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0

Versões 4.0 das soluções de Business Intelligence e Enterprise Information Management do portfólio SAP BusinessObjects tornam Decisões em Tempo Real

Clientes do pré-lançamento já colhem benefícios do uso desta nova categoria de Analíticos

SÃO PAULO, Brasil – O mundo de negócios está se tornando cada vez mais global e marcado por organizações virtuais que utilizam redes sociais e tecnologia móvel. As empresas precisam estar preparadas para analisar e tomar decisões com base em enormes volumes de dados, internos e externos às organizações. Em resposta a esta transformação, a SAP lança as versões 4.0 das soluções de  Business Intelligence e Enterprise Information Management do portfólio SAP BusinessObjects, resultado de três anos de desenvolvimento de software.

Unificadas em uma infraestrutura comum, associada à experiência amigável do uso das redes sociais, as novas versões de BI e EIM apresentam uma ampla variedade de inovações tecnológicas que estão moldando o futuro dos Analíticos – em tempo real, com computação in-memory; o poder instantâneo de BI nas mãos dos usuários, com um número de equipamentos móveis compatíveis maior do que nunca; varrendo dados de negócio e de redes sociais sem erros, combinando informações estruturadas e não estruturadas e fornecendo as ferramentas necessárias para governança das informações; fornecendo soluções da maneira mais adequada à corporação, em qualquer modelo de utilização, seja nas próprias instalações da empresa (on-premise), sob demanda (on-demand), embutido nas operações de negócios (embedded), ou de alguma forma “híbrida”.

“Tradicionalmente as empresas têm tratado BI focando em projetos isolados, separando-os entre si e das iniciativas de EIM, sem capacidade de reunir todos os dados”, comentou Carl W. Olofson, vice-presidente de pesquisa, desenvolvimento e adoção de aplicações na IDC. “As soluções de BI e EIM mais recentes da SAP foram projetadas para ajudar a lidar com grandes volumes de dados, integrando dados estruturados e não estruturados e até mesmo informações provenientes de redes sociais. Novas capacidades de análise sobre eventos e administração de informações proporcionam aos clientes os benefícios da confiabilidade dos dados e processos no momento oportuno. Todos estes componentes devem fornecer o embasamento necessário para um ambiente de informações que seja ágil e confiável – capaz de promover a cultura do conhecimento, ajudando todas as pessoas na organização a extrair contexto e significado, decidir e agir com confiança, além de contribuir para maior eficiência e rentabilidade”, afirmou Olofson.

Infraestrutura unificada exibe novos recursos, anuncia nova categoria de Analíticos

As versões 4.0 ajudam a reduzir ainda mais a complexidade do ambiente de TI e aceleram a implantação pela integração adicional dos ambientes de BI e EIM em uma única infraestrutura. Além disso, a experiência consistente aos usuários e a melhor visualização atende aos requisitos dos usuários finais de modo fácil de usar e com auto-atendimento, totalmente habilitado com as novas versões das soluções SAP Crystal, tais como SAP Crystal Reports, além de outros softwares de BI, tais como SAP BusinessObjects Explorer, SAP BusinessObjects Dashboards e SAP BusinessObjects Web Intelligence, além da aplicação SAP StreamWork. As versões 4.0 proporcionam também fácil integração com as soluções da SAP de EPM (gestão de desempenho empresarial) e GRC (governança, risco e cumprimento de normas) para dar visibilidade perfeita do desempenho e riscos do negócio com o uso de Analíticos.

Entre os novos recursos das versões 4.0 das soluções de BI e EIM incluem-se:

Computação in-memory em tempo real – Otimização para uso no software SAP High-Performance Analytic Appliance (SAP HANA) torna possível o conceito de “business in the moment” (negócios no momento) ao permitir aos clientes tirar proveito de “grandes volumes de dados” com o poder da computação in-memory. Processando volumes elevados de dados em massa com a velocidade da luz, a aplicação de computação in-memory materializa uma nova categoria de Analíticos que transforma instantaneamente grandes volumes de dados complexos em insights que facilitam as decisões.
Mobilidade, BI fácil em qualquer dispositivo – As pessoas poderão acessar BI em tempo real de modo intuitivo em todas as plataformas e equipamentos móveis, e responder instantaneamente aos eventos no momento em que acontecem. Novas visualizações interativas e melhorias na experiência de uso tornam tudo mais fácil para os usuários, independente de quando e onde eles trabalham. As versões 4.0 tiram proveito também da aquisição da Sybase pela SAP, usando a plataforma Sybase Unwired Platform para oferecer um conjunto abrangente de soluções de BI móvel que extrai uma grande riqueza de conteúdo das aplicações de negócios, sejam da SAP ou não.

Dados de negócios e sociais com confiabilidade – Uma integração profunda de recursos de análises de textos complementa as análises tradicionais de negócios com os pensamentos e sentimentos expressos pelas pessoas em mídias sociais, blogs e e-mail. Agora, as pessoas poderão monitorar, analisar, explorar, comunicar e agir com confiança, baseadas na qualidade não apenas dos seus dados transacionais, como também com um insight completo das tendências e sentimentos expressos nos conteúdos não estruturados de mídias sociais, blogs e e-mail. Uma nova camada semântica multidimensional e multifontes, e uma nova experiência na criação de análises simplifica a geração de conteúdo e análises específicas, reduzindo o tempo gasto pelos usuários na obtenção de um significado mais holístico.
A solução mais adequada, agora mesmo – Com alternativas de adoção flexíveis que utilizam os avanços mais recentes de 64 bits, métodos em nuvem e virtualização, auditoria, alertas e monitoramento intuitivos do sistema, as versões 4.0 ajudam a mudar de escala com facilidade para atender todos os departamentos, reduzindo assim o custo total de propriedade (TCO).  Pode ser dado insight às pessoas que trabalham dentro de suas operações de negócios através de BI embutido no software SAP Business Suite e disponível via 26 aplicações analíticas da SAP BusinessObjects, específicas por setor e linha de negócios.

Estas versões ilustram a visão da SAP de dar aos clientes um software de negócios elegante, rápido e fácil de usar, permitindo que a SAP evolua em direção à sua meta de um bilhão de usuários. Com estas versões, a SAP está combinando os melhores Analíticos, para todas as fontes de dados, com as aplicações avançadas SAP.

“Desde que a BusinessObjects passou a fazer parte da família da SAP, estamos trabalhando juntos nas versões 4.0 das soluções de BI e EIM da SAP”, declarou o Dr. Vishal Sikka, membro do conselho executivo para tecnologia e inovação na SAP AG. “Este produto é um exemplo perfeito do que significa a conjugação destas duas empresas. Ao combinar a beleza com a coerência — dando a bela experiência de usuário que sempre caracterizou o software da SAP BusinessObjects, a simplicidade elegante junto com o poder do software da SAP, o gerenciamento integrado de identidade, o servidor da aplicação SAP NetWeaver e o gerenciamento integrado do ciclo de vida — contamos com produtos maravilhosos para compartilhar com os nossos clientes. E agora, com SAP HANA, proporcionamos também a capacidade de analisar quantidades de dados em massa em tempo real. O retorno dos clientes da fase de pré-lançamento tem sido fantástico.”

Sobre a SAP

Como líder do mercado de software aplicativo empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores a funcionar melhor. Desde os desktops até os equipamento móveis, a companhia oferece às pessoas e organizações a capacidade de trabalhar junto com mais eficiência e de usar insight nos negócios com maior efetividade para se manterem à frente da concorrência. Os serviços e as aplicações da SAP dão a mais de 109 mil clientes condições para funcionar com rentabilidade, se adaptar constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil

Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 3677-0353

Luciana Coen, lcoen@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

SAP do Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Débora Strum, debora.strum@sap.com, Tel. 11 5503-2455

Baixar versão PDF

Tags: , , ,

Deixe uma resposta