SAP abre novo capítulo em sua visão sobre análise de negócios com soluções de gestão de desempenho empresarial

26 de Maio de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0

Versão 10.0 da SAP  BusinessObjects  EPM ajuda clientes a serem mais produtivos, flexíveis e conscientes dos riscos, variáveis que lhes permitem alcançar melhores resultados

ORLANDO, Flórida (EUA) – Após o recente lançamento de novas versões das soluções que compõem sua carteira de análise de negócios, a SAP AG (NYSE: SAP) anunciou a versão mais recente de suas soluções para gerenciamento de desempenho empresarial (Enterprise Performance Management, EPM), que asseguram que as decisões e ações estejam em perfeita sintonia com os objetivos do negócio. A versão 10.0 fornece um conjunto de melhores práticas que transcendem o departamento de finanças, e abrangem as diferentes gerências das empresas, ajudando às pessoas a tomarem decisões baseadas em informações, assumir conscientemente os riscos inerentes e promover o aperfeiçoamento do desempenho global da empresa. O anúncio foi feito no evento SAPPHIRE NOW realizado em Orlando, Flórida (EUA), de 15 a 18 de maio de 2011.

Como as empresas devem tomar decisões e realizar ações com velocidade crescente, elas precisam ter certeza de que todos os responsáveis tomem decisões e ações  dentro de um mesmo plano estratégico e entendam todos os riscos potenciais envolvidos. A versão 10.0 das soluções SAP BusinessObjects EPM atende a essa necessidade, permitindo que todos os usuários contribuam para a gestão eficaz dos resultados corporativos. Também aproveita a tecnologia de computação SAP In-Memory para habilitar cenários de planejamento mais ágeis e detalhados que aumentam substancialmente a capacidade das pessoas de analisar e responder adequadamente às mudanças, à medida que elas se apresentam, mediante o uso de qualquer tipo de dispositivo.

A versão 10.0 das soluções de EPM abre o próximo capítulo na visão da SAP sobre análise de negócios, que prevê, essencialmente, permitir que decisões oportunas sejam tomadas com base em informações sólidas e adaptadas à estratégia corporativa, à situação do mercado e ao status atual da empresa. A SAP desenvolveu um conjunto de ferramentas que permitem essa mudança:

•   Em fevereiro, após três anos de trabalho, foi lançada a versão 4.0 do software de business intelligence (BI) e gerenciamento de informações empresariais (EIM), com as soluções que visam fundamentar as decisões em informações confiáveis, fáceis de consumir e aplicar, e disponíveis a qualquer momento por meio de qualquer dispositivo.

•   Durante o Sapphire, a SAP lançou também várias soluções que ajudam as organizações a democratizar a aplicação das práticas de governança corporativa, gestão de riscos e conformidade regulatória (GRC), abrangendo todos os funcionários e permitindo a sua participação nos esforços de mitigação de riscos e conformidade com os regulamentos da empresa.

•   Desde o final de 2010, a SAP foi apresentando sua família de aplicativos analíticos SAP BusinessObjects, progressivamente construindo seu portfólio de soluções para linhas de negócios e setores específicos.

A versão 10.0 das soluções EPM vem complementar todas essas ferramentas, pois asseguram que as decisões e ações estejam baseadas na aceitação consciente dos riscos subjacentes, e à acomodação adequada à estratégia central das empresas, permitindo que estas atinjam seus objetivos com maior rapidez e menos recursos.

As empresas vão além dos usos tradicionais das aplicações EPM

Com a disponibilidade de novas interfaces compartilhadas para os usuários que oferecem uma experiência uniforme em múltiplas aplicações, as curvas de aprendizado serão reduzidas significativamente, e as pessoas irão se tornar mais produtivas com as ferramentas disponíveis. Entre as novas características destacam-se:

•   Espaços de trabalho de inteligência de negócios (BI) com conteúdos alinhados ao planejamento estratégico que facilitam o rastreamento dos indicadores-chave de desempenho (KPIs, sigla em inglês).

•   A capacitação dos dispositivos móveis e plataformas nas quais eles operam, para que as pessoas em movimento possam ter visibilidade do desempenho de suas organizações, analisem diferentes cenários, atualizem seus planos e colaborem com seus colegas. Isso dá liberdade aos trabalhadores e lhes proporciona meios mais interativos para explorar dados e projetar o futuro por meio de ações baseadas em tendências incluídas no planejamento de cenários.

•   Novas funcionalidades para custeio de listas de materiais contemplando atividades planejadas, incluindo até o nível da produção.

•   Scorecards para as áreas de negócio, tais como gestão de relacionamentos com clientes (CRM), planejamento de recursos empresariais (ERP) e recursos humanos (RH), que promovem maior sincronização de toda a organização.

•   Análise automatizada de variações que economiza tempo na determinação das diferenças que surgem entre as atividades planejadas e as atividades realizadas, e que prevê possíveis cenários futuros.

•   Uma integração de aplicações de EPM e GRC mais profunda agrega funcionalidade de planejamento que envolve a gestão eficaz dos riscos.

•   Funcionalidades ampliadas de consolidação financeira abrangem capacidades de monitoramento, controles detalhados e amplas validações, assim como novas características de consolidação incremental e geração de cronogramas.

•   Uma integração mais estreita com a plataforma tecnológica SAP NetWeaver, a aplicação SAP ERP e as soluções SAP BusinessObjects, bem como o suporte a ambientes de terceiros, ajudam a elevar os níveis de maneabilidade, reduzir o custo total de propriedade e capacitar as pessoas para dar apoio mais sólido à empresa.

Fechamentos financeiros acelerados

Além disso, a versão 10.0 inclui o novo aplicativo SAP BusinessObjects Disclosure Management  que estabelece um processo regulamentado, colaborativo e flexível de divulgação de demonstrativos financeiros, não financeiros, divulgações regulamentares e documentação relacionada (em linguagem XBRL). Permite concluir o processo de fechamento financeiro de maneira oportuna, precisa e quase isenta de riscos. Funcionalidades de colaboração e fluxos integrados de processos permitem que os clientes trabalhem rapidamente, integrando diferentes hierarquias organizacionais, geográficas e sistemas distribuindo os demonstrativos financeiros aos envolvidos, nos formatos de divulgação exigidos.

“Temos um enorme interesse na versão recém-lançada do SAP BusinessObjects Disclosure Management,” declarou o diretor do Grupo de Relatórios da empresa GEA Group Aktiengesellschaft, Dr. Hans-Jörg Harth. “Nós temos a capacidade de incorporar a solução ao nosso negócio em um prazo muito curto, graças ao comportamento eficaz e intuitivo de sua interface de usuário que exige pouco treinamento inicial. Nossa equipe pode agora colaborar e trabalhar em paralelo durante a criação de demonstrações financeiras, confiando plenamente na precisão e atualidade da versão disponível e dos processos de auditoria aplicáveis. Como resultado, obtemos economias substanciais de tempo durante a divulgação e formatação final dos nossos relatórios regulamentares. “

Planejamento para toda a empresa

As soluções SAP BusinessObjects EPM são reconhecidas pelos principais analistas do setor, graças a capacidade de fornecer um conjunto de soluções completo e maduro para os departamentos financeiros das empresas, que inclui atividades de gestão estratégica, planejamento, geração de previsões e definição de orçamentos, consolidação financeira e gestão de custos e rentabilidade. A versão 10.0 amplia o âmbito e envolve novos grupos de usuários além dos departamentos de finanças. De fato, um número considerável de funcionalidades da nova versão potencializa um conjunto de aplicações analíticas SAP BusinessObjects recém-lançadas, projetadas para usuários com funções específicas em diferentes setores de atividade e linhas de negócio.

Fundamentada nas versões anteriores das aplicações SAP BusinessObjects Spend Performance Management e SAP BusinessObjects Supply Chain Performance Management, assim como em uma série de aplicações de planejamento para setores específicos que pertencem à carteira SAP BusinessObjects, a versão 10.0 inclui novos produtos, tais como a solução de implantação rápida de planejamento de vendas e operações, SAP BusinessObjects Sales and Operation Planning, que permite um plano unificado para o desenvolvimento do planejamento financeiro e operacional das empresas. O uso do SAP BusinessObjects Planning and Consolidation oferece uma ferramenta de fácil implementação que suporta os processos de planejamento de vendas e operações e a consolidação dos dados, incluindo processos analíticos pré-definidos. .

“Como o setor de confecções e calçados é vertiginosamente competitivo, nosso principal desafio é acessar rapidamente os dados sobre o nosso desempenho financeiro e operacional, a fim de promover a tomada de decisões estratégicas na organização”, explicou o gerente corporativo de planejamento e análise financeira da Under Armour, David Roberts. “A implementação do SAP BusinessObjects Planning and Consolidation nos ajudou a melhorar a produção acelerada de modelos financeiros detalhados, analisar velozmente o desempenho das empresas e cenários alternativos e disseminar informação por toda a organização aos níveis adequados para cada público. Estamos muito animados com a disponibilidade da versão 10.0, que cimentará nossos modelos financeiros já existentes e agregará as capacidades de supervisionar mais de perto nossas margens, o desempenho dos nossos parceiros comerciais e fornecedores e o desempenho financeiro global de nossa organização através de processos de consolidação “.

“A nova versão das nossas aplicações analíticas e soluções EPM consolida nossa liderança no mercado e completa a visão da SAP sobre a análise de negócios”, afirmou o vice-presidente sênior da Unidade Business Analytics para a SAP América Latina e Caribe, Emilio Mariño. “Este é o mais recente exemplo de como estamos trabalhando para oferecer soluções que ajudam indivíduos, equipes e redes completas de negócios a explorar conhecimentos valiosos, descobrir novas oportunidades, antecipar mudanças e tomar as melhores decisões, tudo isso para atingir resultados extraordinários”.

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 170 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br.

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil

Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 3677-0353

Luciana Coen, lcoen@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

SAP do Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Baixar versão PDF

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta