Crianças disputam campeonato de robótica em Novo Hamburgo

27 de Outubro de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0

Estudantes de dez a 15 anos participam nos dias 28 e 29 de outubro da etapa regional da Lego League no Rio Grande do Sul; voluntários do SAP Labs Latin America orientaram equipe da Escola Municipal José Grimberg, de São Leopoldo

São Paulo-SP, Brasil – Nos dias 28 e 29 de outubro, cerca de 300 alunos de dez a 15 anos se reunirão em Novo Hamburgo (RS) para a etapa regional da Lego League. Pelo quarto ano consecutivo, a competição conta não apenas com o patrocínio do SAP Labs Latin America, mas também com o apoio de profissionais da empresa, que atuam como mentores de uma equipe de estudantes da Escola Municipal José Grimberg, de São Leopoldo (RS).

Organizada pela FIRST® (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), organização norte-americana sem fins que desenvolve programas inovadores com ênfase em matemática, ciência e tecnologia para jovens carentes, a Lego League estimula o primeiro contato das crianças com a robótica. Em uma primeira fase, a competição acontece em âmbito regional. Depois, os melhores classificados competem na etapa nacional da Lego League e então os primeiros colocados seguem para a disputa do campeonato mundial. “Nos últimos dois anos nós conseguimos classificar a equipe para o campeonato nacional”, orgulha-se Thiago Amaral Teixeira, analista de infraestrutura do SAP Labs e um dos voluntários no suporte às crianças.

Este ano, a Lego League tem o tema “Body Forward”. Assim, além de criar um robô capaz de executar um determinado número de tarefas específicas, os alunos terão que fazer uma apresentação teórica sobre as tecnologias e inovações que possibilitam avanços do corpo humano – seja por conta de deficiências ou para o aperfeiçoamento de funções naturais. “Cada tarefa bem executada no menor tempo conta mais pontos. A eles soma-se a nota da apresentação para se chegar pontuação final de cada equipe”, explica Teixeira.

Os alunos da E.M. José Grimberg estão se preparando e trabalhando no robô e na apresentação desde meados deste ano. Nesse período, eles contam com o apoio e orientação semanal de cinco profissionais do SAP Labs – Denis Dauber, Gabriel Alves, Matheus Oliveira, Ricardo Cruz, Roger Stein e Thiago Teixeira – além do apoio do suporte de duas professoras da escola.

Este ano, 22 equipes de até dez alunos cada participam da etapa regional da Lego League, marcada para às 8h dos dias 28 e 29 de outubro, no pavilhão da FENAC em Novo Hamburgo.

 

Sobre o SAP Labs Latin America

Fundado em 2006, em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre, o SAP Labs é a primeira localidade de desenvolvimento e suporte da SAP na América Latina focada em atender e capacitar clientes e parceiros dessa região. O centro da SAP no Brasil é um dos 15 mantidos pela companhia em todo o mundo. Ele promove a seus funcionários e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local através de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis. Localizado no pólo tecnológico da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Gold Leed de sustentabilidade, o SAP Labs possui 510 funcionários e foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, a 3ª melhor empresa de TI para se trabalhar pela revista Exame. 

Revista Spectrum no iPad: disponível gratuitamente no site da App Store. Faça o download para ler sobre gestão de negócios, inovação e tendências.

 

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa do SAP Labs Latin America

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Fernanda Ângelo, fe.angelo@terra.com.br, Tel. 11 5812-4127

SAP Labs Latin America

Luciana Janczak, luciana.janczak@sap.com, Tel. 51 3081-1408

 

Baixar versão PDF

Tags: ,

Deixe uma resposta