SAP ajuda as empresas de Mineração a criarem oportunidades de negócios

24 de Agosto de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0

Empresas do setor estão enfrentando grandes desafios de crescimento e precisam recorrer à inovação tecnológica para aumentar sua competitividade, trabalhar com mais eficiência e cumprir regulamentações ambientais

Miami. – O número de oportunidades de negócios para empresas dos setores de Mineração e Indústrias de Base (siderurgia, celulose, cimento, concreto) na América Latina está em franca ascensão. Neste contexto, a SAP oferece na região uma carteira completa de soluções para essas companhias. São muitas as circunstâncias que estão modificando profundamente este segmento. Por um lado a consolidação da indústria, a partir do aumento no número de fusões e aquisições. Um segundo fator é o crescimento da demanda como consequência da industrialização dos países emergentes, particularmente do bloco conhecido como BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), além dos requisitos de infraestrutura na América Latina, que mostram um aumento constante nos últimos anos. O terceiro elemento é a volatilidade dos preços, enquanto o quarto é a sustentabilidade: a necessidade de estas organizações respeitarem o ambiente e cumprirem as normas legais e ambientais.

Esse cenário motiva as empresas do setor a buscar ferramentas tecnológicas inovadoras que deem suporte às suas operações e ajudem em suas estratégias, a fim de aproveitar as novas oportunidades, aumentar os níveis de competitividade, otimizar a eficiência e cumprir todos os regulamentos em vigor. “Em um momento de tanta exigência para as empresas do setor, é lógico que recorram, como primeira medida, à SAP, um fornecedor com experiência no segmento, que atua no mercado com suas soluções há muitos anos e que está na vanguarda em inovação”, afirma o vice-presidente sênior de Valor, Soluções e Indústrias da SAP América Latina e Caribe, Felix Feddersen.

A solução da SAP para Mineração abrange todos os processos específicos de prospecção, exploração e produção, e trabalha com empresas especializadas em aspectos da geologia do terreno e os impactos consequentes sobre os planos de exploração. Ela também maximiza o retorno sobre os ativos e o capital investido por meio da integração do planejamento da produção, execução, gestão de materiais e processos de manutenção de equipamentos. Além disso, assegura a continuidade operacional e a conformidade, porque permite melhorar a disponibilidade do equipamento, a segurança nos processos e pessoas, e controle o desempenho ambiental. Finalmente, ela otimiza a gestão de riscos financeiros ao facilitar informações que melhoram as negociações e a cobrança de contratos.

Por sua vez, a solução SAP for Mill Products suporta os requisitos de fabricação, distribuição e gestão de materiais, com suporte para produtos com diferentes dimensões, unidades de medida ou qualquer outra peculiaridade. Estabelece controles para gerenciar a intersecção entre a cadeia de valor, o ciclo de vida dos ativos e o desempenho operacional para cada ativo da organização, o que maximiza o retorno sobre o investimento, aumenta a eficiência e melhora as margens de lucro. Ela também compatibiliza as exigências da produção e a demanda da cadeia de abastecimento para completar os pedidos da melhor forma possível, estabelecer entregas em tempo hábil e aumentar a satisfação geral do cliente.

Fiel à sua proposta de inovação, a SAP também está lançando soluções de mobilidade e de computação in-memory para as empresas do setor. As primeiras permitem, entre outras coisas, acelerar as decisões, pois oferecem a cada executivo os indicadores-chave em seu dispositivo móvel, na hora certa. Elas também aumentam a disponibilidade dos equipamentos e reduzem o risco operacional, já que os técnicos podem reportar falhas, a qualquer momento, em qualquer lugar. Nos transportes, os veículos podem ter dispositivos para tomar conhecimento instantaneamente de mudanças em rotas e, assim, otimizar seus roteiros. As soluções de computação in-memory SAP HANA específicas para este setor de atividade fornecem essa tecnologia, que utiliza memória local, em vez de discos para fazer sua análise e, portanto, resolve as consultas mais complexas praticamente em tempo real. Dessa forma, as empresas podem resolver aspectos fundamentais, tais como controle de custos, avaliação do estado das máquinas, orçamentos ou melhorias na produção. Outro exemplo de inovação é a solução SAP Commodity Trading & Risk Management que permite a análise em tempo real para tomar decisões no comércio de matérias-primas com valores de commodity, que pressupõem oportunidades importantes ou de alto risco, de acordo com a oportunidade e profundidade da informação com que se conte.

“Este é o momento em que as empresas dos setores de Mineração e Indústrias de Base têm de fazer melhor, e Better Run é a filosofia da SAP que nos leva a transformar negócios, oferecendo soluções dinâmicas e específicas que proporcionem às empresas o necessário para se adaptarem ao mundo de hoje, às constantes mudanças e aos diferentes desafios”, conclui Feddersen. Na América Latina, o segmento de soluções específicas para Mineração e Indústrias de Base cresceu 34% durante o segundo trimestre de 2011 comparado ao mesmo período do ano anterior.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 172 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR .

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
Silvana Pareja, spareja@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0800 ramal 899

SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Baixar versão PDF

Tags: , , ,

Deixe uma resposta