Minas Mercantil otimiza processos e relacionamento com clientes

4 de Abril de 2012 Por SAP Notícias Brasil 0

Fornecedora de produtos e serviços para empresas do setor de mineração e siderurgia adota SAP Business One para ganhar agilidade e manter certificação ISO 9000

São Paulo, Brasil Fundada em 1965, a Minas Mercantil atende a indústrias do setor de mineração e siderurgia distribuídas por todo o Brasil. Diante dos altos níveis de exigência e da necessidade de mais agilidade para seguir crescendo em seu mercado de atuação, a empresa decidiu substituir o seu sistema de gestão empresarial, por um mais robusto que garantisse excelência e velocidade no atendimento às suas demandas de negócio.

Após uma pesquisa de mercado, a companhia decidiu pelo SAP Business One, software de gestão voltado para pequenas e médias empresas. “Era uma solução com custo acessível e que nos traria, além dos benefícios de negócios, benefícios de marketing”, afirma Gabriel Almeida Paolozzi, diretor Administrativo da Minas Mercantil, referindo-se ao fato de a SAP ser uma marca conceituada no mercado. “Temos grandes clientes que utilizam SAP e o fato de adotarmos uma solução do mesmo fabricante seria visto com bons olhos e traria valor para a nossa marca”, avalia.

As mudanças na Minas Mercantil tiveram início em 2008, após a empresa traçar dois grandes objetivos que evoluíram paralelamente: atualização do software de gestão para reorganização de seus processos e obtenção da Certificação ISO 9000, que atesta a qualidade de processos de negócios de uma companhia, – desde a distribuição até o atendimento ao cliente.

Para cumprir as suas metas, a companhia contratou duas consultorias que atuaram diretamente no redesenho de processos. Nove meses depois, a Minas Mercantil estava com a certificação ISO 9000. Após essa primeira fase, a empresa buscou o software de gestão que atendesse às suas necessidades de negócios contribuindo, inclusive, para a manutenção da certificação, quando implementou o SAP Business One.

“Tínhamos uma solução que não permitia customização, nem tampouco atualizações para se adequar rapidamente às demandas conforme elas iam surgindo”, recorda o executivo. “Sempre que havia a necessidade de mudança devido a exigências legais ou tributárias, por exemplo, a empresa tinha um problema porque precisava esperar que o fornecedor fizesse os ajustes e desenvolvimentos necessários. Isso levava muito tempo e era muito custoso”, afirma Paolozzi. “Queríamos um ERP definitivo e que nos desse flexibilidade e agilidade bem maiores, com constante adequação e atualização.”

Outro fator que levou à escolha do SAP Business One foi o fato de ser uma solução muito completa e estruturada com base em processos de certificação. “O SAP Business One nos ajuda na manutenção da ISO 9000 e permite que façamos o controle dos processos diretamente no sistema”, acrescenta o executivo.

Hoje, além dos ganhos obtidos com a integração dos processos, a Minas Mercantil ganhou muito mais profissionalismo também na área de relacionamento com o cliente. “Utilizamos muito a ferramenta de CRM integrada ao Business One”, revela Paolozzi. “Graças ao maior controle de orçamentos e propostas, conseguimos aproveitar muito mais oportunidades”, afirma. “Conseguimos acompanhar orçamentos e cotações em tempo real, facilitando negociações com clientes. Antes, perdíamos muitas oportunidades por conta de não ter um controle de orçamentos e cotações. Hoje nossos vendedores acompanham individualmente cada caso”, revela, acrescentando que a companhia possui dados concretos sobre números de visitas, regiões mais visitadas, propostas realizadas e orçamentos enviados. “Com base nesses dados, sabemos para onde devemos direcionar nossos investimentos. Passamos a gastar menos e tornamos nossa atual estrutura mais rentável”, celebra o executivo.

A Zethos foi o parceiro escolhido para administrar todo o ambiente SAP na Minas Mercantil. “Os profissionais da Zethos administram nosso ambiente SAP e cuidam de promover melhorias e adequar a solução a novas demandas que apareçam”, afirma Paolozzi. “Todos os processos de SPED e de documentação governamental e questões regulatórias estão cobertos”, conta. “Nossa meta agora é acertar todos os controles financeiros que o software propicia e integrarmos nossa força de vendas através da web”, revela, acrescentando que a Zethos será a parceira de desenvolvimento e implantação nessa fase do projeto.

“Sempre foi foco da estratégia da Zethos apoiar empresas em crescimento como a Minas Mercantil”, reforça Valmir Neves, diretor da Zethos. “É extremamente gratificante participar de projetos que contribuem com a ampliação das vendas e que, ao mesmo tempo, permitem ampliar os controles dos diversos departamentos, sem deixar de atender às obrigações impostas pelo complexo sistema fiscal brasileiro. Neste ponto nosso cliente já saiu na frente podendo contar conosco na entrega de seu SPED”, reforça.

Para André Petroucic, vice-presidente Comercial da SAP Brasil, a Minas Mercantil é um exemplo de bom uso do SAP Business One. “Com a adoção do sistema, a empresa não apenas melhorou sua gestão, como também garantiu uma maior profissionalização de seu negócio, redução de custos e integração de processos”, afirma. “Esse projeto reforça a nossa atuação no setor e estamos muito satisfeitos em poder atuar como parceiro da Zethos e da Minas Mercantil nessa importante implementação”, conclui.

 

 

Sobre a Minas Mercantil e Técnica

Fundada em 1965, a Minas Mercantil e Técnica possui forte presença nos setores de siderurgia, mineraçăo, sucro-alcooleiro e cimenteiro. A empresa é referência nacional no fornecimento de produtos e prestação de serviços de manutenção de materiais industriais para grandes empresas do setor de mineração e siderurgia no país.

 
 

Sobre a Zethos

A Zethos é o resultado da união de profissionais com larga experiência e sólida formação no mercado de pequenas e médias empresas. É certificada como Gold Partner SAP em Minas Gerais, comercializando, implantando, oferecendo suporte e formação de novos consultores (Academia SAP) da solução SAP Business One, software de gestão ERP para pequenas e médias empresas, da gigante mundial SAP. Além disso, a Zethos mantém uma parceria de negócios com a maior empresa em soluções contábeis e de micro e pequenas empresas no Brasil – a Mastermaq Softwares – sendo sua principal empresa de serviços especializados, além de assumir toda a área de treinamento e capacitação destas soluções em Belo Horizonte e grande BH.

 
 

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 183 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR

 

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423

Silvana Pareja, spareja@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0452

 

SAP do Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

 
 
 
 
 
 

Baixar Versão PDF

Tags: ,

Deixe uma resposta