Marisol adota soluções SAP para manter ritmo de crescimento

21 de Julho de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0

Aos 46 anos, a grande indústria de roupas e calçados se depara com a necessidade de substituir sistemas desenvolvidos internamente por soluções específicas

São Paulo, Brasil — Atuando na indústria têxtil e de calçados desde 1964, a Marisol decidiu recentemente reposicionar a sua atuação no mercado brasileiro. Redesenhou a marca que leva o seu nome e relançou a marca Pakalolo. Além disso, reforçou a presença das grifes infantis Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre. Com o novo posicionamento, a Marisol passou a registrar contínuos e expressivos crescimentos em seus negócios. Tanto é que, caso não fossem renovadas, as soluções de Tecnologia da Informação (TI) por trás de suas operações se transformariam em um empecilho para que a empresa continuasse crescendo.

Diante desse cenário, a Marisol decidiu substituir os sistemas de desenvolvimento próprio, pouco flexível, mesmo depois de diversas atualizações e com dificuldades de integração entre eles, por uma solução SAP específica para a indústria de vestuário e calçados. A empresa adquiriu o SAP ERP Apparel and Footwear (AFS), SAP Product Lifecycle Management (PLM), para gestão do ciclo de vida dos aplicativos, e ferramentas de Business Intelligence (BusinessObjects).

Em parceria com a Clientis-S3G do Brasil, a Marisol deu início em outubro de 2010 o projeto de implementação das soluções SAP. “As novas soluções têm por objetivo suportar a estratégia de crescimento da Marisol, com foco na Gestão Corporativa e melhores práticas de mercado”, afirma o gerente de TI da Marisol, Gelásio Schlup. “Precisamos contar com uma plataforma robusta, facilmente escalável e capaz de gerar informações confiáveis e em tempo real para basear tomadas de decisões estratégicas”, completa Schlup.

O projeto tem duração prevista de 15 meses. “É uma indústria que gera um volume de dados muito maior que as demais, com produtos e ciclo de vida muito mais rápidos e maior quantidade de detalhes para cada item”, destaca o diretor regional da Clientis S3G para a América Latina, Klaus Schramm. Cerca de 20 consultores serão envolvidos neste projeto até janeiro de 2012, quando os sistemas entram em operação. “Haverá etapas com menos profissionais e outras com mais consultores envolvidos”, explica Schramm. Além disso, a Marisol alocou representantes de todas as suas áreas de negócios para trabalhar em parceria com os consultores.

Os principais desafios do projeto ficam por conta da mudança cultural e do treinamento de mais de 800 usuários das soluções. A expectativa da companhia é que, a partir de 2012 ela passe a ter uma radiografia completa de todos os processos produtivos, que poderão ser acompanhados diariamente por relatórios analíticos gerados por meio dessa solução, minimizando o tempo gasto na tomada de decisões.

Para o vice-presidente comercial da SAP Brasil, André Petroucic, a indústria têxtil a cada dia torna-se referência no mercado brasileiro. “Este projeto é muito importante para a SAP Brasil por reforçar nossa atuação neste mercado. Vamos acompanhar o processo de implementação e estamos muito satisfeitos em poder apoiar o redesenho de operações e auxiliar o crescimento de uma companhia como a Marisol”, comenta Petroucic.

Sobre a Marisol

Marca de roupas e calçados infantis que permitem à criança brincar sem deixar de acompanhar as principais tendências de moda. Veste meninos e meninas de 0 a 12 anos. A marca leva o mesmo nome da empresa que completou 45 anos em 22 de maio de 2009. A Marisol S.A. é uma das maiores indústrias nacionais no segmento de vestuário. A empresa iniciou suas atividades com chapéus de praia. O nome e a marca são inspirados no “mar” e no “sol”. Acesse www.marisol.com.br.

Sobre a Clientis-S3G do Brasil

Como líder do mercado de consultoria de software empresarial a Clientis-S3G tem foco nos segmentos de têxtil, moda, vestuário, calçados e esportivos apostando exclusivamente na vertical SAP AFS (Apparel and Footwear Solution) e atendendo cenários “from sheep to shop”. O grupo tem a maior equipe de consultores com experiência deste segmento da America Latina. Alem disso a Clientis-S3G atua fortemente em projetos multinacionais em cenários de criação de templates e realização de rollout para países da America Latina e principalmente para o Brasil. Hoje a Clientis-S3G atua em projetos em segmentos de indústrias químicas, bens de consumo (têxtil, moda, vestuário, calçados e esportivos), automotiva, entre outros. Mais informações, acesse www.clientisinc.com.

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 170 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR

  

Informações para a imprensa

 Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil

Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 3677-0353

Silvana Pareja, spareja@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0800 ramal 899

SAP do Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

 

Baixar versão PDF

Tags: , ,

Deixe uma resposta